EAD

EAD é uma faculdade mais fácil do que a presencial?

Postado em 30 de jan de 2021
Loading...

Apesar de a modalidade EAD ser a mais popular no país neste momento, muitas pessoas ainda duvidam do potencial dos cursos a distância.

É comum ouvirmos que a faculdade EAD tem menos qualidade, que é barata demais, que não ensina o mesmo conteúdo da graduação presencial e é uma faculdade mais fácil. Podemos afirmar que nada disso é verdade.

Os cursos EAD são mais flexíveis e facilitam o acesso de quem antes não teria tempo ou dinheiro para investir na educação superior. A diferença está no formato.

As aulas no EAD são ministradas online, através de uma plataforma digital que reúne meios de contato com professores, materiais de estudo e aulas ao vivo. Por tudo isso, pode dar a impressão de que é uma faculdade mais fácil, mas a verdade é que ela pode ser mais difícil.

Tudo depende do aluno. Por quê?

Porque existem pessoas que se dão melhor com as características de autonomia do EAD e pessoas que precisam do compromisso presencial para aproveitar as aulas. Por isso, o fator que determina se a faculdade EAD vai ser mais fácil ou não é você!

Neste artigo, você vai entender essa questão de uma vez por todas. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O EAD é mais fácil para quem...

Como você viu, as principais características dos cursos EAD é que eles são ministrados de forma online. Ou seja, você não precisa ir até o campus para assistir às aulas e entregar atividades.

Tudo isso é feito através do AVA.

Por essa razão, os cursos a distância exigem que o aluno seja independente, tenha autonomia, seja organizado e tenha uma ótima gestão de tempo. Isso porque você é o protagonista do seu aprendizado e precisa ser o responsável por fazer as atividades a tempo, comparecer no horário para assistir as aulas online e ir atrás para tirar dúvidas.

Nessa modalidade, você consegue manejar quando e de onde assistir as aulas e pode separar um bloco só de estudos no seu calendário para estudar e fazer atividades.

Dessa forma, se você for uma pessoa que se organiza bem sozinha e que não dispõe de muito tempo livre, o EAD será uma faculdade mais fácil.

Mas será mais difícil para quem...

Por outro lado, os cursos a distância podem ser uma faculdade mais difícil para quem não tem as características necessárias ou não dispensa a companhia de colegas para estudar.

Então, se você for uma pessoa distraída, que se perde facilmente entre datas e prazos, se é alguém que não sabe se organizar muito bem ou não tem autonomia para ir atrás de conteúdos extras, o EAD não é para você.

Tentar fazer uma faculdade a distância será um desafio para quem não conseguir acompanhar o ritmo e não se mantiver atento. Nesse caso, acontecerá o pior: você não conseguirá aprender nenhum conteúdo e precisará repetir as disciplinas porque perdeu prazos.

Em resumo, o EAD não será uma faculdade mais fácil nesse caso.

Viu só como a discussão entre os cursos a distância serem mais fáceis ou difíceis nada tem a ver com o formato e, sim, com o aluno?

 

 

 

Onde fazer sua graduação EAD

Depois de acompanhar esse conteúdo, você já deve ter se encontrado dentro de um dos grupos, certo? Então, se a faculdade EAD for a mais indicada para você, confira abaixo indicações de onde fazer o seu curso a distância:

Todas as instituições acima têm altos índices nos principais indicadores de qualidade do MEC, além de contar com programas de bolsa de estudos.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!