Enem

Redação   |    |  5 min de leitura

Você sabia que Artes também é cobrado no Enem?

É isso mesmo: na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de questões de língua portuguesa, você também pode encontrar perguntas referentes aos conteúdos de Artes.

Mas o que exatamente pode ser cobrado no exame? Neste artigo, explicamos o que cai em Artes no Enem e trazemos alguns exemplos de questões. Confira:

Artes faz parte da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Exemplos de questões sobre Artes no Enem

Artes faz parte da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Muitos candidatos não sabem, mas Artes é uma disciplina que faz parte da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Enem.

Segundo o portal do Governo Federal, nessa área do conhecimento, os candidatos devem dominar as principais vanguardas artísticas e saber relacionar as obras ao contexto histórico em que foram produzidas — levando em conta também aspectos sociais e econômicos.

Das 45 questões da prova de Linguagens, geralmente 5 são de Artes — o mesmo número de perguntas de Inglês, por exemplo.

Assim, é essencial que os estudantes estejam preparados para reconhecer as diferentes manifestações artísticas e seus contextos históricos e sociais.

Na sequência, falaremos mais especificamente sobre os conteúdos de Artes que mais são cobrados no Enem. Fique conosco!

>>> Leia mais: Tudo sobre o Enem: matérias que caem, quem pode fazer e inscrições

Artes no Enem - pintura de Picasso

Em 2020, a Coletânea Enem, desenvolvida pelo Sistema Poliedro, apresentou os assuntos ligados à Artes que são mais recorrentes no Enem.

Segundo o levantamento, Arte Contemporânea compõe 61% das questões de Artes do exame. Abaixo, apresentamos os outros conteúdos que também aparecem de forma frequente:

• Elementos básicos de artes plásticas (11,1%)
  • Vanguardas europeias (11,1%)
  • Elementos básicos da música (5,6%)
  • Música no século XX (5,6%)
  • Artes nos séculos XV e XVI (5,6%)

Quando falamos desses conteúdos, é importante ressaltarmos que o principal não é decorar nomes de artistas e/ou obras, mas sim pensar na ideia que está por trás de cada trabalho.

O Enem costuma abordar as questões de Arte a partir do discurso e registro histórico que obras e artistas proporcionam. Lembre-se que a Arte é um elemento definidor da identidade de um povo e de uma época.

Além disso, a discussão entre popular e erudito, a conexão entre arte, religiosidade e misticismo e os regionalismos artísticos são aspectos que o Enem também gosta muito de cobrar.