Encontrar tempo e concentração para os estudos pode ser difícil para aqueles que levam uma rotina corrida e tem muitas demandas diárias. Pensando nisso, o EAD Urcamp separou algumas dicas de como se organizar para estudar.   

De acordo com Mapa do Ensino Superior no Brasil 2020, divulgado pelo Instituto Semesp, 61,8% dos estudantes de instituições privadas de ensino superior trabalham concomitantemente aos estudos. Já entre os alunos das instituições públicas, 40,3% trabalham enquanto avançam nos estudos.   

Ou seja, grande parte dos estudantes brasileiros têm que lidar com uma jornada dupla, tendo que conciliar estudos e trabalho, o que pode ser muito desafiador.   

Neste artigo, trazemos 6 dicas de como se organizar para estudar e esperamos ajudar todos os alunos que estão enfrentando dificuldades. Confira:  

como-se-organizar-para-estudar - mulher estudando em biblioteca

1. Organize seus horários e faça um cronograma 

Se você leva uma rotina agitada e possui muitas tarefas para realizar durante o dia, nossa sugestão é organizar os horários disponíveis para cada atividade e reservar pelo menos duas horas para os estudos todos os dias.  

No seu tempo de estudo, você pode revisar conteúdos, adiantar trabalhos e se preparar para provas.   

Além disso, elabore um cronograma com todas as datas importantes do semestre, identificando dias de entregas e apresentação de trabalho que possivelmente exigirão mais horas de dedicação.  

Essa organização é essencial para transformar os estudos em um hábito e ganhar mais disciplina na hora de pegar os livros.  

2. Evite a procrastinação

Quem nunca deixou um trabalho para depois, foi adiando e de repente teve que virar a noite para terminá-lo? A procrastinação é uma mania que atinge todos os estudantes e uma das grandes inimigas de quem quer ser produtivo nos estudos.   

De vez em quando, pode ser saudável adiar uma ou outra pendência. O problema é quando a procrastinação se torna um hábito corriqueiro.   

Segundo pesquisa realizada pela Fundação Estudar, em parceria com a MindMiners, 52% dos estudantes disseram que a procrastinação é a maior inimiga de sua produtividade.  

Ao ir adiando continuamente tarefas importantes, é muito fácil acabar acumulando muitas atividades para fazer de uma vez só, o que prejudica tanto a qualidade da entrega quanto a saúde dos estudantes.  

Evitar a procrastinação é essencial para ter uma rotina tranquila e equilibrada. 

3. Fique distante das distrações

Você já contou quantas vezes pega o celular durante os estudos? Aquela “olhadinha” já se tornou quase meia hora em frente à tela?  

As distrações podem ser um problema na hora de estudar e, atualmente, o celular e as redes sociais têm tomado boa parte da atenção dos estudantes.

Durante os estudos, deixe distantes aparelhos e outros acessórios que possam roubar sua atenção.  

Para aqueles que passam muito tempo no celular, uma boa dica é manter o aparelho desligado e distante durante os estudos.   

O momento de estudo requer concentração e entrega, evite estar perto de qualquer coisa que possa causar distração.  

4. Escolha um local de estudos apropriado

Nada de estudar na cama ou no sofá da sala, tenha um local fixo e apropriado para os estudos.  

O ideal é sentar junto a uma mesa para estudar, em um ambiente tranquilo, silencioso, bem iluminado e confortável.   

Evite ficar mudando muito seu local de estudos. Nosso corpo se acostuma aos ambientes de forma que é possível regulá-lo para estar mais atento em determinados locais.   

Além disso, mantenha seu local de estudos sempre organizado e com todos os materiais essenciais à disposição, assim você evita ter que arrumar ou procurar alguma coisa no momento de estudar.   

Ter um ambiente apropriado é essencial para organizar os estudos. 

como-se-organizar-para-estudar - mão segurando caneta em meio a livros

5. Cuide do seu corpo e da mente

Para conseguir estudar e absorver os conteúdos, além de uma rotina organizada de estudos, é preciso estar bem física e emocionalmente.   

Levar uma dupla jornada, com estudos e trabalho, é muito desgastante, sendo essencial  encontrar um equilíbrio entre as atividades para levar uma vida saudável.  

Reserve um tempo da sua semana para momentos de lazer e descanso. Desocupar a mente também é importante para os estudos, permitindo que você tenha mais disposição e concentração para estudar.    

Além disso, pratique alguma atividade física durante a semana. Os exercícios físicos liberam hormônios de bem-estar e ajudam a fortalecer a mente e o corpo.   

Cuidar do corpo e da mente é essencial para atingir seus objetivos pessoais e profissionais. 

6. Busque alternativas diferentes 

Atualmente, existem muitas ferramentas virtuais que ajudam a se organizar para estudar. Uma das iniciativas mais atuais são as salas de estudos online.   

Com a pandemia da Covid-19 e a impossibilidade de se reunir presencialmente com os colegas, as salas de estudo online vêm se consolidando como uma ótima alternativa para manter a concentração e se organizar em grupo.   

Não é à toa que a Study Stream, uma plataforma gratuita que reúne pessoas de todo o mundo para estudarem juntas, tem feito tanto sucesso.   

Além disso, aplicativos como Zoom e Google Meet podem ser utilizados para reunir os colegas e estudar juntos.   

Também existem diversos aplicativos de celular que podem ajudar nos estudos. Abaixo, listamos alguns deles:  

  • Aprovado: o app disponibiliza relatórios detalhados sobre as atividades que o usuário tem realizado, sendo possível ter controle total de sua dedicação e desempenho nos estudos.   
  • Trello: esse app permite organizar suas tarefas tanto no computador quanto no smartphone. Ele facilita a vida de quem precisa lidar com múltiplos compromissos, que  podem ser ordenados de acordo com a prioridade.   
  • AppDetox: lembra o que falamos sobre distrações? Esse app pode ajudar a barrá-las. Ele serve para mapear, identificar e bloquear os serviços que consomem mais tempo do usuário, como as redes sociais, por exemplo.  

Se você quer conhecer mais aplicativos de estudos, confira nossa lista com 7 apps incríveis para estudar.  

Conclusão  

Neste artigo, conferimos 6 dicas de como se organizar para estudar. São elas:  

1 - Organize seus horários e faça um cronograma 

2 - Evite a procrastinação 

3 - Fique distante das distrações 

4 - Escolha um local de estudos adequado 

5 - Cuide do seu corpo e da mente 

6 - Busque alternativas diferentes  

Se você estuda e trabalha e ainda está com dificuldades para equilibrar as duas funções, confira nosso texto sobre como conciliar essas atividades.  

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT