Você se considera uma pessoa comunicativa e que gosta de estar bem informada? Venha conhecer tudo sobre o curso de Jornalismo. 

Jornalismo é um dos cursos da área da comunicação mais procurados. Ele prepara os estudantes para atuar em veículos de comunicação e para noticiar os principais acontecimentos da atualidade. 

Além de uma carreira com diversas possibilidades de atuação profissional, o jornalismo também tem um importante papel social, sendo responsável por levar informações de interesse coletivo ao público.  

Se você se interesse pela área, fique conosco e descubra tudo sobre o curso de Jornalismo. 

Neste artigo, vamos falar sobre o que se aprende na graduação de Jornalismo, a duração do curso, as áreas de atuação e indicações de leitura.

Confira:

O que é jornalismo?
O que se aprende no curso de Jornalismo?
Quanto tempo dura um curso de Jornalismo?
Qual o perfil do estudante de Jornalismo?
Para ser jornalista precisa de curso superior?
Em quais áreas um jornalista pode atuar?
Quanto ganha um jornalista?
Livros sobre jornalismo para conhecer a profissão
Conclusão

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

O que é jornalismo?

O jornalismo é uma atividade profissional que busca coletar, investigar, analisar e transmitir informações sobre a atualidade ao grande público.

Esses profissionais são responsáveis por produzir notícias, reportagens e programas especiais sobre o que acontece em seu entorno, buscando levar informações de qualidade e de interesse coletivo ao público.

Para informar o público, os jornalistas devem dominar uma série de técnicas de redação e produção, além de seguir os princípios da ética e da objetividade que a profissão exige. 

Esses profissionais podem trabalhar para diferentes perfis de veículos de comunicação, cabendo a eles identificar como e quais fatos devem ser informados à população.

Por isso, é tão importante que todas as ações dos jornalistas sejam guiadas pelos princípios da objetividade e da ética. Essas características são essenciais para que o jornalismo construa credibilidade junto ao público.  

Esses profissionais podem atuar em jornais, revistas, rádios, televisão, assessorias de imprensa e muitos outros. 

O que se aprende no curso de Jornalismo?

O curso de Jornalismo prepara os estudantes nos aspectos teóricos e práticos para produzir notícias para os mais diferentes tipos de meios de comunicação.

Jornais, revistas, rádio, TV e online possuem linguagens distintas, o que torna essencial que os jornalistas entendam as especificidades e saibam comunicar nesses diferentes meios. 

Para isso, o estudante aprende a investigar, compreender, narrar e informar sobre os acontecimentos, fatos ou situações que dizem respeito à sociedade.

Além disso, eles também são preparados para redigir textos, organizar pautas, editar matérias, planejar e executar coberturas jornalísticas e realizar entrevistas. 

Durante a graduação, são trabalhados tanto conhecimentos teóricos, que englobam áreas da sociologia, filosofia e teorias da comunicação, quanto práticos, que abordam técnicas de redação, fotografia e atividades em laboratórios de Rádio e TV.

Além das disciplinas obrigatórias e eletivas, ao final da graduação, os estudantes também devem produzir um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Aqui no EAD Urcamp, temos o curso de Jornalismo na modalidade a distância. Confira as principais disciplinas que compõem a grade curricular:

  • Teoria da Imagem
  • Teoria do Jornalismo e Semiótica
  • Plataformas Jornalísticas e a Notícia
  • Empreendedorismo, Marketing e Negócios no Jornalismo
  • Redação Jornalística e a Sociolinguística
  • Jornalismo Digital e Cibercultura
  • Fotojornalismo
  • Telejornalismo
  • Produção Gráfica
  • Radiojornalismo
  • Crítica da Mídia
  • Narrativas Jornalísticas Digitais
  • Leitura e Interpretação de Dados
  • Estratégias Digitais e Produção de Conteúdo
o-que-se-aprende-no-curso-de-jornalismo - mulher escrevendo no computador cercada de revistas e jornais

Quanto tempo dura um curso de Jornalismo?

A faculdade de Jornalismo tem quatro anos de duração. São oito semestres de muitos conteúdos teóricos e práticos sobre a profissão. 

Alguns estudantes podem levar mais tempo do que o previsto ao fazer um número menor de disciplinas por semestre. 

Contudo, o mais comum é que os estudantes realmente levam os quatro anos previstos para alcançar o diploma.

Qual o perfil do estudante de Jornalismo?

O Jornalismo é um curso da área de comunicação, logo, é imprescindível que os estudantes da área gostem de se comunicar. 

Durante o exercício da profissão, os jornalistas devem entrevistar pessoas, ouvir especialistas e trabalhar coletivamente quase todos os dias. Dessa forma, ter uma boa comunicação interpessoal é indispensável para esses profissionais.

Além de saber se comunicar, jornalistas também devem ser bons ouvintes. Afinal, essa é outra função que fará parte do seu dia a dia para elaborar notícias e reportagens. 

Outra característica importante dos estudantes de Jornalismo é o senso crítico. A profissão exige que os jornalistas olhem para a realidade de uma forma mais atenta e aprofundada, prestando atenção àquilo que o cerca. 

Por fim, os estudantes de Jornalismo devem gostar de ler, pois a carga de leitura da faculdade é bem grande.

Para ser jornalista precisa de curso superior?

Desde 2009, não é preciso ter diploma para exercer a profissão de jornalista no Brasil. 

Isso permite que pessoas sem formação superior possam vir a se tornar repórteres ou apresentadores de TV, por exemplo. 

Contudo, na atualidade, a grande maioria dos veículos de comunicação exigem profissionais graduados em seus processos seletivos. 

Afinal, é durante a faculdade que os jornalistas aprendem os aspectos fundamentais da profissão. 

Dessa forma, mesmo que não seja obrigatório por lei, é essencial ter diploma para se destacar no mercado de trabalho do jornalismo.

Em quais áreas um jornalista pode trabalhar?

areas-de-atuacao-jornalista - mulher segurando microfone e entrevistando homem

Os diplomados em Jornalismo podem trabalhar em emissoras de televisão, portais online de notícias, no setor de comunicação de organizações públicas e privadas, assessorias de imprensa, entre outras oportunidades.

O mercado de trabalho do jornalismo é bastante abrangente. Afinal, o profissional da área está qualificado para trabalhar com processos comunicacionais diversos. 

Abaixo, apresentamos as principais áreas de atuação dos jornalistas:

  • Repórter
  • Redator
  • Assessor de Imprensa
  • Fotojornalista
  • Produtor
  • Editor

Quanto ganha um jornalista?

O salário de um jornalista varia de acordo com o nível de experiência e o perfil da empresa que o profissional trabalha. 

De acordo com o site Vagas, quem trabalha como jornalista ganha em média um salário de R$ 2.568 no Brasil. 

Já o portal Glassdoor, aponta para um valor um pouco acima. De acordo com o site, o salário médio nacional de um jornalista é de R$3.412.

Livros sobre jornalismo para conhecer a profissão

Se você chegou até aqui e se interessou pelo jornalismo, separamos algumas leituras para você conhecer mais da área. Confira:

Fama e anonimato, de Gay Talese

No início dos anos 60, o repórter Gay Talese saiu pelas ruas de Nova York e descobriu uma segunda Estátua da Liberdade, cuja única função seria confundir os desavisados. 

Constatou também que os nova-iorquinos piscavam em média 28 vezes por segundo; que sob chuva o movimento do comércio caía de 15% a 20%, mas menos gente se matava nesses dias; que um mergulhador ganhava a vida recuperando objetos perdidos no fundo da baía de Nova York; que as prostitutas promoviam anualmente um baile em homenagem aos cafetões da cidade, e que as faxineiras do Empire State encontravam mais ou menos 5 mil dólares por ano nas 3 mil salas do edifício. 

Fama e anonimato está repleto de informações assim: aparentemente inúteis, mas que, nas mãos de um escritor de primeira categoria, imprimem a textura real da cidade e o rosto de seus habitantes. 

O olho da rua: Uma repórter em busca da literatura da vida real, de Eliane Brum

O livro faz uma travessia pelo país conduzida pelo olhar de repórter de Eliane Brum. Ela, que se apresenta como “escutadeira”, nos carrega por vários Brasis em dez grandes reportagens feitas na primeira década do século 21. 

Em cada uma, Eliane revela a história dentro da história, ao narrar os bastidores a partir dos dilemas, das descobertas e também das dores a que se lança um repórter disposto a se interrogar sobre sua própria jornada. 

Chatô: O rei do Brasil

Biografia do proprietário de um império de quase cem jornais, revistas, estações de rádio e de televisão. Figura carismática e intempestiva, Assis Chateaubriand teve uma trajetória indissociável da vida cultural e política do país entre as décadas de 1910 e 1960.

Chatô, o rei do Brasil é obra de grande esforço jornalístico para retratar, com equilíbrio e rigor, um personagem tão complexo quanto fascinante.

Rota 66, de Caco Barcellos

As origens da criação de um sistema mortal de extermínio, seus métodos e sua consciência Já consagrado pelo público e pela crítica, Rota 66 é um livro onde o autor desmonta a intricada rede que forma o “esquadrão da morte oficial” montado em São Paulo. 

Resultado de uma investigação meticulosa e audaciosa, a obra foi escrita por Caco Barcellos, que é correspondente internacional da Rede Globo e considerado um dos jornalistas de maior prestígio dentro da emissora, pela audiência conseguida por suas reportagens.

Conclusão

Neste artigo, falamos mais sobre o curso de Jornalismo, trazendo detalhes sobre os estudos e o mercado de trabalho na área. 

Ao final, também trouxemos algumas indicações de leituras para aqueles que desejam conhecer mais sobre a profissão e suas potencialidades.

Se você se interessou pela área, não perca tempo e invista em uma graduação em jornalismo.

Aqui no EAD Urcamp, temos o curso na modalidade a distância, o que dá flexibilidade e autonomia para os alunos assistirem às aulas quando e onde quiserem. 

E fica a dica: temos ótimas opções de bolsas de estudos!

Comece hoje mesmo sua carreira no jornalismo!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.
Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT