Você já pensou em ser um publicitário? A profissão vem crescendo de forma astronômica, e, com isso, o curso de Publicidade e Propaganda vem se tornando uma das opções favoritas de quem pretende entrar no mercado de trabalho.

E esse crescimento não é à toa! Com o avanço da tecnologia, o curso se atualizou com o mercado, e a área também cresce cada dia mais, com vagas novas e cada vez mais modernas.

Existem profissões dentro da Publicidade e da Propaganda que despontam com tudo como uma profissão do futuro, e muitas outras desse tipo podem surgir.

Além disso, já existem diversos formatos do curso de Publicidade e especializações cada vez mais alinhadas ao mercado para sua carreira crescer ainda mais.

Ainda tem dúvidas se esse curso é ou não para você? Foi pensando nisso que fizemos esse texto com detalhes sobre o curso, a grade, a área, e muito mais.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

Como é o curso de Publicidade e Propaganda?

O curso de Publicidade e Propaganda pode ser encontrado em formatos diferentes, como bacharelado, ou habilitação do curso de Comunicação Social.

Geralmente, durante o curso, o aluno irá aprender diversas habilidades e especialidades utilizadas na área publicitária. Dentre algumas, podemos citar Fotografia, Design Gráfico, Gestão de Marketing, Comunicação Política e Criação Publicitária.

Dessa forma, cabe ao aluno absorver os conhecimentos e entender qual das habilidades ele irá investir no futuro.

Além disso, o curso também conta com matérias sobre humanas e sociedade, como Antropologia, Legislação, Ética, Psicologia e Semiótica. Isso ocorre pois a área lida diretamente com comportamentos humanos, e elas ajudam o profissional a conseguir desvendar essas relações.

Não é raro encontrar também algumas matérias de Gestão, como Gestão de Mídias e Gestão de Marketing, pois a área também necessita de profissionais capacitados em liderança.

Entretanto, a grade curricular não segue um padrão. Ela irá depender de qual habilitação ou qual formato do curso de Publicidade e Propaganda você decidir ingressar. Por isso, sempre pesquise antes.

>>> O que estudar na crise? 8 cursos em alta até 2025

Quanto tempo dura o curso de Publicidade e Propaganda?

Tanto no formato bacharelado quanto na habilitação da Comunicação Social, a duração do curso de Publicidade e Propaganda é de cerca de 4 anos. Nesse caso, as matérias são bem genéricas, e o aluno terá contato com todas as principais áreas dentro do mercado de publicidade.

Recentemente, o curso ganhou também um formato tecnólogo, com duração de cerca de 2 anos. O formato tecnólogo conta com um ensino mais aprofundado e rápido, voltado para a atuação no mercado de trabalho.

De toda forma, é possível fazer uma especialização após a graduação. É natural se identificar por uma área e decidir seguir carreira, investindo mais um pouco do seu tempo nessa jornada.

De modo geral, as especializações e pós-graduações possuem duração de 1 ano, e o aluno pode estudar enquanto trabalha, já saindo preparado para aplicar todo o conhecimento no mercado de trabalho.

Qual o custo de uma faculdade de Publicidade e Propaganda

O valor que você precisará desembolsar para entrar em uma faculdade de    Publicidade e Propaganda pode variar muito!

Os custos vão depender do formato escolhido, da modalidade, do tempo de duração, da instituição, das bolsas e campanhas de desconto, entre muitas outras variáveis.

Por exemplo, o curso no formato EAD geralmente tem um custo bem menor do que o formato presencial. Isso ocorre pois a instituição pode oferecer o curso para um número muito maior de alunos, sem limite de número de estudantes por turma, e lucrar mais, podendo oferecer um valor mais em conta.

O curso tecnólogo também possui um valor menor do que o bacharelado, por ter uma duração menor e menos matérias envolvidas.

Dessa forma, o valor pode ir de R$80,00 com uma proposta de bolsa de estudos, até R$3.000,00 em uma faculdade de ponta, sem bolsa e presencial. Porém, o valor médio mais encontrado no mercado varia de R$ 100,00 a R$ 500,00 mensais.

Qual a diferença entre Publicidade e Propaganda e Marketing?

Não é raro que, ao pesquisar sobre a área de Publicidade e Propaganda, o nome Marketing acabe surgindo como algo similar ou muito próximo. Por isso, é normal gerar uma pequena confusão com a semelhança entre as duas áreas.

Porém, a diferença entre as duas é importante para entender os detalhes de atuação de cada área.

O Marketing pode ser considerado o pai da Publicidade e Propaganda. Os esforços da equipe de Marketing são mais abrangentes, focando desde a criação de um produto ou serviço seguindo as demandas do mercado, até a chegada desse produto no consumidor final, passando por relacionamento, vendas, logística e fidelização.

Já a Publicidade e Propaganda trata-se da divulgação desse produto ou serviço, focando os esforços nos anúncios destinados ao comércio, seja na televisão, na internet, no rádio, na revista e etc.

A imagem mostra uma equipe em reunião. No foco, está uma moça mexendo em um notebook.

O que faz o profissional de Publicidade e Propaganda?

O profissional formado no curso de Publicidade e Propaganda fica responsável pela criação de diversas estratégias de comunicação textual ou visual de um produto ou marca.

O objetivo desse profissional é transmitir e comunicar ideias, fortalecer uma marca, divulgar produtos e serviços, criar campanhas publicitárias, mensurar resultados, e muito mais.

Para isso, esse profissional pode atuar diretamente com diversas frentes, como através de arte, design, texto, fotografia, vídeo e planejamento. O conjunto dessas habilidades e funções em pleno funcionamento pode ser a peça chave para o sucesso de um serviço, produto ou marca.

Dessa forma, com essa ampla atuação, uma das habilidades mais valorizadas desse profissional é a criatividade, a capacidade de criar saídas inovadoras. Quanto mais criativo for esse profissional, mais valioso ele será, e maiores as chances de crescer dentro dessa carreira.

O profissional de Publicidade e Propaganda, portanto, é o profissional criativo responsável pelas ações de crescimento e fortalecimento de uma empresa através da divulgação, seja na televisão, na internet, no rádio ou na revista.

Onde o profissional de Publicidade e Propaganda pode trabalhar?

O profissional formado no curso de Publicidade e Propaganda vai sair do curso com diploma e com um mercado extremamente aquecido para investir suas novas habilidades.

Esse profissional terá uma gama de formas diferentes, cargos e áreas para atuação, além de uma alta demanda por profissionais qualificados nessa área.

Com isso, ele poderá atuar em agências de marketing e publicidade, trabalhando na parte criativa, com estratégias, planejamentos, mensurações e muito mais. Também terá espaço dentro de empresas e indústrias, atuando diretamente no setor publicitário ou de marketing.

Com essa formação e as habilidades conquistadas durante a faculdade, esse profissional também pode atuar de forma autônoma, com design, fotografia, redação e até mesmo consultoria.

O setor público também é considerado uma área bastante promissora, onde o profissional irá atuar com planejamento e estratégias de comunicação para o governo, prefeituras e empresas públicas.

Quanto ganha um profissional de Publicidade e Propaganda?

O salário do profissional de Publicidade de Propaganda é extremamente relativo pois vai depender de qual área ele decidir se aprofundar. Algumas áreas, como a área de design, por exemplo, são mais valorizadas e contam com uma demanda maior desse profissional.

Porém, o salário médio de um profissional Trainee de Publicidade e Propaganda em uma empresa pequena é de R$ 1.297,10 mensais, enquanto em uma grande empresa pode chegar a R$ 2.192,09 mensais.

Já o salário de um profissional Senior e Master, com uma boa experiência na área, pode chegar a uma média de até R$ 5.351,79 mensais.

Onde estudar Publicidade e Propaganda?

Na hora de escolher a melhor instituição para ingressar no curso de Publicidade e Propaganda, leve em conta todos os detalhes da estrutura da faculdade, e também não deixe de lado as suas necessidades.

Ao escolher uma instituição presencial, verifique se eles têm a estrutura ideal para aulas teóricas e práticas, se os professores são qualificados, se o conteúdo é de qualidade e se a faculdade é certificada pelo MEC.

Também veja se a localização não é distante da sua casa ou do seu trabalho, tudo para que você consiga tirar o máximo da sua graduação com economia de tempo e dinheiro.

Já se optar por uma instituição a distância, veja se a faculdade oferece conteúdo de qualidade, tutor online para tirar as dúvidas, professores qualificados e estrutura no sistema online.

Conclusão

O curso de Publicidade e Propaganda possui uma formação que engloba diversas áreas do mercado de trabalho, e o profissional poderá sair pronto para atuação com design, fotografia, redação e entre muitas outras áreas!

O mercado de trabalho é bastante aquecido, com grandes oportunidades de crescimento e uma grande demanda por profissionais qualificados nessa área. O que faz com que seja uma profissão com grande potencial para se tornar uma das profissões do futuro.

É ideal que você busque, entretanto, um curso de Publicidade e Propaganda que tenha qualidade e supra todas as suas necessidades.

Por isso, conheça agora a graduação em Publicidade e Propaganda da Urcamp! Com professores qualificados e conteúdo de qualidade, você tem a chance de se preparar da melhor forma para todos os desafios do mercado. Conheça agora.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.
Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT