Dicas para seu TCC: veja como fazer referência ABNT

Postado em 12 de nov de 2020
Loading...

Chegou a hora de fazer as referências bibliográficas do trabalho e você não sabe por onde começar? Então, confira este artigo!

O objetivo de um Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC, é reunir os conhecimentos do aluno de acordo com sua formação. Para facilitar a compreensão desses conhecimentos, existem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - a ABNT.

A função das normas é trazer mais credibilidade e padronizar as informações colocadas em um trabalho acadêmico. Fazer as referências conforme a ABNT é fundamental para provar autoridade no trabalho.

Até porque utilizar ideias, conceitos e frases de outros autores sem mencionar a fonte, é plágio - e isso traz sérias consequências para o plagiador. Por tudo isso, trouxemos neste artigo as principais dicas de como fazer referência ABNT.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que são as referências bibliográficas da ABNT? 

As normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ou simplesmente ABNT, são regras que servem para padronizar ao máximo as referências bibliográficas utilizadas em artigos científicos ou textos acadêmicos, como o TCC.

Quando você utilizar um livro, por exemplo, precisa fazer a referência de acordo com a ABNT. 

Além de tornar o trabalho mais confiável e dar embasamento científico, seguir a padronização das referências com a ABNT é uma forma de auxiliar em pesquisas posteriores e de respeitar a origem da citação.

O que precisa ter em toda referência? 

As referências bibliográficas ABNT são obrigatórias em trabalhos acadêmicos. 

Consiste basicamente na indicação de autor(es), título, subtítulo, edição, local, editora e data de publicação de qualquer citação utilizada no texto.

Mas se um livro tem dois ou mais autores, o modo de fazer a citação é diferente. Essa variação também acontece com outros documentos, como revistas, palestras, websites e outros formatos.

Por isso, é importante lembrar que o modo de fazer as referências pode variar dependendo das fontes utilizadas no texto, alterando a ordem e a disposição das informações citadas.

🔵 Leia também: As profissões que serão extintas no futuro (e as que vão permanecer)

Como fazer referência ABNT no corpo do texto

Todas as informações contidas no seu trabalho devem estar devidamente citadas. O objetivo é contextualizar a temática e dar credibilidade aos dados, fatos e argumentos utilizados.

As citações no corpo do texto podem ser feitas de forma direta (as transcrições fiéis) e indireta (chamadas de paráfrase) e devem ser documentadas com a indicação do nome do autor do texto original, em letras maiúsculas.

Veja como funciona:

1. Citação direta 

Citação direta é aquela que transcreve na íntegra um trecho da obra consultada - o copia e cola. Existem dois tipos de citação direta:

Citação direta curta

A citação curta tem até três linhas. A indicação da página é obrigatória nesse caso e a citação deve ser inserida no texto entre aspas:

“A expressão ‘furiosa’ dessa estátua de que fala Rabelais, corresponde também à realidade.” (Bakhtin, 1987, p. 388).

Segundo Prunes (2000, v. 2, p. 647-648) “a inconformidade dos demandantes, sustentado laudo pericial técnico [...]”.

Citação direta longa

A citação longa tem mais de três linhas. Seguindo as regras estabelecidas pela ABNT, uma citação direta longa deve ser inserida num parágrafo diferente do texto anterior.

Além disso, algumas mudanças devem ser feitas na formatação da citação:

  • Fonte tamanho 10, menor que o restante do texto;
  • Recuo de 4cm da margem esquerda;
  • Espaçamento simples nas entrelinhas;
  • Espaço de 1,5 cm entre o texto e a citação;
  • Autoria (em caixa alta), ano e página da obra ao fim da citação.

Como a citação direta longa é um trecho grande, isso é feito para a informação ganhar destaque no texto.

2. Citação indireta

A citação indireta é seu texto baseado na obra do autor consultado.

Pode ser o resumo, a tradução ou a sua própria interpretação de trechos do texto, desde que mantenha o conteúdo e a ideia original do autor. Nesse caso, o uso das aspas não é permitido. Já a inclusão do número de página é opcional.

Veja como usar:

A citação no texto:

Segundo Kotler (2006), rede de marketing é o resultado do marketing de relacionamento a partir da construção de um ativo insubstituível.

O texto original:

"[...] o resultado do marketing de relacionamento é a construção de um ativo insubstituível da empresa chamado rede de marketing."

🔵 Leia também: Planejando o futuro? Conheça os cursos que mais empregam por área

Como fazer a página de referência bibliográfica nas normas da ABNT?

A página de referência bibliográfica é um elemento pós-textual obrigatório e uma das últimas partes de um trabalho acadêmico. É basicamente uma lista única para todas as obras e documentos citados ao longo do trabalho.

Para fazer a página de referências bibliográficas nas normas da ABNT é preciso:

  • Incluir referências em ordem alfabética;
  • Alinhar o texto à esquerda;
  • Utilizar espaçamento simples entre as linhas;
  • Incluir uma linha em branco após cada referência.

Veja o exemplo:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e Documentação - Referências - Elaboração. Rio de Janeiro: ABNT, 2000.

CÓDIGO de catalogação Anglo-Americano. Brasília: Edição dos tradutores, 1969.

FERREIRA, Sueli Mara S.P. ; KROEFF, Márcia. Referências bibliográficas de documentos eletrônicos. São Paulo: APB, 1996. 2 v. (Ensaios APB, n. 35-36).

FRANÇA, Júnia Lessa. Manual para normalização de publicações técnico-científicas.  Belo Horizonte: UFMG, 1990, 168 p. (Coleção Aprender).

KRAEMER, Lígia Leindorf Bartz et al. Referências bibliográficas de informações e documentos eletrônicos: uma contribuição para a prática. Curitiba: [S.n.], 1996.

SAVI, Maria Gorete M. Referências e citações bibliográficas segundo a ABNT. Florianópolis, 1994. Transparências.

 

 

 

Como fazer referência ABNT?

De acordo com as normas ABNT, em cada referência é preciso indicar o sobrenome em caixa alta, seguido do sobrenome abreviado ou não (desde que todos os outros mantenham o mesmo padrão) e separados entre si por ponto e vírgula seguidos de espaço.

Aqui está basicamente tudo o que você precisa preencher para fazer suas referências:

SOBRENOME do autor (geralmente, o último) em letras maiúsculas, Nome (abreviado ou não). Título em negrito, grifo ou itálico: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação (cidade): Editora, data de publicação da obra, distribuição, impressão ou outra.

Também é possível inserir outras informações complementares, mas não é uma regra:

  • Descrição física (número de páginas ou volumes), ilustração, dimensão;
  • Série ou coleção;
  • Notas especiais;
  • ISBN.

Veja a seguir as variações de como fazer as referências bibliográficas:

1. Referência de livro com apenas um autor

A referência de um livro com apenas um autor deve ser feita da seguinte maneira:

SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, ano de publicação.

2. Referências de livros com até três autores

Se a referência utilizada for de um livro com dois ou três autores, adicionamos ponto e vírgula e o nome e sobrenome do segundo autor em seguida. Desse ver assim:

SOBRENOME, Nome Abreviado; SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, ano de publicação.

3. Referência de livro com mais de três autores

Nos livros com mais de três autores, é possível citar o nome de todos os autores.

Nesse caso, é comum incluir somente o nome do primeiro autor, utilizando a expressão “et al”, que significa “e outros”. Fica dessa forma:

SOBRENOME, Nome Abreviado. et al. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, ano de publicação.

4. Referência de livro de autor desconhecido

Durante a pesquisa para desenvolver um trabalho, é possível se deparar com livros cujos responsáveis são desconhecidos. Nesse caso, a entrada é feita pelo título. Não se deve utilizar o termo anônimo para substituir o nome do autor desconhecido.

Veja o modelo:

  • TÍTULO EM CAIXA ALTA – Cidade – Editora – ano de publicação – página.

5. Referência de duas ou mais obras do mesmo autor

Para fazer a referências de duas ou mais obras de um mesmo autor publicadas no mesmo ano, basta acrescentar letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data de publicação e sem espaçamento.

As referências bibliográficas ficam assim:

SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, 2020a.

SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, 2020b.

6. Referência de obras coletivas ou de autoria de entidades

Obras coletivas ou de autoria de entidades podem ser de associações, empresas e instituições. 

Para fazer a referência de obras do setor administrativo ou legal de entidades independentes, a primeira coisa é o nome da entidade em caixa alta, por extenso, e levando em conta a hierarquia, se houver. Veja os exemplos:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. Centro de Estudos em Enfermagem. Informações pesquisas e pesquisadores em Enfermagem. São Paulo, 1916. 124 p.

INSTITUTO NACIONAL DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL (Brasil). Classificação Nacional e patentes. 3. ed. Rio de Janeiro, 1979. v. 9.

Se a entidade for vinculada um órgão maior e tiver um nome específico que a identifica, a entrada da referência é nome da entidade:

BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Bibliografia do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Divisão de Publicações, 1971.

7. Referência de legislação

Ao utilizar uma citação de um artigo da legislação comum siga esse modelo:

BRASIL. Lei nº X.XXX, de XX de mês de ANO. Função da lei. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. XX, n. XX, data de publicação do diário onde a lei foi divulgada. Seção, páginas.

8. Referência da Constituição federal ou estadual

É muito importante especificar a região coberta pela constituição do trecho citado. Além disso, é preciso incluir o local de sede do órgão constituinte, o ano de publicação e a página.

Veja um exemplo de citação da Constituição Federal de 1988:

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Página.

9. Referência de sites e artigos online

Se o texto que você consultou está disponível na internet, é necessário informar onde ele pode ser encontrado e a data em que foi acessado.

SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver). Nome do site, ano. Disponível em: (link). Acesso em: (data).

Caso o artigo não tenha autoria conhecida, a atenção fica no nome do site em que está o texto:

Nome do site. Título: subtítulo (se houver). Nome do site, ano. Disponível em: (link). Acesso em: (data).

10. Referência de monografia, dissertação ou tese

Utilizar outras monografias, dissertações e teses é muito comum no desenvolvimento de um trabalho ou artigo científico.

Nesses casos se inclui o nome do autor, mas também traz informações como o ano de apresentação do trabalho utilizado e o número de páginas, seguindo esse padrão:

SOBRENOME, nome. Título: subtítulo. Ano de apresentação. Número de folhas ou volumes. (Categoria e área de concentração) – Instituição, Local, ano da defesa.

11. Referência de artigo de revista e jornal

Para incluir artigos de revista ou jornal em suas referências bibliográficas, lembre-se de incluir a página de início e fim da citação. Confira o modelo a seguir:

SOBRENOME, nome abreviado. Título do artigo. Título da Revista, (abreviado ou não) Local de Publicação, Número do Volume, Número do Fascículo, Páginas inicial-final, mês e ano.

Resumindo, toda referência bibliográfica deve conter:

  • Autoria;
  • Título e subtítulo da obra;
  • Edição (número);
  • Imprenta (local: editora e data).

🔵 Leia também: Como referenciar imagens na ABNT

O que é Apud e Et Al?

Apud vem do latim e quer dizer “citado por, conforme”. É uma citação de citação.

O uso do apud não é muito recomendado na escrita do TCC, pois compromete a confiabilidade da citação. Por isso, só utilize se a obra citada por você for inacessível, rara ou difícil de encontrar.

No texto, o sobrenome do(s) autor(es) da fonte não consultada deve ser indicado, seguido do “apud” e o sobrenome do autor da obra consultada. É recomendado inserir uma nota de rodapé com a referência completa da obra citada.

Na lista de referências bibliográficas, aparece somente a referência completa da obra utilizada. O autor da citação indicada pelo apud não parece.

Já o “Et al.” é uma abreviação do latim et alii ou et alia e deve ser ser lida como “e outros”.

Essa sigla deve ser usada quando houver uma citação de um texto que tenha mais de três autores, dessa forma:

LIVRO: ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor et al. Título. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Assim, a legibilidade do texto não é comprometida.

Com as dicas que demos para você fazer as referências ABNT, é hora de colocar a mão na massa e tirar aquele dez no TCC. Depois conta pra gente se esse artigo te ajudou.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!