9 vantagens de ter um diploma de graduação

Postado em 18 de set de 2022
Loading...

Você já pensou em todas as vantagens que um diploma de graduação pode trazer para sua vida profissional e pessoal? Nós elencamos nove delas neste artigo!

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é um diploma de graduação?

Um curso de graduação é uma formação em uma área específica do conhecimento que acontece depois que uma pessoa termina o ensino médio. Ele prepara o estudante para exercer uma profissão no mercado de trabalho.

Após o término do curso, o formado recebe um diploma de graduação, um documento de validação que comprova que ele concluiu a faculdade.

Um diploma de graduação, então, é uma maneira de comprovar que você está habilitado para exercer a função para a qual estudou no curso superior.

Quais tipos de diploma de graduação você pode ter?

Como no Brasil existem três tipos de graduação, existem três tipos de diplomas de graduação que você pode ter. Eles são o diploma de bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Confira as diferenças abaixo:

  • Bacharelado: é o que leva mais tempo porque os cursos desse tipo de faculdade duram entre 4 e 6 anos. O bacharelado é um tipo de curso superior que proporciona um apanhado de conhecimentos múltiplos dentro de uma área específica. Isso permite com que o formando atue em diferentes segmentos.
  • Licenciatura: certifica o estudante para trabalhar como professor, e o curso costuma levar de 3 a 4 anos. Dentro desse tipo de faculdade, além dos conteúdos específicos da área escolhida, o curso ainda conta com disciplinas de teor pedagógico.
  • Tecnólogo: é o terceiro tipo de curso superior que garante um diploma de graduação. Ele é o tipo mais recente a ser incorporado no hall de graduações. É um curso mais curto, levando entre 2 e 3 anos, e tem uma abordagem mais voltada para a prática profissional, com menos conteúdos teóricos.

Existe diferença entre diploma e certificado de conclusão de curso?

Existe, e a principal delas é que o certificado de conclusão de curso é um documento transitório e o diploma tem caráter mais duradouro.

O certificado de conclusão de curso é um documento emitido pela faculdade como um atestado de que o estudante concluiu o curso. Porém, como dissemos que ele tem caráter transitório, apenas é utilizado enquanto o diploma não fica pronto.

É o diploma, assinado pelo reitor da instituição de ensino, que comprova a conclusão do curso a longo prazo. As informações contidas nele costumam ser: a lei de reconhecimento do curso, a data da conclusão e da colação de grau e o número de registro.

🔵 Leia também: As profissões que serão extintas no futuro (e as que vão permanecer)

Diploma digital X Diploma impresso

O diploma digital é uma nova modalidade de diploma de graduação criado pelo MEC. Ele concede uma versão eletrônica do diploma e é emitido por instituições de ensino superior.

Se você ainda vai se formar, o diploma será entregue já em versão digital.

E se você já se formou e não tem o seu diploma digital, pode entrar em contato com a instituição em que se formou para solicitar o seu.

É importante dizer que não existe diferença no peso jurídico entre o diploma digital e impresso. 

Existe diferença entre diploma de graduação EAD e presencial?

Essa é uma dúvida constante entre as pessoas que estão pesquisando sobre faculdade EAD, e nós podemos afirmar que não existe diferença. No Brasil, os diplomas das graduações presencial, semipresencial ou EAD tem o mesmo valor e relevância.

O único cuidado a se tomar nesse sentido é garantir que a instituição escolhida por você, e o diploma, por consequência, é reconhecida pelo MEC.

Como saber se o seu diploma é reconhecido pelo MEC

Quando estiver inclinado a escolher uma instituição de ensino superior para fazer sua faculdade, é necessário ter certeza de que ela é idônea e tem boas intenções.

Uma forma de fazer isso é pesquisar se ela é reconhecida pelo MEC e tem autorização para oferecer o curso que você quer e emitir o diploma de graduação.

Para fazer isso, acesse o sistema e-MEC e pesquise pelo nome da instituição. Neste site fica o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Ensino Superior.

Caso você não encontre o nome da instituição no cadastro, procure outro local ou verifique com a instituição. Nesse caso, é melhor você verificar do que concluir o curso e descobrir que seu diploma não tem valor reconhecido pelo MEC.

E caso você já tenha o seu diploma digital e queira garantir que ele é válido, o MEC disponibilizou esta ferramenta para a finalidade.

🔵 Leia também: Cursos em alta para áreas em que faltam profissionais

Por que um diploma faz diferença no currículo?

O mercado de trabalho é um ambiente bastante competitivo e a tendência é só aumentar.

Existe uma grande demanda de pessoas qualificadas, às vezes até qualificadas demais, em relação às vagas ofertadas. E cada vez mais, a educação se torna parâmetro.

Há duas décadas, apenas ter o diploma de ensino médio ou curso técnico já ajudava a ter espaço em um processo seletivo. Mas hoje, isso mudou. Para muitas vagas, mesmo para aquelas que não parecem necessitar, ter um diploma de graduação é pré-requisito.

🔵 Leia mais: Ainda vale a pena fazer faculdade? Sim! Veja os motivos

9 vantagens do diploma de graduação para sua vida pessoal e profissional

Por tudo que citamos acima, nós reunimos 9 vantagens de ter um diploma de graduação para convencer você a começar seu curso superior hoje mesmo.

  1. Aumento salarial: é comprovado que ter um curso superior aumenta suas chances de ter um salário acima da média. Segundo um estudo publicado pelo Instituto SEMESP, profissionais com diploma de graduação ganharam cerca de 118% a mais do que profissionais com apenas o ensino médio.
  2. Qualidade de vida: a segunda vantagem é uma consequência direta da primeira. Se você tem uma remuneração melhor, suas chances de ter uma qualidade de vida melhor aumentam. Você consegue ter acesso a bens e serviços que melhoram sua rotina, além da oportunidade de usufruir de lazer, viagens, boa alimentação e diferentes hábitos culturais.
  3. Crescimento intelectual: para além das vantagens financeiras, ter um diploma de graduação traz junto com ele toda a experiência de um curso superior e da troca com colegas e professores. Isso significa ganho cultural e crescimento intelectual. Durante o curso superior, você acaba lendo mais, pesquisando mais e trocando mais ideias. E isso ajuda na formação de senso crítico, raciocínio lógico e visão mais ampla do mundo.
  4. Possibilidade de fazer concursos: quem tem diploma de graduação também consegue participar de concursos públicos concorrendo a melhores vagas e remunerações. Além disso, também existe a estabilidade e o plano de carreira proporcionados pelos concursos.
  5. Vivência teórica e prática: durante o curso superior, que culmina no diploma de graduação, o estudante também consegue ter diversas vivências teóricas e práticas sobre sua futura profissão. Parte essencial de uma faculdade é o estágio obrigatório assistido, quando um estudante faz um estágio para entender como é a rotina da profissão e recebe conselhos de mentores.
  6. Oportunidades de especialização: quando você se forma na faculdade, acaba se formando em uma grande área do conhecimento. Mas tendo o diploma, é possível buscar uma especialização por meio da pós-graduação. Não apenas é uma boa oportunidade de se tornar especialista no que você mais gosta dentro da sua profissão, mas também é uma ótima maneira de aumentar sua remuneração.
  7. Adquirir maturidade: falamos aqui sobre o crescimento intelectual, porém não é só esse tipo de crescimento que uma faculdade traz. Mas também maturidade e senso de responsabilidade. Lutar pelo seu diploma de graduação envolve aprender a lidar com prazos, conviver com muitas pessoas diferentes e ter autonomia para montar seu plano de carreira. Estes são aprendizados para levar para a vida e ajudam a construir seu futuro.
  8. Começar a construir networking: a oitava vantagem está na relação que você constrói com seus colegas de faculdade, pois eles são a sua primeira rede de networking. É através do networking que você pode conseguir boas oportunidades para a sua carreira, então aproveite o momento do curso superior para começar a construir sua rede.
  9. Se torna autoridade na área: por fim, quando você recebe o seu diploma de graduação, automaticamente se torna uma autoridade no assunto entre as pessoas que você conhece. Afinal, você passou anos estudando aquele tema e se aprimorando. E isso é uma vantagem porque oportunidades de carreira podem surgir dessa reconhecida autoridade.

Esperamos que a importância do diploma de graduação tenha ficado clara para você e que nós tenhamos conseguido ajudar na sua decisão de fazer uma faculdade!

Leia também:

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.