Você já pensou em todas as vantagens que um diploma de graduação pode trazer para sua vida profissional e pessoal?

Nós elencamos 11 delas neste artigo! 

Você vai conferir: 

O que é um diploma de graduação? 
Existe diferença entre diploma e certificado de conclusão de curso?
Diploma digital X Diploma impresso
Existe diferença entre diploma de graduação EAD e presencial?

Por que um diploma faz diferença no currículo?
9 vantagens do diploma de graduação para sua vida pessoal e profissional
Como conseguir o seu diploma de graduação 
Conclusão 

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que é um diploma de graduação? 

Um curso de graduação é uma formação em uma área específica do conhecimento que acontece depois que uma pessoa termina o ensino médio. 

Ele prepara o estudante para exercer uma profissão no mercado de trabalho. 

Após o término do curso, o formado recebe um diploma de graduação, um documento de validação que comprova que ele concluiu a faculdade. 

Um diploma de graduação, então, é uma maneira de comprovar que você está habilitado para exercer a função para a qual estudou no curso superior. 

Quais tipos de diploma de graduação você pode ter? 

Como no Brasil existem três tipos de graduação, existem três tipos de diplomas de graduação que você pode ter. 

Eles são o diploma de bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Confira as diferenças abaixo: 

Bacharelado 

O diploma de bacharelado é o que leva mais tempo porque os cursos desse tipo de faculdade duram entre 4 e 6 anos. 

O bacharelado é um tipo de curso superior que proporciona um apanhado de conhecimentos múltiplos dentro de uma área específica. 

Isso permite com que o formando atue em diferentes segmentos. 

Licenciatura 

Já o diploma de licenciatura certifica o estudante para trabalhar como professor, e o curso costuma levar de 3 a 4 anos. 

Dentro desse tipo de faculdade, além dos conteúdos específicos da área escolhida, o curso ainda conta com disciplinas de teor pedagógico. 

Tecnólogo 

Por sua vez, o tecnólogo é o terceiro tipo de curso superior que garante um diploma de graduação. 

Ele é o tipo mais recente a ser incorporado no hall de graduações. 

É um curso mais curto, levando entre 2 e 3 anos, e tem uma abordagem mais voltada para a prática profissional, com menos conteúdos teóricos.

Existe diferença entre diploma e certificado de conclusão de curso? 

Existe, e a principal delas é que o certificado de conclusão de curso é um documento transitório e o diploma tem caráter mais duradouro. 

O certificado de conclusão de curso é um documento emitido pela faculdade como um atestado de que o estudante concluiu o curso. 

Porém, como dissemos que ele tem caráter transitório, apenas é utilizado enquanto o diploma não fica pronto. 

É o diploma, assinado pelo reitor da instituição de ensino, que comprova a conclusão do curso a longo prazo. 

As informações contidas nele costumam ser: a lei de reconhecimento do curso, a data da conclusão e da colação de grau e o número de registro. 

Diploma digital X Diploma impresso 

O diploma digital é uma nova modalidade de diploma de graduação criado pelo Ministério da Educação, o MEC. 

Ele concede uma versão eletrônica do diploma e é emitido por instituições de ensino superior. 

Se você ainda vai se formar, o diploma será entregue já em versão digital. E se você já se formou e não tem o seu diploma digital, pode entrar em contato com a instituição em que se formou para solicitar o seu. 

É importante dizer que não existe diferença no peso jurídico entre o diploma digital e impresso. 

Existe diferença entre diploma de graduação EAD e presencial? 

Essa é uma dúvida constante entre as pessoas que estão pesquisando sobre faculdade EAD, e nós podemos afirmar que não existe diferença. 

No Brasil, os diplomas das graduações presencial, semipresencial ou EAD tem o mesmo valor e relevância. 

O único cuidado a se tomar nesse sentido é garantir que a instituição escolhida por você, e o diploma, por consequência, é reconhecida pelo MEC. 

Como saber se o seu diploma é reconhecido pelo MEC 

Quando estiver inclinado a escolher uma instituição de ensino superior para fazer sua faculdade, é necessário ter certeza de que ela é idônea e tem boas intenções. 

Uma forma de fazer isso é pesquisar se ela é reconhecida pelo MEC e tem autorização para oferecer o curso que você quer e emitir o diploma de graduação. 

Para fazer isso, acesse o sistema e-MEC e pesquise pelo nome da instituição. Neste site fica o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Ensino Superior. 

Caso você não encontre o nome da instituição no cadastro, procure outro local ou verifique com a instituição. Nesse caso, é melhor você verificar do que concluir o curso e descobrir que seu diploma não tem valor reconhecido pelo MEC. 

E caso você já tenha o seu diploma digital e queira garantir que ele é válido, o MEC disponibilizou esta ferramenta para a finalidade. 

Por que um diploma faz diferença no currículo? 

O mercado de trabalho é um ambiente bastante competitivo e a tendência é só aumentar. 

Existe uma grande demanda de pessoas qualificadas, às vezes até qualificadas demais, em relação às vagas ofertadas. E cada vez mais, a educação se torna parâmetro. 

Há duas décadas, apenas ter o diploma de ensino médio ou curso técnico já ajudava a ter espaço em um processo seletivo. Mas hoje, isso mudou. 

Para muitas vagas, mesmo para aquelas que não parecem necessitar, ter um diploma de graduação é pré-requisito.

diploma de graduação - conheça 9 vantagens de ter um

9 vantagens do diploma de graduação para sua vida pessoal e profissional 

Por tudo que citamos acima, nós reunimos 9 vantagens de ter um diploma de graduação para convencer você a começar seu curso superior hoje mesmo. 

1 Aumento salarial 

É comprovado que ter um curso superior aumenta suas chances de ter um salário acima da média. 

Isso porque o diploma de graduação abre portas para vagas diferentes e para carreiras que quem não tem curso superior não conseguiria alcançar. 

Segundo um estudo publicado pela OECD em 2020, profissionais com diploma de graduação ganharam cerca de 140% a mais do que profissionais com apenas o ensino médio. 

2 Qualidade de vida 

A segunda vantagem é uma consequência direta da primeira. Se você tem uma remuneração melhor, suas chances de ter uma qualidade de vida melhor aumentam. 

Você consegue ter acesso a bens e serviços que melhoram sua rotina, além da oportunidade de usufruir de lazer, viagens, boa alimentação e diferentes hábitos culturais. 

3 Crescimento intelectual 

Para além das vantagens financeiras, ter um diploma de graduação traz junto com ele toda a experiência de um curso superior e da troca com colegas e professores. 

Isso significa ganho cultural e crescimento intelectual. 

Durante o curso superior, você acaba lendo mais, pesquisando mais e trocando mais ideias. E isso ajuda na formação de senso crítico, raciocínio lógico e visão mais ampla do mundo. 

4 Possibilidade de fazer concursos 

Quem tem diploma de graduação também consegue participar de concursos públicos concorrendo a melhores vagas e remunerações. 

Além disso, também existe a estabilidade e o plano de carreira proporcionados pelos concursos. 

5 Vivência teórica e prática 

Durante o curso superior, que culmina no diploma de graduação, o estudante também consegue ter diversas vivências teóricas e práticas sobre sua futura profissão. 

Parte essencial de uma faculdade é o estágio obrigatório assistido, quando um estudante faz um estágio para entender como é a rotina da profissão e recebe conselhos de mentores. 

6 Oportunidades de especialização 

Quando você se forma na faculdade, acaba se formando em uma grande área do conhecimento. 

Mas tendo o diploma, é possível buscar uma especialização por meio da pós-graduação. 

Não apenas é uma boa oportunidade de se tornar especialista no que você mais gosta dentro da sua profissão, mas também é uma ótima maneira de aumentar sua remuneração. 

Naquela mesma pesquisa que citamos antes, foi percebido que profissionais com diploma de pós-graduação ganhavam 350% a mais do que profissionais com ensino médio. 

7 Adquirir maturidade 

Falamos aqui sobre o crescimento intelectual, porém não é só esse tipo de crescimento que uma faculdade traz. Mas também maturidade e senso de responsabilidade. 

Lutar pelo seu diploma de graduação envolve aprender a lidar com prazos, conviver com muitas pessoas diferentes e ter autonomia para montar seu plano de carreira. 

Estes são aprendizados que você leva para o resto da vida e ajudam a construir seu futuro. 

8 Começar a construir networking 

A oitava vantagem está na relação que você constrói com seus colegas de faculdade, pois eles são a sua primeira rede de networking. 

É através do networking que você pode conseguir boas oportunidades para a sua carreira, então aproveite o momento do curso superior para começar a construir sua rede. 

9 Se torna autoridade na área 

Por fim, quando você recebe o seu diploma de graduação, automaticamente se torna uma autoridade no assunto entre as pessoas que você conhece. 

Afinal, você passou anos estudando aquele tema e se aprimorando. E isso é uma vantagem porque oportunidades de carreira podem surgir dessa reconhecida autoridade. 

Como conseguir o seu diploma de graduação 

Para conseguir o seu diploma de graduação, você precisa escolher o curso superior que deseja exercer como profissão e encontrar uma instituição de ensino superior de qualidade. 

Nesse ponto, queremos convidar você para conhecer o EAD Urcamp. 

Temos mais de 25 cursos de graduação EAD, distribuídos em cinco campi, com a qualidade que apenas o melhor EAD da região da Campanha pode oferecer. 

Além disso, você pode aproveitar o incentivo das nossas bolsas de estudo para garantir seu diploma de graduação estudando quando e onde quiser, e puder. 

Conheça os nossos cursos de graduação EAD clicando aqui! 

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Conclusão 

Esperamos que ao chegar ao final deste artigo, a importância do diploma de graduação tenha ficado clara para você e que nós tenhamos conseguido ajudar na sua decisão de fazer um curso superior. 

Leia também: 

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT