Ensino híbrido: personalização e tecnologia ao seu favor

Postado em 31 de out de 2020
Loading...

Entre as possibilidades dos novos modelos de faculdade a distância, uma é especialmente importante: a personalização proporcionada do ensino híbrido. Estávamos acostumados a modelos engessados e pouco flexíveis, mas na era do usuário como centro das atenções, muita coisa mudou e a formação superior acompanhou esta dinâmica.

A metodologia híbrida de aprendizagem busca atender às necessidades específicas de cada estudante. Ou seja, você tem mais tempo livre à noite? Só pela manhã? Sua agenda não é previsível? Sem problemas, o ensino híbrido se adapta às suas condições. Quer saber mais? Siga a leitura:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

A personalização da educação do ensino híbrido

Nem todo mundo tem o mesmo ritmo de aprendizado, e isso não quer dizer que uns são melhores estudantes que os outros, só que precisam de condições e tempos diferentes. Neste sentido, a educação híbrida permite que você crie as circunstâncias ideais para sua melhor performance.

É neste ponto onde as novas tecnologias digitais dedicadas ao ensino permitem que a personalização tenha lugar. Aqui, é importante entender que a tecnologia por si só não é suficiente, ela é um facilitador e potencializador do ensino, sua aplicação no ensino híbrido faz com que você possa estudar as matérias no horário, lugar e dispositivo que preferir.

🔵Leia também: Como entrar na faculdade? Conheça as principais formas de ingresso

O ensino híbrido e as instâncias presenciais do EAD

O ensino híbrido ainda combina o melhor do aprendizado em sala de aula com as tecnologias EAD para possibilitar uma maior variedade de experiências. Por exemplo, no modelo tradicional, se você perder uma aula, fica difícil repor o conteúdo: no ensino híbrido, todo o conteúdo online pode ser visto quantas vezes seja necessário.

Igualmente, os modelos de ensino híbrido foram pensados para também contemplar as atividades presenciais, essenciais para entender melhor a prática de algumas disciplinas. Comparecer à faculdade permite que as informações sejam melhor retidas, além de desenvolver um maior engajamento.

O ensino híbrido, que considerou as bases do EAD, mas com a incorporação de mais instâncias presenciais, reconhece a importância do ensino desenvolvido fisicamente nas instituições. Mesmo assim, isso é feito na medida certa, para que se mantenha a flexibilidade da adaptação dos momentos a distância às agendas de cada estudante.

🔵Leia também: Afinal, qual a faculdade mais curta?

Vantagens do ensino híbrido na graduação

Para estudantes do Ensino Superior, as principais vantagens do ensino híbrido são:

1. Economia de tempo

Quanto tempo você levaria para deslocar-se todos os dias à faculdade? Em um curso híbrido, a quantidade de idas e vindas à instituição de ensino superior é muito menor. Mesmo que você ainda tenha que assistir aulas presenciais, a diferença é significativa e isso se reflete em mais tempo inclusive para estudar em casa.

E não é só em relação a menor quantidade de deslocamentos que você economiza tempo. Também em relação aos materiais necessários para estudar há uma diferença: nas melhores faculdades tudo já está organizado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), então, com somente poucos cliques, em um curso híbrido você já tem acesso ao que precisa para desenvolver seus conhecimentos.

2. Economia de dinheiro

Como comentamos no ponto anterior, economizar tempo é importante. E se tempo é dinheiro, imagine quanto você pode economizar fazendo EAD ao deixar de gastar com passagem, combustível, alimentação e outros custos relacionados à necessidade de estar fisicamente no ambiente de ensino diariamente.

No caso dos materiais para estudo de um curso híbrido, vale o mesmo. No sistema híbrido de ensino, não há necessidade de investir em fotocópias, cadernos, canetas, etc.

Os conteúdos estão organizados e disponíveis no AVA e você pode fazer o download quando quiser. Também alguns exercícios são feitos em documentos digitais e enviados online, sem gastar nada.

Ah, e não podemos deixar de mencionar o valor das mensalidades, bem menor do que o pago na formação presencial. Essa diferença que acaba beneficiando quem não tem orçamento sobrando existe porque os cursos híbridos são mais escaláveis e a necessidade de montar uma infraestrutura completa para receber alunos diariamente é menor.

3. Aprendizado em múltiplas formas

Uma das maiores vantagens de fazer uma faculdade pela internet é ter acesso também às ferramentas que já estão pensadas para potencializar seu aprendizado. Neste sentido, os cursos híbridos têm vários formatos de materiais disponíveis, como vídeos, áudios e inclusive fóruns para debate online.

Por exemplo, não entendeu bem o conteúdo de uma aula? Você pode assistir novamente o vídeo e prestar mais atenção nas partes mais complexas. E que tal incluir alguns áudios em suas listas de música para ouvir enquanto realiza outras atividades?

Sobre os fóruns, são o espaço ideal para troca de ideias, sem que seja necessário estar presente em uma reunião com companheiros de aula para desenvolver trabalhos ou mesmo debater sobre algum tema em particular. É importante considerar que o aprendizado pode ser enriquecido de várias formas e tanto as aulas como os materiais e espaços de debate são fundamentais. 

🔵Leia também: Os cursos mais procurados pelos brasileiros no Ensino Superior


A adaptação de produtos e serviços para a realidade individual de cada usuário é algo que atende a uma necessidade antiga, mas que só agora começa a ser efetivamente implementada. Todos somos diferentes, todos temos vidas diferentes, sendo assim: por que não termos acesso a uma educação personalizada?

O ensino EAD foi responsável pela inclusão de milhares de novos estudantes na formação universitária, indispensável para quem busca uma vida melhor e aposta na sua vocação. O ensino híbrido vem exatamente na busca de aprimorar um modelo que mostrou sua eficiência e que merecia dar um passo adiante em sua evolução.

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!