Saiba o que falar na entrevista de emprego (e o que não falar)

Postado em 4 de set de 2023
Loading...

Entrevistas de emprego são sempre situações um pouco estressantes. Afinal de contas, é a sua oportunidade em uma vaga desejada que está em jogo.

Por isso, é tão importante estar ciente sobre o que falar na entrevista de emprego e o que deixar de fora das suas respostas. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas neste artigo!

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que falar na entrevista de emprego

A entrevista de emprego é uma oportunidade única de mostrar para os recrutadores todo o seu potencial enquanto colaborador. Esse é o momento de falar o que não está escrito no seu currículo ou na carta de intenção, por isso, capriche!

Veja, abaixo, o que falar na entrevista de emprego:

1. A sua história

A primeira coisa que os entrevistadores perguntarão é sobre você: quem você é, qual a sua formação, por que escolheu determinado curso ou área, o que gosta de fazer, dentre outras.

Para a entrevista, interessa falar quem você é em relação a sua trajetória profissional ou aspectos que tenham relação com as atribuições da vaga em si ou apresentem alguma identificação com o ramo em que a empresa contratante atua.

É importante que você não pareça pretensioso ou humilde demais. Reconheça, com firmeza, os pontos altos da sua carreira.

2. Suas competências profissionais

Seja claro em relação as suas competências profissionais, sejam elas técnicas ou interpessoais.

Mostre no que você é bom dando exemplos práticos de como desenvolveu determinada aptidão ou como aprendeu certa função profissional durante as suas experiências anteriores.

Também demonstre, de forma sutil, algumas qualidades que podem lhe ajudar no dia a dia, como a facilidade com trabalho em equipe, empatia e colaboração.

3. Por que você quer a vaga?

Essa é, talvez, a pergunta mais importante de uma entrevista. Por isso, é importante traçar uma resposta e estudá-la antes mesmo da entrevista.

Dependendo do que você responder, o recrutador entenderá se as suas expectativas em relação ao emprego condizem com o perfil profissional buscado pela empresa.

Elenque alguns pontos a seu favor, destacando porque você é o candidato certo para a empresa, chamando a atenção para as afinidades entre sua experiência profissional e as atribuições da vaga em questão.

4. Objetivos e metas para o futuro

Durante a entrevista, fale brevemente dos seus planos para o futuro, onde você gostaria de chegar profissionalmente, e como a experiência da vaga a qual você se candidatou pode contribuir com a sua meta e está alinhada aos seus objetivos.

Dessa forma, além de demonstrar que você tem estratégia profissional, também fornece indícios de que poderia construir uma carreira sólida na empresa e se dedicar com maior ênfase à função.

5.Qualidades e defeitos

Seja honesto em relação as suas qualidades e aos seus defeitos.

Não tente impressionar dizendo que você é muito exigente ou perfeccionista – nesse clichê os recrutadores não caem mais. Sempre que for expor alguma limitação, mostre o que você está fazendo ou pretende fazer para superá-la.

 

 

 

O que NÃO dizer para os recrutadores

Agora que já tem uma ideia de o que falar na entrevista de emprego, chegou a hora de saber o que não dizer para os recrutadores.

Confira as respostas que você deve evitar ao conversar com o recrutador:

1. “Sim”... “Não, não...”

Um grande erro durante a entrevista é ser uma pessoa monossilábica.

Lembre-se de que os recrutadores estão conversando com você para conhecê-lo melhor e ver se você tem fit para a vaga. Por isso, mesmo que o ideal seja dar respostas curtas, é importante ir além do "sim" e "não" para explicar os seus motivos.

2. “Eu tenho pós-doutorado em Harvard”

Apenas diga algo sobre sobre se esse algo for verdade.

Ou seja, se você não tem pós-doutorado em Harvard, ou algo que o valha, nunca minta na entrevista de emprego ou no currículo. Aqui vale o ditado “mentira tem perna curta” e, convenhamos, com a internet é muito fácil desmascarar alguém.

3. “Meus colegas me excluíam e me boicotavam...”

Uma dica muito importante para entrevistas é nunca falar mal do seu emprego anterior ou atual.

Mesmo que a empresa tenha uma ambiente horrível, é importante ser ético e evitar que a sua imagem no mercado de trabalho seja manchada. Por isso, seja neutro sobre seu trabalho anterior ou atual e busque focar no que você aprendeu.

4. “Ah, desculpa te interromper, mas quero falar mais uma coisinha...”

Interromper demais o recrutador é um erro comum.

Afinal, queremos contar todas nossas experiências para mostrar que somos perfeitos para o cargo, mas aqui vale o bom senso. Se os recrutadores não conseguem terminar uma pergunta ou linha de raciocínio, é porque você está interrompendo demais.

5. “Como funcionam os benefícios? Tenho banco de horas?”

Entender como funcionam os trâmites práticos da vaga é importante.

Porém, procure tocar no assunto de salário, folgas e benefícios quando o recrutador o fizer. Ao final da entrevista, o entrevistador vai trazer essas informações porque elas são essenciais para atrair talentos, então não coloque a carroça na frente dos bois.

Tenha paciência, isso ajuda a causar uma melhor impressão.

6. “Não quero fazer nenhuma pergunta, não”

Procure sempre fazer alguma pergunta sobre a empresa e a rotina de trabalho.

Dizer que não tem nada para perguntar quando o recrutador der a oportunidade passa a impressão de que você não tem interesse na vaga e na organização. O que pode ser prejudicial para seu desempenho no processo seletivo.

Algumas ideias de perguntas são:

  • O que aconteceu com a pessoa que estava nessa posição anteriormente? Quanto tempo ela ficou antes de partir? E a pessoa que estava antes dela?
  • Existe um sistema de feedback na empresa? Como ele funciona?
  • Como a empresa vai estar daqui a um ano? Quais os planos para produtos, equipes e receita?
  • Como é a equipe e o líder do time com quem a pessoa que ocupará a vaga irá trabalhar?
  • Se eu for chamado para o cargo, o que preciso fazer nos primeiros 90 dias para causar algum impacto?

7. "Então, o padre disse..."

Não estamos dizendo para você ser antipático e evitar sorrir, mas procure não fazer muitas piadas ou usar de muita ironia quando estiver respondendo ao recrutador.

Ser uma pessoa bem humorada é importante para gerar simpatia no processo seletivo, mas contar uma piada a cada resposta pode fazer com que você seja mal interpretado.

8. "Meu colega fez isso, meu chefe faz aquilo..."

É importante sempre lembrar que a entrevista é um espaço para falar sobre você. Por isso, nunca fale demais sobre seus antigos colegas de trabalho, amigos e familiares.

Procure focar seus relatos em atitudes que você teve e no seu papel durante um projeto ou atividade rotineira. Falar sobre outras pessoas pode dar a impressão de que você é desatento ou que não tem capacidade de autonomia.

9. "Do que eu estava falando mesmo?"

Sim, suas respostas precisam ser explicativas e nunca monossilábicas, mas evite ir pelo outro lado e falar pelos cotovelos. Conte uma história completa para exemplificar uma habilidade ou competência, mas seja conciso e direto.

10. "Eu quero estar fazendo a mesma coisa"

Não demonstrar vontade de crescer na carreira é uma forma de encerrar sua participação no processo seletivo. Por isso, nunca diga (ou deixe entendido) que você não tem ambições.

Ao ser perguntado sobre seus desejos profissionais, objetivos de carreira e plano de cinco anos, sempre responda com alguma perspectiva profissional que mostre que você quer evoluir. Isso ajuda a mostrar para o recrutador que você vai ser uma peça importante para a empresa.

E então, o que achou dessas dicas? Conte aqui nos comentários!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!