Se você está buscando progressão de carreira, aumento de salário e atualização profissional, uma especialização em educação pode ser o caminho. 

A educação é uma área fundamental, é ela quem possibilita a formação de outras profissões e o desenvolvimento intelectual de crianças e adolescentes. 

E, ao contrário do que se possa imaginar, a atuação de um profissional da educação não se restringe à sala de aula.

Existem diversas opções de pós-graduações nesse campo que ajudam a ampliar a atuação profissional do pós-graduando, atualizar seus conhecimentos e trazer benefícios como aumento salarial. 

Por isso, neste conteúdo, vamos conversar sobre o que é uma pós em educação, qual é a melhor especialização em educação e por que você deveria investir nesse curso. 

Você vai ver: 

O que é pós em educação? 
Por que investir em uma especialização em educação? 
Quem pode fazer uma especialização em educação 
Qual é a melhor área da educação para fazer uma pós? 
Quais cursos de pós-graduação em educação você pode fazer? 
Conclusão 

New call-to-action

O que é pós em educação? 

A pós-graduação é um curso de formação que você realiza após a graduação, seja ela um bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.

É comum que esse curso seja visto como uma especialização em algum tópico pelo qual você se interessa. 

Você pode fazer uma pós de tipo stricto senso ou lato senso.

Sendo o primeiro uma pós-graduação voltada para o meio acadêmico, como um mestrado e doutorado, enquanto a segunda é um tipo de especialização voltada para o mercado de trabalho. 

Uma pós-graduação em educação serve, então, para especializar um docente, ou um profissional interessado na área, em um assunto da área da educação. 

No Brasil, a primeira especialização em educação surgiu em 1946 e era um mestrado. Essa é uma das primeiras pós-graduações a surgir no país. 

Por que investir em uma especialização em educação? 

Estamos vivendo em um mercado onde há bastante oferta profissional e onde apenas uma graduação já não é o suficiente para garantir o destaque do seu currículo. 

Esse é o primeiro motivo pelo qual você deveria investir em uma especialização em educação. Com um currículo de destaque, você pode chegar em alguns outros benefícios, que nós citamos: 

Aumento de salário e progressão de carreira 

Pesquisas indicam que pessoas com especializações no currículo podem receber até 118% a mais na iniciativa privada.

E na rede pública de ensino, uma pós em educação também traz um aumento de salário de acordo com a Resolução nº 2/2009 do Conselho Nacional de Educação (CNE). 

Esse documento também traz diretrizes sobre as etapas de progressão de carreira. Entre elas estão a titulação, atualização, aperfeiçoamento pessoal e experiência em sala de aula. 

Conhecer novas práticas e se atualizar 

Um benefício importante da pós-graduação é a atualização do profissional quanto a sua área de interesse. 

As práticas pedagógicas não se resumem ao dia a dia na sala de aula, mas englobam tudo o que vem antes e depois (planejamento, sistematização, execução e acompanhamento do processo de aprendizagem).  

Por esse motivo, elas acompanham a transformação da educação e geram uma necessidade de atualização constante.

especialização em educação - professora dando aula no ensino infantil

Quem pode fazer uma especialização em educação 

Para fazer uma especialização em educação, o profissional não precisa ter graduação na área.

E isso é interessante porque existem muitas carreiras que se beneficiam dos conhecimentos que o meio educacional proporciona. 

Por isso, podemos dizer que qualquer pessoa pode fazer uma especialização em educação. Porém, existem algumas limitações quando pensamos na área de atuação desses profissionais. 

Por exemplo, uma pessoa com especialização em educação que não seja graduado em alguma licenciatura ou pedagogia não pode atuar como professor do ensino infantil, fundamental e médio. 

Essa é uma exigência do Ministério da Educação, o MEC. 

Então, se você está querendo atuar em sala de aula e não preenche esses requisitos, pode buscar maiores informações sobre um curso de Complementação Pedagógica de nível de especialização. 

Para atuar no ensino superior, no entanto, uma pós é o suficiente. No caso de instituições federais, o docente precisa ter mestrado ou doutorado, enquanto instituições de ensino privadas aceitam o título de especialização. 

Qual é a melhor área da educação para fazer uma pós? 

Existem muitas áreas dentro da educação nas quais você pode fazer a sua especialização. Olhando para os cursos de pós-graduação disponíveis, conseguimos identificar algumas: 

  • Gestão escolar 
  • Educação infantil 
  • Educação especial e inclusiva 
  • Docência no ensino superior 
  • Letramento e alfabetização 
  • Neurociência e psicopedagogia 
  • Tecnologia e inovação 

E como há diferentes opções de cursos, para escolher aquele que é o melhor para você, o ideal é que você pese o impacto do assunto na sua vida, como é a área de atuação e a instituição de ensino que oferece o curso. 

Quais cursos de pós-graduação em educação você pode fazer? 

Agora que você já entendeu como funciona uma especialização em educação e quais são as áreas onde pode atuar, chegou o momento de vermos os cursos disponíveis no mercado. 

Por isso, queremos convidar você a conhecer os cursos de pós-graduação da Urcamp. 

Nossos cursos foram desenvolvidos por professores altamente especializados para oferecer conhecimentos que vão leva você até as melhores oportunidades no mercado de trabalho. 

Visamos um ensino realmente importante para nossos pós-graduandos, então confira abaixo os cursos de especialização em educação a distância que oferecemos: 

Alfabetização e letramento EAD 

Neste curso, buscamos desenvolver o docente para atuar na fase de alfabetização da educação infantil levando em consideração todas as peculiaridades desta fase. 

O especialista terá amplo desenvolvimento pedagógico em formatos de ensino, aspectos fundamentais da alfabetização e campo linguístico, social, educacional e psicológico. 

Confira a grade curricular e mais detalhes neste link. 

especialização em educação - qual é a melhor pós-graduação em educação

Educação a distância: gestão e tutoria EAD 

Esta pós traz a expansão de conhecimentos pedagógicos e didáticos para quem deseja se posicionar como um profissional especializado na educação a distância.

A grade curricular desta formação aborda temas que fornecem todo o suporte necessário para o desenvolvimento do aluno EAD. 

Acesse este link para conferir maiores detalhes. 

Docência no ensino superior EAD 

Se você tem vontade de dar aulas para o ensino superior, esta é a especialização que prepara você para este desafio.

Ela tem o objetivo de desenvolver as competências cognitivas e pedagógicas do professor de ensino superior. 

Conheça a grade curricular clicando aqui. 

Educação de jovens e adultos EAD 

Já este curso de pós-graduação é uma especialização que visa capacitar o docente para atuar com a educação de jovens e adultos, levando em consideração a realidade do grupo para ter total aproveitamento de conteúdo. 

Clicando neste link você confere todos os detalhes. 

Educação para a infância: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental EAD 

Essa especialização em educação infantil tem como objetivo desenvolver o professor e aprofundar seus conhecimentos sobre a educação das crianças.

O foco está nos primeiros anos, na alfabetização e em todo o processo de aprendizado. 

Veja a grade curricular clicando aqui. 

Gestão da aprendizagem e educação cognitiva EAD 

Este curso de pós objetiva melhorar o processo de aprendizado, atualizar o conhecimento profissional, conhecer novas perspectivas e inserir novas formas de gestão nas organizações de ensino.

É indicada para quem quer trabalhar com desenvolvimento humanos. 

Descubra todas as informações clicando neste link. 

Gestão educacional EAD 

A grade curricular desta especialização é composta por disciplinas que abordam temas relacionados à gestão de equipes pedagógicas, elaboração de projetos, criação de plano de gestão escolar e outros assuntos relacionados. 

Confira os detalhes aqui. 

Metodologias ativas de aprendizagem EAD 

Esta pós-graduação ajuda o docente a descobrir como aplicar metodologias inovadoras em sala de aula e modernizar a relação ensino-aprendizagem.

Nela, você aprende as melhores técnicas pedagógicas para transformar o aluno em agente ativo de sua aprendizagem. 

Confira a grade curricular e demais informação nesta página. 

Motricidade e desenvolvimento motor na educação infantil EAD 

Ainda para quem tem interesse na educação infantil, essa especialização objetiva aprofundar os conhecimentos do educador para trabalhar com as atividades que estimulam a motricidade e o desenvolvimento motor das crianças. 

Acesse todas as informações neste link. 

Orientação educacional: teoria e prática EAD 

Durante este curso de especialização, você vai desenvolver sua capacidade analítica para aplicar em sala de aula e gerir turmas por meio de técnicas de psicologia e educação inclusiva. 

É uma pós que responde como extrair o melhor do aluno e qual é a melhor forma de lidar com diferentes estilos humanos em sala de aula. 

Veja a grade curricular neste link. 

especialização em educação - quais são as melhores áreas da educação para fazer pós

Pedagogia empresarial e desenvolvimento do conhecimento EAD 

Essa especialização é para quem tem interesse na área de educação corporativa.

Ela desenvolve habilidades analíticas, reflexões sobre o aprendizado no contexto organizacional e identificação de processos e gargalos que impedem o funcionamento das instituições. 

Confira todos os detalhes nesta página. 

Práticas inovadoras em educação EAD 

Esta pós traz ao docente novas formas de enxergar o ensino, com práticas diferentes das tradicionais que buscam extrair o melhor de cada aluno.

Você vai aprender as melhores estratégias de pedagogia com toques de tecnologia e comunicação integrada. 

Veja as informações completas aqui. 

Psicopedagogia EAD 

A pós em psicopedagogia prepara o docente para atuar com estímulos de linguagem e motor, neuropsicologia, teorias de aprendizagem e demais assuntos relacionados ao desenvolvimento humano. 

Confira a grade curricular e as áreas de atuação neste link. 

Supervisão educacional EAD 

Se você quer desenvolver suas habilidades para se tornar um supervisor ou diretor competente, este curso de especialização é o caminho.

Nele, você aprende a fortalecer a comunidade escolar e a promover relações cooperativas entre professores, alunos e comunidade. 

Veja todas informações aqui. 

Tecnologias digitais aplicadas à educação EAD 

Hoje em dia existem inúmeras possibilidades de complementar o aprendizado, ou aumentar a interação da classe, usando a tecnologia.

E este curso de pós-graduação visa enriquecer o repertório do docente para incorporar a tecnologia e ferramentas digitais em sala de aula. 

Confira a grade curricular e os detalhes da especialização neste link. 

Conclusão 

Chegando do final deste conteúdo, esperamos que todas as suas dúvidas tenham sido sanadas e que você esteja se sentindo pronto para tomar uma decisão quanto à sua especialização. 

Leia também: 

Inscreva-se no nosso Blog

Nova call to action

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT