Se existe um hábito que tem se tornado cada vez mais comum na vida dos estudantes é o de estudar em casa. Afinal, seja por conta de uma pandemia, seja por conta de uma rotina atarefada, há diversos fatores que impedem algumas pessoas de dedicar mais tempo para conquistar o tão sonhado diploma do ensino superior de maneira presencial, pelo método de ensino mais tradicional ao qual estamos acostumados.

 

Nem sempre é possível se deslocar todos os dias até uma faculdade tradicional. Por isso, o ensino a distância é considerado uma das melhores opções para quem quer se formar no ensino superior, ao mesmo tempo que precisa conciliar as responsabilidades profissionais e com a família.

 

Se você está em busca de uma graduação flexível que se adeque à sua rotina, um curso EAD é a opção ideal para a sua formação. Mas com ele, você precisará adaptar alguns aspectos do dia a dia para conseguir se dedicar de maneira eficaz e com determinação aos estudos.

 

Neste texto vamos apresentar as principais dicas para você criar o seu cronograma de estudos de acordo com a disponibilidade do seu tempo, as melhores técnicas para aumentar o foco e soluções para estudar em casa sem abrir mão do trabalho ou mesmo da diversão com a família.

 

Você verá que, com alguns macetes práticos, o ensino caseiro se torna mais divertido e flexível. Vamos a eles?

 estudante home office

Determine horários para cada coisa

 

Antes de começar a estudar, é preciso estabelecer bem quais são os horários que você tem disponível, seja por dia ou por semana. O ideal é que você separe horários fixos para tornar o estudo um hábito, e assim, encaixá-lo na sua rotina de forma tranquila e maleável.

 

Não importa se você tem uma hora, meia hora ou até mesmo 15 minutos para estudar diariamente, e sim a maneira como você aproveita esse tempo e faz dele a oportunidade de ouro para aprender algo novo. Se você já possui uma rotina de trabalho em horário comercial, por exemplo, vale a pena analisar o melhor horário do dia para se concentrar nos estudos. Você se considera uma pessoa matutina ou noturna?

 

Dependendo da resposta, pode ser que uma hora antes do trabalho seja o ideal para revisar a matéria, ou então funcione melhor se você pegar uma hora da sua noite para isso. Tudo depende da carga de atividades que você precisa seguir ao longo do dia. Faça uma análise até mesmo da sua condição emocional, se ela é melhor ao amanhecer ou ao anoitecer. Tudo isso influencia na hora de sentar para estudar uma determinada matéria.

 

Se a sua realidade é trabalhar durante a semana e curtir com a família aos finais de semana, não se preocupe. Ainda assim dá para encaixar um tempo para os estudos no seu dia a dia. Aos finais de semana, por exemplo, você não precisa abrir mão daquele passeio divertido com os amigos ou com a família. Que tal separar duas horas do seu sábado para revisar o conteúdo aprendido durante a semana, ou até mesmo colocar em prática aquele projeto complementar que foi passado em sala de aula?

 

Note que você não precisa deixar de fazer uma coisa para fazer outra. Tudo depende de você usar o tempo da melhor forma possível sem sobrecarregar seus afazeres. Ter um calendário por perto para anotar os compromissos ajuda bastante a determinar quando você precisará se dedicar mais a alguma coisa em razão de outra. Você pode ainda estabelecer metas diárias e semanais para alimentar a motivação.

 

Ensine a família a não interromper

 

Esse é um dos incômodos mais comuns para quem precisa estudar em casa, afinal nem sempre é possível contar com o ambiente vazio e silencioso para alimentar a concentração. E nem precisa ser assim! Uma boa dica é avisar os membros da família que em determinadas horas você se dedicará aos estudos, dessa forma eles também ficarão mais atentos sobre quando não incomodar.

 

Claro que em teoria é tudo muito fácil e a gente sabe que nem sempre é assim na prática, não é mesmo? Principalmente para pais com crianças em casa. Nesse caso, o que mais funciona é sempre o diálogo. Você pode negociar com o seu filho de brincar com ele depois de realizar suas atividades acadêmicas.

 

O mais importante aqui é não causar mais problemas ou tornar a convivência em casa um desconforto, pelo contrário. É possível se dedicar a passar um tempo se divertindo com a família e um tempo para os estudos, e assim todo mundo fica feliz.

 

Vale lembrar também que os filhos também precisam dedicar tempo para estudar, portanto quando você estuda em casa pode ainda contribuir para o desenvolvimento dos pequenos, já que eles adoram se inspirar nos pais para realizar atividades. Que tal um momento para todos estudarem juntos?

 

Crie uma rotina flexível com os demais membros da casa sobre afazeres domésticos, recebimento de visitas etc. O plano aqui não é simplesmente largar as responsabilidades de casa para os outros, mas conciliar o seu tempo para tornar o dia produtivo em todas as esferas.

 

Conheça a técnica Pomodoro

 

Existem diversos métodos de gerenciamento de tempo por aí, mas um dos mais famosos com certeza é a Técnica Pomodoro. Desenvolvida no final dos anos 80 por um universitário italiano, ela promete aumentar sua produtividade e organizar ainda mais o seu tempo. A sacada aqui é você dividir o tempo em blocos de concentração para estimular o foco.

 

Para colocá-la em prática você vai precisar de três materiais simples, anota aí: um timer ou cronômetro para fazer a contagem regressiva – pode usar o do celular; uma lista de tarefas – existem ferramentas online, mas pode utilizar um bloquinho ou agenda; lápis e borracha se fizer a mão.

 

  • A primeira coisa a se fazer é criar uma lista de tarefas que você pretende desempenhar durante o dia;
  • Separe a matéria ou trabalho que irá se concentrar e então divida em períodos de 25 minutos para trabalhar cada uma;
  • Quando o timer chegar ao fim dos primeiros 25 minutos, marque como concluída a primeira tarefa. Se ela não foi finalizada, você pode marcar o status (40% concluído, por exemplo;
  • Faça uma pausa de 5 minutos para recarregar as energias! Nesse período, aproveite para fazer outras coisas não relacionadas ao estudo, como ir ao banheiro, dar uma volta no jardim ou preparar um bom café.

 

A cada três ciclos, faça uma pausa maior (entre 15 e 30 minutos) para descansar. Vale lembrar que essas medidas de tempo são sugeridas no método clássico, mas nada impede que você encontre o seu próprio equilíbrio e período de descanso ideal

estudante em casa 2

 

Organize um cronograma

 

Essa é talvez a dica mais valiosa para você aproveitar ao máximo a sua graduação e conseguir estudar em casa da melhor forma. Quando organizamos o tempo, tudo fica mais fácil e prático. E com os estudos não é diferente!

 

Você deve tratar esse momento como mais uma responsabilidade do seu dia, assim como o trabalho, a família, o supermercado, o médico. Estudar é um hábito que precisa ser aprimorado todos os dias, e um cronograma faz toda a diferença.

 

Organize sua semana de acordo com o tempo que você tem disponível para estudar. Depois, estabeleça os dias dedicados a cada matéria. Quer um exemplo? Separe as segundas, quartas e sextas para estudar as matérias de exatas, e as terças, quintas e sábados para estudar as de humanas. Claro que cada curso tem seu direcionamento específico, mas você pode se basear nesse exemplo para criar padrões de estudo.

 

Existem diversos aplicativos que você pode utilizar para organizar seus estudos, que vão desde calendários até gerenciamento do tempo. Ao colocar num papel tudo que você precisa revisar e aprimorar, fica mais fácil identificar quais as matérias com as quais você mais se identifica, quais demandam mais tempo e até mesmo as principais dificuldades, para que você possa organizá-las para estudar mais de uma vez se necessário.

 

Estudos ou Diversão? Escolha os dois!

 

Quem foi que falou que a hora de estudar precisa ser entediante? Há diversas maneiras de tornar os estudos um momento mais divertido. Por isso, complementar as matérias com materiais que enriqueçam e te tragam ainda mais inspiração para a área almejada fazem toda a diferença.

 

Você já pensou em assistir séries de televisão ou filmes com temática parecida com a que você estuda? Existem diversas listas online com dicas para você turbinar o seu “momento Netflix” em uma oportunidade de se divertir e aprender ao mesmo tempo. Aproveite também para atualizar a leitura com obras que te façam pensar, isso ajuda a fortalecer a concentração e a despertar seu lado criativo.

 

Outra forma de dar um “up” nos estudos é ouvir podcasts, você já conhece essa modalidade? Essa espécie de rádio online traz conteúdos para diferentes estilos e gostos, com a vantagem de que você ouvir um canal específico sobre o que quer aprender mais. Existem diversos podcasts interessantes para você escutar entre um estudo e outro e ficar por dentro de notícias, cultura e história.

 

Aproveite muito bem os horários com a família

 

Nem só de estudos se vive um universitário, não é mesmo? É preciso saber conciliar o tempo para não sobrecarregar nenhuma área da vida, por isso mesmo quem estuda em casa deve separar um tempo para curtir com a família e os amigos. E para que a rotina de estudos não acaba desgastando a convivência em casa, que tal valorizar os momentos que você passa com eles?

 

Ao criar seu cronograma de estudos, planejar os horários e estabelecer algumas regras básicas para estudar da melhor forma, você aproveitará muito mais os pequenos prazeres da casa. É importante estabelecer uma rotina saudável para ajudar com as tarefas em casa, sair para passear ou simplesmente preparar alguma coisa gostosa para comer no jantar. O equilíbrio e a boa convivência em casa contribuem e muito para a motivação nos estudos.

 

A dica que damos aqui é saber equilibrar o tempo que você tem disponível, dessa forma você não precisa deixar de ir ao cinema com as crianças e nem perder aquela partida importante do seu time no domingo de futebol. Estudar em casa requer disciplina, mas vale muito a pena quando você torna esse um hábito a mais no seu dia a dia. E melhor ainda quando serve de inspiração para os demais familiares, não é mesmo?

 

Mantenha o foco no futuro

 

Todo mundo que ingressa no ensino superior o faz por algum motivo, seja para se especializar e seguir carreira na área que sempre sonhou, seja para complementar os estudos e aprender novas habilidades para aplicar na profissão que já atua. Portanto, há sempre alguma motivação que te leva a escolher um curso na faculdade.

 

Você sabe onde quer estar daqui a 10 anos? Essa é uma pergunta que pode assustar algumas pessoas, mas serve como um fator motivacional para você se dedicar e tornar seu estudo ainda mais valioso. Tente traçar objetivos e metas que se adequem à sua realidade, e dessa forma o momento de estudo se tornará uma alavanca a mais para te fazer chegar onde sempre sonhou.

 

Entenda que estudar em casa é um processo, e todo dia que você atualiza uma matéria é um novo passo para alcançar um objetivo. Por isso, entender esse caminho é uma forma de não desistir e manter o foco. Lembre-se disso quando bater aquela preguicinha na hora de estudar: onde você quer chegar? Qual o seu objetivo principal ao escolher uma graduação e estudar em casa? Assim, fica mais fácil se dedicar aos estudos e se manter firme nessa jornada.

 

 

A entrada no ensino superior é uma etapa muito importante na vida de várias pessoas. E estudar de casa pode ser mais fácil e prazeroso do que você imagina. Como você pode observar, foi-se o tempo em que as pessoas precisavam escolher entre dar conta da família, do trabalho ou dos estudos. Hoje, é possível conciliar as responsabilidades e desenvolver novas habilidades pessoais para aplicar no futuro.

 

Uma boa dose de dedicação, comprometimento e organização podem revolucionar a maneira como você estuda, trabalha e curte a vida. Com algumas dicas, é possível estudar em casa de maneira eficaz e flexível, sem abrir mão da parte boa. Afinal, o momento de estudo também vai se tornar um hábito prazeroso.

 

Está convencido de que estudar em casa te trará ótimos benefícios para o seu futuro profissional? Então não deixe de conferir nosso próximo texto e saiba como melhorar ainda mais a sua produtividade no trabalho.

 

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT