Faculdade a Distância é a modalidade de estudo que mais cresce no Brasil. Não apenas em número de alunos, mas também em variedade de cursos. Atualmente, é possível estudar as mais diversas áreas, desde comunicação, negócios, educação e até engenharia EAD.

Mas será que estudar a distância é uma boa? E para um curso como engenharia, como fica a parte prática do curso? Essas perguntas são comuns, mas é importante que você saiba que o EAD tem sido cada vez mais reconhecido no mercado.

Uma Pesquisa feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aponta que um em cada cinco estudantes do ensino superior estão cursando a faculdade por EAD. Já são 2 milhões de alunos matriculados nessa modalidade, o que representa o total de 21% dos estudantes que optaram pela faculdade a distância e continuam estudando.

Com o aumento na procura por cursos a distância, o número de faculdades que oferecem a modalidade EAD também aumentou. Hoje são mais de mil faculdades credenciadas e autorizadas pelo MEC que podem oferecer graduação a distância no Brasil.

Um dos cinco cursos de graduação mais procurados do Brasil é o de engenharia. A valorização do curso com o passar dos anos, o amplo leque no mercado de trabalho, a imensa variedade na especialização e salários atrativos é o que faz o curso ser um dos mais procurados entre os estudantes.

A educação a distância é a alternativa para quem deseja fazer o curso superior, mas precisa de flexibilidade de horários. Afinal, não é fácil conciliar trabalho, afazeres pessoais ou domésticos, viagens entre outros compromissos com a responsabilidade de estudar e estar todos os dias na sala de aula.

Então, se você tem o sonho de ser engenheiro, mas tem dúvidas sobre o curso, as disciplinas ministradas, mercado de trabalho ou sobre o ensino EAD, continue lendo esse post, pois vamos te ajudar.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Como são os cursos de Engenharia EAD?

Diversas instituições públicas e privadas de ensino superior oferecem curso de engenharias, mas é a modalidade a distância que vem se destacando cada vez mais. A graduação em Engenharia EAD é relativamente recente no país, mas maioria das engenharias já foram autorizadas pelo MEC e podem ser oferecidas no modelo EAD.

As faculdades de Engenharia EAD são semipresenciais, ou seja, ela não é completamente online. Você terá aulas presenciais uma ou duas vezes por semana na faculdade. Esses horários podem variar em cada instituição, sendo que algumas fazem aulas quinzenais e até mensais.

Se você ainda tem dúvidas ou medo se deve ou não fazer faculdade de engenharia EAD, entenda que o rápido crescimento da tecnologia permite ao estudante que optou por estudar online tenha o mesmo, (ou às vezes até mais) conteúdo de qualidade que o aluno que frequenta a faculdade todos os dias.

Isso se dá por que as aulas são aplicadas por meio de videoaulas, além de exercícios, quizzes, arquivos de áudio, livros entre outros formatos. Para assistir às aulas basta ter um computador, celular ou tablet, com acesso a internet.

Todos esses conteúdos ficam disponíveis 24 horas por dia pra você acessar nos quando e onde quiser. Assim, não é necessário cumprir horários fixos para fazer a maioria das atividades.

Então, por meio da plataforma online, você terá acesso a conteúdos teóricos e que servirão de bases para as aulas presenciais que acontecerão no Campus. Nestes momentos você vai colocar em prática o que aprendeu, terá aulas expositivas com professor, experiências em laboratórios, trabalhos em grupo, discussões sobre os materiais, entre outras atividades que aprofundarão o seu conhecimento.

Além disso, as melhores faculdades deixam toda a estrutura do campus a disposição do aluno EAD, inclusive com professores para tirar dúvidas. Assim, você pode frequentar os laboratórios, projetos de pesquisa e extensão e ter uma experiência universitária completa.

E, quando estiver estudando em casa, também é possível entrar em contato com o professor através de e-mail, chat e videoconferência para tirar dúvidas.

Perceba, então, que no curso de Engenharia EAD, você tem a flexibilidade de estudar uma quantidade do curso online, mas sem perder os momentos práticos. A modalidade de estudo semipresencial é autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) desde o ano de 2004.

A engenharia é uma área diversificada e ampla que acompanha as mudanças da sociedade e exige muita dedicação do estudante. O curso se encaixa na área de exatas, portanto, disciplinas como matemática, ciências, administração, cálculos e desenhos serão comuns durante o decorrer do curso de engenharia EAD.

Os primeiros anos de Engenharia, ou seja, a base de conhecimento, é bastante parecida em todas as engenharias. Tanto que há estudantes que resolvem mudar de graduação no segundo ou terceiro ano e conseguem aproveitar quase todas as disciplinas.

No curso de engenharia EAD, além das aulas presenciais, que são práticas, você também precisa cumprir estágios supervisionados. No estágio supervisionado, o aluno vai aprender na prática o dia a dia da profissão e é um excelente momento para fazer contatos.

estudante escrevendo

Quais engenharia EAD são reconhecidas pelo MEC?

Atualmente existem dez tipos de engenharia oferecidas a distância autorizados pelo MEC, são elas:

  • Engenharia Ambiental;
  • Engenharia Ambiental E Sanitária;
  • Engenharia Civil;
  • Engenharia de Computação;
  • Engenharia de Comunicações;
  • Engenharia de Controle e Automação;
  • Engenharia de Produção;
  • Engenharia de Software;
  • Engenharia Elétrica;
  • Engenharia Mecânica.

Antes de se inscrever no vestibular é importante que você faça uma pesquisa e escolha uma boa instituição para estudar. Confira a reputação da universidade, qualidade de ensino, porcentagem de professores mestres e doutores, reconhecimento da instituição no mercado de trabalho. A verificação desses itens é fundamental na escolha da faculdade.

A escolha da faculdade vai influenciar diretamente no sucesso profissional do aluno. Por isso, escolher a instituição autorizada pelo MEC é o primeiro passo para quem quer fazer faculdade de engenharia EAD.

A faculdade engenharia EAD é valorizada?

Apesar do crescimento pela procura de faculdades EAD, é comum encontrar pessoas com dúvidas sobre se estudar a distância é uma boa opção.

Se você também tem essa dúvida, saiba que o que determina a qualidade do curso não é o fato do aluno estar todos os dias na sala de aula na frente do professor. O que realmente importa é a estrutura, o projeto pedagógico do curso e da faculdade escolhida, a metodologia que a faculdade escolheu para a aplicação das disciplinas e claro, a dedicação do aluno.

A metodologia de estudo é a maneira com as disciplinas serão aplicadas ao aluno durante a faculdade de engenharia. A metodologia EAD é tão criteriosa quanto a do método presencial, pois conta com professores especializados e infraestrutura laboratorial adequada.

Assim como na faculdade presencial, no curso de engenharia EAD, o aluno precisa cumprir e respeitar os prazos e as datas de entrega de trabalhos, provas e encontros presenciais com os professores. Então, você como estudante, deve seguir o cronograma pedagógico estipulado pela instituição, caso contrário, não conseguirá o diploma.

No diploma do engenheiro não vem especificado a modalidade de estudo, se foi presencial ou à distância. Assim, durante o recrutamento, o que se fará diferença será se você tem ou não o curso superior em engenharia numa boa universidade e os conhecimentos que você mesmo apresentar ao entrevistador.

Para concluir a faculdade na modalidade EAD e conseguir o sonhado diploma de graduação é preciso dedicação, capacidade de organização, concentração e foco. A faculdade de engenharia EAD exige disciplina e organização em relação ao uso do tempo, características essas que só a modalidade EAD consegue oferecer aos seus alunos.

Além disso, os estudantes que optam pela faculdade EAD aprendem a desenvolver o senso apurado de urgência, e a habilidade na resolução rápida de problemas. Essas qualidades podem ser destacadas em qualquer processo seletivo e garantir sua vaga.

Tanto o engenheiro formado por ensino a distância ou no método presencialmente são considerado apto a atuar no mercado de trabalho, mas para isso é preciso ter o diploma da faculdade e se registrar junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).

Como estudar Engenharia EAD gratuito?

Muitas pessoas não sabem, mas é possível conseguir descontos nas mensalidades e também bolsas de estudo integrais para faculdades EAD. Existem diversas maneiras e oportunidades de cursar uma faculdade de engenharia EAD com desconto, vamos entender mais sobre elas?

O PROUNI, Programa Universidade Para Todos, além de bolsa de ensino para cursos presenciais, também oferece bolsas para graduação na modalidade EAD. Todo semestre o ProUni disponibiliza bolsas de estudo em instituições privadas do ensino superior parciais (50%) ou totais (100%) na modalidade EAD.

A seleção do ProUni para bolsas EAD seguem os mesmos requisitos do para cursos presenciais. O candidato deve ter feito a edição mais recente do Enem, ter obtido desempenho de pelo menos 450 pontos na prova e nota maior que zero na redação. Quanto maior a nota, maiores as chances de conseguir a bolsa.

O candidato a bolsa também precisa ter estudado o ensino médio completo em escola pública, ou em escola privada como bolsista integral, comprovar renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa para a bolsa parcial de 50%, ou de um salário mínimo por pessoa para conseguir 100% de desconto na mensalidade. Além disso, o candidato não pode já ter um diploma do ensino superior em faculdade ou em universidade particular.

Outra possibilidade é a que algumas faculdades privadas oferecem descontos em suas mensalidades conforme a pontuação do ENEM. Para consegui-los o aluno precisa cumprir alguns requisitos como ter feito a prova do ENEM a partir de uma data especificada pela instituição. Geralmente você não pode ter zerado na redação e também é preciso ter obtido uma determinada pontuação mínima na prova. Os benefícios oferecidos podem variar de 10% a 100% de desconto, para o primeiro semestre ou para o curso todo.

Outra alternativa para conseguir os descontos na faculdade de engenharia EAD é verificando sites exclusivos para quem procura bolsa de estudo EAD. Tratam-se de empresas que fazem parceria com as instituições e divulgam as oportunidades, em troca das comissões de alunos matriculados por meio de tais portais. São facilmente encontrados em uma pesquisa no Google. Você pode começar procurando nos sites Quero Bolsa, o Mais bolsas.

mulher estudando com notebook

Qual curso de Engenharia EAD escolher?

Se você se interessou no curso de engenharia EAD, mas não sabe qual escolher, vamos te ajudar. Listamos abaixo quatro das engenharias mais procuradas entre os estudantes, cada uma delas tem suas características, perfil e mercado de trabalho próprio.

Engenharia Civil EAD

A engenharia civil é uma das mais tradicionais modalidades. Aqui o estudante aprende sobre execução de obras de todo tipo como estruturas, estradas, pontes, edifícios, viadutos, barragens, além das residências e prédios comerciais e residências. O principal foco de trabalho desse profissional é na elaborar, executar e fiscalizar projetos. As construtoras são as empresas que mais contratam esse profissional.

Engenharia de Produção EAD

O engenheiro de produção é responsável por garantir a eficiência dos processos produtivos. Sua função é manter a qualidade do serviço e ao mesmo tempo manter baixos os custos da produção de uma empresa ou indústria. É um dos ramos mais amplos da engenharia, pois é ele quem alia conhecimentos técnicos com gestão de pessoas, administração e economia. Toda empresa que possua uma linha de produção deve ter um engenheiro de produção.

Engenharia Mecânica EAD

Nessa área o engenheiro trabalha na construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos de indústrias. O engenheiro mecânica é responsável, por elabora e fiscaliza projetos com motores, veículos, máquinas e sistemas termodinâmicos para todo tipo de indústria. Seu campo de atuação é vasto, ele pode atuar também em pesquisa de tecnologias, liderar equipes, atuar no controle de qualidade, projetar usinas e fábricas

Engenharia Elétrica EAD

Aqui, o engenheiro irá trabalhar com aplicações da eletricidade, eletromagnetismo e eletrônica. Ele será o responsável pela geração, transmissão, transporte e distribuição de energia elétrica. No mercado de trabalho, quem se formou em engenharia elétrica pode atuar em concessionárias de energia, indústrias, usinas e estações de geração de energia, ou no setor público. O Governo Federal planeja expandir o setor de energia elétrica em todo o país, o que deve influenciar no aumento da procura por engenheiros eletricistas.

Gostou de conhecer mais sobre os cursos de engenharia EAD? Como você viu, o curso a distância oferece tantos desafios quanto os presenciais e forma profissionais qualificados e prontos para a atuação profissional. Prazos para entregas de trabalhos devem ser cumpridos, as provas devem ser realizadas e os encontros presenciais devem ser respeitados.

Então, para se tornar um bom aluno da modalidade EAD, é preciso dedicação e disciplina, deve-se criar rotinas de estudos e desenvolver a sua autodisciplina.

Para entender ainda mais sobre a graduação EAD e a inserção no mercado de trabalho, leia nosso artigo: Quem faz faculdade EAD consegue emprego?

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT