Você saberia responder de maneira rápida qual é o setor de produção que mais se destaca na economia brasileira?

Se o agronegócio veio à sua mente, acertou!

Esse campo representa hoje 21,4% do PIB total do país, segundo levantamento feito pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Com dados positivos e um panorama favorável, a graduação em Gestão do Agronegócio EAD está na lista de cursos em alta até 2025 e se torna uma opção muito interessante para quem quer conquistar um diploma no ensino superior.

O setor do agronegócio apresenta resultados anuais tão positivos que nem mesmo grandes crises conseguem afetá-lo. O Brasil sempre foi considerado referência no setor, sendo um país que sobrevive de exportação de itens básicos que vão à mesa da população, como carne, cana-de-açúcar e café.

O profissional do agronegócio tem uma carreira de grandes oportunidades no mercado de trabalho, afinal há um campo de atuação muito abrangente. Ele é responsável por praticamente todo o processo de negociação, planejamento e distribuição de tudo que é produzido nas fazendas. Seja no setor agrícola, seja no agropecuário, o agrônomo pode atuar em diversas funções.

Por isso, a graduação em Agronegócio EAD é bastante interessante, até mesmo para quem já se formou em outras áreas – Engenharia, Administração, Marketing – e quer ampliar as habilidades para além da sua profissão.

Você sabia que um engenheiro civil pode trabalhar diretamente com o agronegócio, por meio da construção de obras pré-moldadas que facilitam o trabalho do agricultor?

Outro profissional que se destaca nesse setor é o de engenharia química, responsável pelo controle de qualidade dos produtos, pelo bom trato aos animais e por fiscalizar a produção no campo como um todo. Ou seja: o setor do agronegócio integra todas as engenharias.

Se interessou pela graduação e quer saber mais sobre? Neste texto, vamos abordar as principais características da área, as disciplinas que você aprenderá durante esse tecnólogo e os motivos pelos quais você deve investir no curso de Agronegócio EAD para se desenvolver ainda mais no mercado de trabalho.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

1. O curso abrange gestão e agro

Uma das principais vantagens para quem busca uma especialização em Gestão do Agronegócio é a abrangência de fundamentos que o curso disponibiliza ao longo dos três anos de graduação. Por exemplo: se você já tem uma graduação na área administrativa ou de engenharia, mas quer aumentar ainda mais seus campos de atuação, essa é uma excelente opção.

A grade curricular do curso é baseada em fundamentos administrativos, permitindo ao aluno desenvolver habilidades para além da pecuária ou da agricultura. Com disciplinas de gestão e liderança, o profissional formado terá em seu portfólio uma capacidade mais aguçada para liderar equipes e aplicar técnicas de manuseio e transporte de produtos.

Confira algumas das matérias que o curso de Gestão do Agronegócio EAD oferece ao aluno ao longo dos três anos de graduação.

  • Comportamento Humano nas Organizações;
  • Fundamentos da Administração;
  • Gestão Financeira;
  • Fundamentos de Direito e Estruturação Empresarial;
  • Empreendedorismo;
  • Direito Aplicado ao Agronegócio;
  • Políticas Públicas para o Agro;
  • Gestão de Pequenas e Médias Empresas;
  • Marketing nos Negócios;
  • Gestão da Tecnologia da Informação.

Percebeu a abrangência? Por meio de conhecimentos variados, esse curso permite que você possa desenvolver seu trabalho em todas as cadeias produtivas, por meio de estratégias de negócio que elevam a produtividade das empresas e atendem às demandas do mercado.

Há ainda um vasto escopo de conhecimento para quem escolhe essa formação, desde o planejamento geográfico, a manutenção da qualidade do solo, a melhor forma de utilizar as máquinas e o cuidado ideal para com os animais e com a vegetação. Todas essas etapas são fundamentais para o bom funcionamento tanto de pequenas cooperativas como de grandes indústrias do setor.

2. O agronegócio e suas diversas áreas de atuação

Já deu pra perceber que essa é uma graduação que possibilita ao formando inúmeras áreas de atuação, não é mesmo? O gestor do agronegócio pode atuar no setor de agropecuária ou de agricultura em pequenas, médias e grandes empresas – de caráter público ou privado.

Além disso, é possível ainda desempenhar um papel importante de consultoria para agroempresas por meio de técnicas de gestão e marketing que beneficiam as companhias no mercado de trabalho. Nessa área, o gestor ainda tem a possibilidade de trabalhar de maneira autônoma e de acordo com a realidade de cada produtor.

Já pensou poder contribuir com o pequeno produtor da sua região e ajudá-lo a transformar o setor regional de produção? Esse é um campo que demanda profissionais capacitados no mercado, portanto é uma oportunidade de ouro para quem está em busca de novos ares.

Há ainda diversas áreas de atuação em crescimento no agronegócio, que vão muito além da produção: o papel do engenheiro no campo vem se tornando peça cada dia mais fundamental para o setor. Ele será o responsável por criar soluções tecnológicas em prol de uma produção mais sustentável, moderna e eficaz.

agronegocio 3

3. O curso de Agronegócio EAD pode complementar sua formação

Durante o curso, o aluno aprenderá não só disciplinas voltadas para a prática no campo, mas também fundamentos de Administração, Marketing e Matemática, tornando esta uma graduação completa para quem busca enriquecer ainda mais o portfólio profissional.

Por abordar aspectos de gestão e liderança, o curso de Agronegócio mescla conhecimentos econômicos, logísticos e de análise do mercado. As melhores universidades disponibilizam a graduação na modalidade tecnólogo, com duração de 3 anos. Dessa forma, por ser uma especialização mais curta e ofertada a distância, se torna uma excelente opção até mesmo para quem busca uma segunda graduação para se desenvolver ainda mais no mercado de trabalho.

Para o formando em engenharia, essa pode ser uma excelente maneira de se especializar em uma área em constante crescimento; para o profissional de comunicação, a chance de aplicar consultorias e técnicas para valorizar o produto; a tecnologia de informação também ganha destaque na busca por novos softwares que otimizam o trabalho no campo. E por aí vai! São inúmeras áreas que demandam o gestor do agronegócio em seu escopo.

O curso de Gestão do Agronegócio do Centro Universitário da Região da Campanha – Urcamp foi desenvolvido especialmente para quem quer sair à frente no mercado de trabalho. A instituição de ensino oferece mais de 1.400 estágios extracurriculares e mais de 65 monitorias por ano para complementar o aprendizado EAD.

 agronegocio 2

4. O mercado de trabalho está aquecido no Brasil

O otimismo do mercado em relação ao agronegócio não é algo novo no Brasil. O país sempre foi considerado protagonista no setor de exportação, sendo hoje o maior exportador de carne bovina e de frango. É também o quarto do mundo na venda internacional de carne suína. No setor agrícola também fazemos bonito: somos o maior exportador de café, açúcar e cana-de-açúcar em escala mundial.

O agronegócio brasileiro é tão bem avaliado, que nem mesmo fatores negativos em relação à política fazem o país perder seu protagonismo. Em 2017 – um dos anos mais difíceis da última década, em termos de economia –, o Brasil registrou mais de 70 mil postos de trabalho em apenas um semestre. Isso significa que, mesmo em tempos de crise, a área continua crescendo cada vez mais e não para de bater recordes.

Não é exagero falar que o setor do agronegócio é hoje o mais rentável e sólido do Brasil. Com tanto otimismo, podemos afirmar que essa é uma área certeira para se investir profissionalmente. O aluno que decidir pela graduação em Gestão do Agronegócio EAD terá oportunidades incríveis de trabalho pela frente.

5. Tenha oportunidades em grandes e pequenas cidades

Em balanço divulgado em dezembro de 2018, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a pequena cidade Costa Rica, no Mato Grosso do Sul, foi apontada como uma das cem cidades brasileiras com a melhor economia do país. Já as cidades de Gavião Peixoto e São Pedro, de São Paulo, receberam nota máxima em todos os indicadores do Índice de Gestão Fiscal da Firjan (IFGF).

Mas afinal, o que será que essas pequenas cidades têm em comum, além do fato de possuírem menos de 30 mil habitantes? Talvez você já possa imaginar: o agronegócio é o grande responsável por alavancar a economia nessas regiões.

A região centro-oeste do Brasil continua líder da categoria no país, tendo como carro-chefe os estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. São pelo menos 14 cidades que fazem parte do ranking das 100 maiores produtoras, dentre capitais e pequenos municípios.

No quesito maior produtor individual, a cidade de maior produção agrícola do Brasil fica na Bahia: São Desidério teve R$ 3,6 bilhões em valor de produção em 2018.

Claro que as capitais brasileiras continuam liderando os índices de produção, mas aqui é importante destacar o desempenho das pequenas, provando, assim, que o setor do agronegócio é riquíssimo em oportunidades tanto em cidades grandes como em cidades pequenas.

6. Estude online com qualidade e flexibilidade

Uma das principais vantagens ao escolher um curso a distância é a chance de poder conquistar o tão sonhado diploma sem a necessidade de abrir mão de outras responsabilidades. Muita gente precisa conciliar a vida acadêmica e profissional, afinal nem sempre é possível largar o trabalho para se dedicar aos estudos, não é mesmo?

Por isso, o curso EAD surge como a melhor opção para quem busca pela primeira graduação ou até mesmo para aqueles que decidem se especializar em outras áreas na pós-graduação. Os cursos a distância permitem ao aluno montar um cronograma de estudos de acordo com seus horários disponíveis.

O curso de Gestão do Agronegócio do Urcamp oferece ao aluno uma plataforma moderna de aprendizado, com conteúdos que permanecem à disposição a qualquer hora, para serem acessados de qualquer lugar. Muitas vezes sobra só o final de semana para estudar, o que faz muitos jovens desistirem de entrar na faculdade. E aí é que entra a principal vantagem do EAD: podendo estudar de casa, fica bem mais fácil dar conta de tudo. Você pode assistir às aulas no horário que for mais conveniente, inclusive aos finais de semana.

Ah, e não pense que um curso EAD tem menos valor de mercado que um curso tradicional: eles são desenvolvidos com a mesma qualidade, seja para o ambiente físico, seja para o ambiente digital. As melhores universidades não diferenciam suas metodologias aplicadas, já que o corpo docente é o mesmo para os dois ambientes.

Na Urcamp, os diplomas são produzidos no mesmo padrão para todos os cursos da instituição, desenvolvidos especialmente para o mercado de trabalho, com foco nas oportunidades que o aluno terá dali para a frente. Portanto, ao decidir pela graduação em Agronegócio EAD, tenha em mente que você estará aprendendo as melhores e mais modernas técnicas para aplicar na sua carreira profissional.

Com o avanço das tecnologias no setor do agronegócio, e um mercado cada vez mais fortalecido, não restam dúvidas de que a área é hoje uma das mais otimistas no mercado de trabalho brasileiro. A exportação de alimentos é ainda a principal fonte de receita da economia brasileira, fazendo com que o setor seja sempre visto com bons olhos por todos os governos.

Não faltam bons motivos para investir conhecimento nessa área específica. O curso de Gestão do Agronegócio EAD engloba conhecimentos das ciências exatas, biológicas e humanas, tornando este um dos bacharelados mais completos do ensino superior.

E aí, está pronto para embarcar em uma nova carreira e abrir as portas para um mercado em constante evolução?

Ainda com dúvidas se a graduação em Gestão do Agronegócio EAD é a melhor opção para a sua formação superior? Acesse agora mesmo a página do curso e confira todos os detalhes.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.
Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT