Você já pensou em como é a administração de um hospital? Como será que funciona a gestão hospitalar? O que faz o profissional dessa área? Continue a leitura para saber mais! 

O Brasil, hoje, tem mais de 6.000 hospitais espalhados pelo país, divididos entre públicos e privados. Quando falamos em clínicas de imagem, diagnóstico, consultórios, esse número aumenta ainda mais. 

E, indo um pouco mais longe, colocando em panorama os recursos para a saúde necessários, o número de leitos, a contratação de profissionais da saúde qualificados, a organização interna desses hospitais, consultórios e clínicas e toda a administração envolvida por trás desses números, a área da administração hospitalar  se torna ainda maior e mais complexa.

A área da saúde é uma área que tende a se manter sempre aquecida. O Brasil possui cerca de 210 milhões de habitantes, e em termos de saúde e bem-estar, a população a saúde tem como base da pirâmide de necessidades. São aspectos difíceis de controlar, não há como saber quando vamos ficar doentes ou sofrer algum acidente.

Por isso, administrar recursos de saúde no Brasil, não é uma tarefa fácil. E, com foco nessa necessidade, surgiu o curso de gestão hospitalar.

Quer saber como funciona essa área? Quais as matérias desse curso? Se você estará apto para investir nessa formação mesmo sem conhecimento técnico na área da saúde? Boa leitura!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que é Gestão Hospitalar? 

Gestão Hospitalar é o curso feito para aprender sobre o gerenciamento de atividades administrativas e organizacionais de um hospital ou de outras organizações na área da saúde. Ele surgiu de uma necessidade crescente em aprimorar a área de negócios dentro da área da saúde, como a administração de um hospital, de um plano de saúde, de uma clínica, entre outros.

Dentro das funções administrativas de um gestor hospitalar, podem incluir também atividades de planejamento e controle de compras e custos, a supervisão de contratos e convênios, o diagnóstico e solução de problemas técnico-administrativos, o desenvolvimento e inovação nesse ramo, a contratação de equipes qualificadas, o contato com fornecedores, a organização dos setores internos, entre diversas outras atividades da área.

Além disso, esse profissional também poderá atuar em todas as áreas de negócios dentro da área da saúde, como marketing, comunicação, publicidade, gestão comercial, gestão de qualidade, departamento financeiro e recursos humanos.

As atividades e o escopo de atuação podem variar de acordo com a organização em que o profissional irá atuar e de acordo com a vaga escolhida. Mas seja em hospitais, clínicas, convênios ou consultórios, a mão de obra especializada desse profissional é imprescindível para o bom funcionamento e crescimento da organização.

O que se faz em Gestão Hospitalar? 

O curso de gestão hospitalar aborda diversas matérias de áreas variadas, como a área da saúde, do direito, dos negócios e, principalmente, da gestão.

Em administração, o aluno irá aprender técnicas administrativas, logística, administração de materiais, de serviços de terceiros, além de comportamento organizacional em instituições de saúde, administração da saúde, modelos de negócios e processos gerenciais.

As disciplinas jurídicas podem envolver direito e legislação, ética em saúde, direito hospitalar e legislação da saúde. Matérias importantes para a atuação do gestor hospitalar e mesmo para coordenar uma equipe jurídica interna, se necessário.

Já quando falamos em gestão, a área pode ser mais abrangente. O aluno poderá ter contato com gestão de contas, gestão de contratos, gestão de qualidade, gestão de materiais hospitalares, gestão de pessoas, de serviços, gestão de políticas, gestão de riscos, gestão de programas, entre diversos outros.

Além dessas citadas, o aluno também poderá ter contato com marketing, atendimento ao cliente, LIBRAS, engenharia hospitalar, contabilidade e economia. 

Como pudemos ver, a maior parte da carga horária será voltada para matérias de administração, gestão e negócios, pois essa será a base de atuação de um profissional de gestão hospitalar. Porém, podem estar presentes também, algumas matérias de saúde específicas, como epidemiologia e biossegurança.

gestao hospitalar ead

Como é o curso de Tecnólogo em Gestão Hospitalar? 

O curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar é um curso de graduação voltado a formar pessoas aptas à gestão de hospitais, planos de saúde, consultórios, clínicas, e entre outras organizações na área da saúde.

Por ser um curso tecnólogo, ele possui a duração menor devido à sua assertividade. As matérias vão direto ao ponto, são feitas de forma a encaixarem na demanda do mercado de trabalho. Por isso, esse tipo de curso superior está cada vez mais valorizado, sendo considerados os cursos que mais empregam no Brasil.

Além disso, ele tem a facilidade de poder ser feito na modalidade EAD. Os cursos a distância proporcionam conforto, liberdade e praticidade ao aluno. Ele poderá montar seus próprios horários, com a opção de poder estudar em paralelo com a atuação na área, aplicando na prática os ensinamentos do curso.

O curso de Tecnólogo em Gestão Hospitalar vai conter todas as matérias relacionadas principalmente à administração e gestão, algumas misturadas à área da saúde e outras específicas da área da saúde. Além disso, também podem conter matérias de marketing, comunicação, direto e economia.

Muitos acreditam ser um curso de saúde, mas, na realidade, esse curso desenvolve principalmente as capacidades analíticas e administrativas do profissional.

Quem deve fazer o curso de Gestão Hospitalar? 

O curso de Gestão Hospitalar é indicado para profissionais de administração que estão ou desejam ingressar na área da saúde em áreas administrativas. Também é recomendado para profissionais da saúde que desejam se aprofundar na área de administração da saúde.

Esse curso vai desenvolver o pensamento estratégico, a capacidade de identificar e solucionar problemas, de exercer a tomada rápida de decisões, o conhecimento de processos e logísticas da área, o raciocínio crítico, lógico e analítico, a criatividade, a percepção e a postura ética diante de situações

Dessa forma, os profissionais ideais para essa área são aqueles que possuem senso crítico, conhecimentos administrativos e rotinas da área da saúde, além de habilidades de negociação e comunicação.

São essas as principais habilidades e conhecimentos que serão desenvolvidas no curso de gestão hospitalar, portanto, com uma área extensa e um mercado aquecido, não há nenhuma restrição de atuação, sendo indicada para qualquer um que consiga desenvolver no curso as habilidades descritas.

Você irá trabalhar em um ambiente repleto de desafios, onde a pressão poderá te fazer crescer e, principalmente, irá desenvolver todas as habilidades de liderança e gestão. É uma área aberta à todos e um mercado bastante extenso.

Quanto ganha um gestor hospitalar? 

A área da saúde é uma das áreas que sempre irá se manter aquecida, independentemente do momento político e econômico do país. Por isso, existem diversas vagas neste mercado e os salários são bastante altos. Um profissional qualificado nesta área é bastante valorizado, em todos os setores de atuação.

O gestor hospitalar é uma profissão que, apesar de ter sua atuação dentro da área da saúde, ainda é bastante voltada para o administrativo e a área de negócios. Por isso, o valor do profissional se torna ainda maior, pois ele terá que lidar com ambas as áreas com maestria.

Segundo o site Salários.com, o gestor hospitalar recebe em média R$ 4.622,83 por 40 horas semanais. O teto salarial passa dos R$ 12 mil mensais. Por isso, são profissionais bastante valorizados no mercado.

Ainda segundo o site, a maioria dos gestores hospitalar são mulheres, com cerca de 34 anos,  formadas em Gestão Hospitalar e que trabalham até 44 horas semanais. 

Dessa forma, quanto maior o tempo de carreira, a especialização e a experiência do profissional de gestão hospitalar, maior será o salário e o valor daquele profissional na organização. O salário pode variar de acordo com a empresa em que atuar, seja um hospital, clínica, plano de saúde e até administração pública.

Como é o mercado de trabalho em Gestão Hospitalar? 

Como já vimos até aqui, o gestor hospitalar irá aprender diversas habilidades durante o curso. Isso acontece, pois a atuação desse profissional no mercado de trabalho deverá se utilizar de todas essas habilidades na prática. O gestor hospitalar vai muito além de ser somente o diretor de um hospital.

Dentre as funções desse profissional, estão a compra e venda de materiais, a gestão de pessoas e de equipes de um hospital, coordenando as lideranças diversas de setores variados, não somente a de médicos e enfermeiros, a logística de negócios, a administração financeira e o contato direto com órgãos públicos.

Além disso, ele pode atuar muito além de um hospital. Esse profissional tem espaço também em laboratórios de análises clínicas, casas de repouso, clínicas e consultórios de profissionais específicos, como dermatologistas e cirurgiões plásticos, na gestão de planos de saúde e até mesmo em órgãos governamentais da área da saúde.

Por isso, as matérias do curso de gestão hospitalar abordam áreas tão distintas. Isso é necessário para desenvolver esse profissional, fazendo com que ele chegue ao mercado de trabalho pronto para operar essas habilidades específicas da área.

gestao hospitalar

Existe pós em Gestão Hospitalar? 

O curso em gestão hospitalar pode ser feito como graduação ou pós graduação. A pós graduação é um jeito mais específico de aprender essa profissão, com as mesmas especificidades de uma graduação, mas de forma mais intensa e imersiva.

É a escolha ideal para quem já possui alguma graduação na área de negócios, como administração e processos gerenciais, por exemplo. Com essa pós, o aluno irá aprender as matérias mais específicas do mix entre a área de negócios e de saúde.

Também é indicado para quem já tem alguma graduação em medicina, enfermagem ou outra profissão da saúde e deseja se especializar na parte administrativa da área da saúde. Seja para atuar nesta área administrativa em alguma instituição e organização ou mesmo para o profissional da área da saúde que deseja abrir o próprio consultório.

Essa pós-graduação é realizada na modalidade a distância. Dessa forma, o aluno poderá também aplicar todo ensinamento na prática. Para quem deseja abrir o próprio consultório, já pode ganhar experiência atuando na parte administrativa, tudo em paralelo com o curso de gestão hospitalar.

Dessa forma, o aluno sai ganhando em dobro. Independentemente da área em que ele já atua, fazer a especialização de forma rápida e completa vai aumentar ainda mais a experiência teórica nessa área.

Por que fazer Gestão Hospitalar EAD? 

Com o curso de gestão hospitalar na modalidade a distância, você tem a liberdade de fazer os seus próprios horários de estudos. Dessa forma, você quem determina a melhor forma de aprender e absorver o conteúdo das aulas.

Com essa liberdade, você pode ainda atuar na área ao mesmo tempo em que faz o curso. Sendo assim, é mais fácil colocar em prática toda teoria aprendida durante a formação. 

É a receita perfeita para se tornar um especialista na área de gestão hospitalar. Com tutores preparados para tirar suas dúvidas a qualquer momento e o suporte oferecido pelas instituições, você sai na frente e se prepara.

Além disso, é um curso voltado bastante para a área administrativa. As matérias da área de saúde estão mescladas com a área de negócios, ou, no máximo, são apenas as bases teóricas do conhecimento. Isso faz com que seja possível fazer todo o curso de forma a distância, sem a necessidade de se deslocar até o polo. 

Você também desenvolve habilidades importantes para um líder no mercado de trabalho, como a autogestão, a automotivação, a gestão de tempo, a autonomia,  e muitos outros!

E aí, gostou dessa mistura entre saúde e negócios que o curso de gestão hospitalar proporciona? A área de trabalho dessa área é extensa, podendo passar por várias organizações de pequeno, médio e grande porte. Além disso, o profissional também pode atuar em organizações do governo, e até mesmo em cargos públicos de gestão.

Com tantas oportunidades, é um bom momento para investir nessa carreira. A área da saúde tende a estar sempre em ascensão e crescimento constante, além de estar aquecida independentemente do momento econômico do país.

Aproveite e conheça o curso de Gestão Hospitalar da Urcamp. Aqui você estuda com corpo docente capacitado e uma grade curricular completa, em que teoria e prática andam lado a lado. A Urcamp é a primeira instituição da região da Campanha com a maior nota (5) pela avaliação do MEC.

Conte com a qualidade no ensino, a liberdade e os diferenciais que só o EAD da Urcamp podem te oferecer.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT