O que são soft skills e hard skills? Como desenvolver? Veja aqui!

Postado em 27 de jan de 2021
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Joana era uma ótima analista. Dominava todos os recursos do Excel, sabia fazer contas complexas de cabeça e sempre entregava os relatórios no prazo. Mas foi demitida na semana passada. O motivo? Não sabia trabalhar em equipe.

A história de Joana é fictícia, mas bastante comum.

9 em cada 10 profissionais são desligados das empresas por falta de habilidades comportamentais, segundo levantamento da consultoria Page Personnel.

Foram ouvidos mais de 1,4 mil executivos de RH dos setores de varejo, vendas, TI, construção, marketing, finanças e engenharia para se chegar a esta conclusão.

Os números revelam a importância de aliar o desenvolvimento de soft skills e hard skills para crescer na carreira. Por isso, neste artigo, você vai entender a importância de desenvolver esse conjuntos de habilidades.

Confira:

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O que significa hard skills?

Hard skills é um termo utilizado para denominar o conjunto de competências técnicas de um profissional. Ou seja, são aquelas habilidades que são aprendidas através de cursos, treinamentos e workshops.

Graduação, especialização, mestrado, doutorado, conhecimento em língua estrangeira e cursos técnicos são alguns dos meios de desenvolver e aperfeiçoar as hard skills.

Essas habilidades são mais fáceis de serem identificadas em um processo seletivo, afinal é possível comprová-las por meio de certificados e diplomas. Para exemplificar melhor, vamos imaginar um personagem fictício: Gabriel.

Gabriel é formado em Direito e busca uma oportunidade em um escritório especializado em crimes cibernéticos. Qual seria a melhor forma de ele potencializar suas hard skills? Certamente uma pós-graduação em direito digital.

Cada área vai demandar diferentes hard skills dos profissionais. Contudo, existem algumas que são exigidas por quase todos os perfis de empresa. Veja exemplos:

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O que são as soft skills?

Já as soft skills são o conjunto de habilidades interpessoais de um profissional. Elas são competências relacionadas aos traços comportamentais de um indivídup, englobando a forma como ele se relaciona com os outro e consigo mesmo.

Diferentemente das competências técnicas, as soft skills são mais difíceis de comprovar, afinal são características muito mais subjetivas.

Para exemplificar, vamos retomar nosso personagem fictício Gabriel. Você acha que as habilidades técnicas proporcionadas pela graduação serão suficientes para Gabriel exercer plenamente sua profissão?

Para advogar, é bem possível que ele precise também de competências como boa comunicação interpessoal, alta capacidade persuasão e inteligência emocional para além do que aprendeu na faculdade. Todas essas habilidades são soft skills.

Dessa forma, podemos concluir que dispor de um bom repertório técnico não é suficiente para se destacar no mercado de trabalho e exercer plenamente uma profissão. Existem diversas características subjetivas que podem fazer toda a diferença.

Por isso, empresas têm buscado cada vez mais por profissões que vão além das competências técnicas do cargo, observando e priorizando padrões comportamentais para tomar uma decisão.

Veja exemplos de soft skills:

  • Empatia
  • Criatividade
  • Proatividade
  • Colaboração
  • Trabalho em equipe
  • Comunicação eficaz
  • Liderança de equipe
  • Inteligência Emocional
  • Atitude empreendedora
  • Inteligência interpessoal

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A diferença entre soft skills e hard skills

As soft skills e hard skills são habilidades complementares.

Ou seja, para um profissional se destacar é indispensável que ele conte com competências técnicas e interpessoais. A principal diferença está na facilidade de comprovação.

Como você viu, as soft skills são mais subjetivas, precisando ser vistas e percebidas. Enquanto as hard skills podem ser comprovadas com certificados e diplomas.

Por isso, é comum que os processos seletivos contenham testes psicológicos e comportamentais, para ter uma noção de quais são as possíveis soft skills do candidato e como será o convívio diário dele com quem já integra a empresa.

 

 

 

As hard skills e soft skills mais procuradas pelas empresas

Confira as hard e soft skills mais buscadas pelas empresas na atualidade:

Hard skills

Profissionais de diferentes áreas terão conhecimentos técnicos distintos entre si. Contudo, existem algumas hard skills que são essenciais para todos os setores.

Abaixo, apresentamos quais são eles:

1. Pós-graduação

As habilidades fornecidas por uma pós-graduação também são hard skills muito valorizadas no mercado de trabalho por tornarem o profissional especialista em uma função.

Atualmente, existem dois tipos de pós-graduação: lato sensu e stricto sensu.

As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA. Já as stricto sensu se referem aos programas de mestrado e doutorado.

2. Idiomas

Com a globalização e as novas tecnologias, saber um idioma estrangeiro se tornou uma necessidade para quase todas as áreas. Sendo assim, essa é mais uma hard skill indispensável para se destacar no mercado de trabalho.

3. Conhecimento do pacote office

Atualmente, é difícil encontrar alguma empresa que não utilize as ferramentas do pacote office em seus processos, seja para fazer apresentações, planilhas ou relatórios.

Por isso, dominar essas ferramentas é essencial para todas as áreas profissionais. Ou seja, é mais uma hard skill que atravessa todas as profissões e áreas do conhecimento.

Soft Skills

Abaixo, apresentamos as soft skills mais procuradas pelas empresas Confira:

1. Proatividade

Não importa qual seja sua área de atuação, ser proativo é uma qualidade imprescindível para todos os profissionais. As pessoas proativas estão sempre em busca de formas de trazer melhores resultados para a empresa, indo além daquilo que está relacionado à sua pauta para isso.

2. Capacidade de trabalhar sob pressão

Independentemente do tipo de empresa ou atividade realizada, momentos de pressão são inevitáveis para todos os profissionais. Por isso, saber trabalhar sob pressão é uma capacidade essencial para profissionais de todas as áreas.

3. Colaboração e trabalho em equipe

Saber trabalhar em equipe é uma das habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho. Afinal, é por meio do pensamento coletivo e da tomada de decisão conjunta que nascem ideias inovadoras e disruptivas.

4. Senso de liderança

Um profissional com espírito de liderança sabe motivar e envolver a equipe, além de ter a capacidade de apontar e reconhecer as falhas do seu time, encontrando oportunidades para melhorar e se desenvolver.

Em função disso, a capacidade de liderança de um indivíduo é mais um soft essencial para quem busca crescer na sua área.

5. Inteligência Emocional

Esse termo se refere à capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos, tendo disposição e equilíbrio para lidar da melhor forma com eles.

Essa habilidade permite que os profissionais tenham um bom rendimento mesmo trabalhando sob pressão e evita que os colaboradores passem por crises de estresse e ansiedade.

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Como desenvolver as hard e soft skills?

E agora que você já sabe o que são as hard e soft skills, como desenvolvê-las?

Como visto, as hard skills podem ser adquiridas através do estudo. Por isso, identifique quais são as habilidades técnicas que você precisa aprender e, depois, busque os materiais necessários.

Já o desenvolvimento de soft skills é mais complexo. Ele envolve um processo longo – e paciência. Uma habilidade sociocomportamental não é adquirida da noite para o dia. Assim como um esporte, é preciso praticá-la com frequência para aperfeiçoá-la.

Para te ajudar nesta tarefa, confira um passo a passo para começar a desenvolver soft skills:

  1. Busque autoconhecimento: você precisa conhecer seus pontos fortes e fracos antes de desenvolver uma determinada soft skills. Então, busque tirar alguns minutinhos com certa frequência para pensar em tudo que aconteceu no trabalho, entendendo seus sentimentos e como reagiu a determinadas situações.
  2. Peça feedbacks: o feedback é um exercício de comunicação assertiva. É neste momento que você praticará sua capacidade de ouvir críticas de maneira respeitosa. Lembre-se de que elas são necessárias para seu aperfeiçoamento, mesmo que seja difícil ouvi-las.
  3. Participe de novos projetos: projetos são uma ótima forma de desenvolver soft skills na prática. Você conhecerá outras pessoas da organização, trocará experiências e ainda exercitará suas habilidades de comunicação e colaboração.

E então, conseguiu identificar as soft skills e hard skills que você já tem? Deixe um comentário!

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