Qual é a importância do trabalho em equipe para sua carreira?

Postado em 31 de mar de 2021
Loading...

A primeira vez que entendemos a importância do trabalho em equipe é durante a infância. As brincadeiras são organizadas em times, precisando da união para alcançar um objetivo. 

Essa dinâmica nos segue durante toda a vida, evoluindo de jogos para apresentações de estudos em grupo e, finalmente, para equipes no ambiente de trabalho. 

Para o mercado, saber trabalhar em equipe e lidar com grupos de pessoas é uma competência desejada. Para algumas vagas, ela pode, até mesmo, ser exigida. 

Então, para ajudar você, trouxemos neste artigo uma reflexão sobre a importância do trabalho em equipe. Vamos falar sobre como funciona essa dinâmica, o que você aprende trabalhando coletivamente e como pode se aperfeiçoar neste quesito. 

Você vai conferir: 

 

O que é trabalho em equipe? 

O trabalho em equipe é uma dinâmica que permite que pessoas se conheçam, interajam entre si e trabalhem juntas para conquistar um objetivo. 

Ele também pode ser caracterizado como uma união de esforços entre essas pessoas, que podem estar buscando a solução de um problema ou a conclusão de um projeto. 

Para que o trabalho em equipe funcione como deve, é necessário esforço e compromisso mútuo entre os colaboradores. 

É preciso pensar coletivamente, deixando a imaturidade e o individualismo de lado. 

Como funciona o trabalho em equipe?

Na prática, trabalhar em equipe significa que um grupo de pessoas está colaborando e contribuindo para avançar em uma tarefa ou meta. 

Para que essa dinâmica funcione é necessário ter clareza de comunicação, paciência e a liberdade de propor e testar novas ideias. 

Qual é o objetivo de se trabalhar em equipe?

Quando pensamos em todas as tarefas necessárias para fazer uma empresa funcionar, entendemos que não existe uma maneira de uma pessoa só acumular todas as tarefas. 

Logo, o trabalho em equipe tem como principal objetivo fazer com que uma tarefa ou projeto se conclua da maneira mais produtiva e proveitosa. 

E isso acontece através dos esforços de pessoas com conhecimentos e habilidades diferentes. No processo, existe um ganho de engajamento, interação, união e compartilhamento de foco. 

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Qual é a importância do trabalho em equipe para a sua carreira? 

A habilidade de trabalhar em grupo é uma competência valorizada no mercado de trabalho. 

Isso porque as práticas dentro das organizações estão se tornando, de maneira geral, mais abertas e horizontais, com a criação de grupos de trabalho e utilização de metodologias que aumentam a produtividade através de equipes. 

Por isso, podemos dizer que a primeira importância do trabalho em equipe para a sua carreira é ajudar você em processos seletivos. 

Porém, as vantagens do trabalho em equipe, e a importância dessa habilidade, não terminam quando você é contratado. 

Quando já estiver em um grupo, você também perceberá como essa dinâmica consegue trazer sentimento de pertencimento, o desenvolvimento de novas habilidades, convivência em um espaço mais agradável, etc. 

Além da experiência na rotina, outra importância do trabalho em equipe é a maneira como os grupos são organizados e as tarefas distribuídas. 

Dentro de um time, existem pessoas com habilidades e competências diferentes e complementares, logo as tarefas são distribuídas pensando na facilidade de execução e na colaboração.

🔵Leia também: Como se comportar no primeiro dia de trabalho

3 vantagens trazidas pelo trabalho em equipe

Pensando em quais são as vantagens de trabalhar em equipe, nós organizamos uma lista com as três principais. Confira: 

1. Criar conexões 

Trabalhar em equipe exige que pessoas convivam, e isso acaba fazendo com que os laços dentro de um time sejam estreitados. 

É possível que colegas se tornem amigos e que essas pessoas sejam conexões importantes umas para as outras. Criar conexões também é uma maneira de promover um ambiente de trabalho mais leve e agradável, além de ser um excelente networking. 

Essa vantagem também pode ser citada como uma importância do trabalho em equipe, pois é uma habilidade essencial dentro de uma organização e na vida pessoal. 

2. Aprender bastante 

Outra característica do trabalho em equipe é a troca de conhecimentos e experiências. 

Cada pessoa do time tem sua expertise, formação e área de atuação, então isso favorece uma troca mútua e rica de vivências. O que garante que você vai poder aprender algo novo todos os dias. 

3. Desenvolver habilidades e competências 

Além de adquirir novos conhecimentos por conta da troca diária, um time também favorece o desenvolvimento de novas habilidades e competências. 

Nesse sentido, trabalhar em grupo ajuda a exercitar sua inteligência emocional, autonomia, colaboração, paciência, empatia e senso coletivo. 

Todas as habilidades e competências citadas acima são reconhecidas como hard e soft skills esperadas do profissional do futuro. 

Por conta disso, desenvolver habilidades e competências também é uma importância do trabalho em equipe, além de uma vantagem. 

🔵Leia também: Mundo VUCA e BANI: entenda a diferença entre os conceitos

3 atitudes que dificultam trabalhar em equipe

E assim como existem vantagens de se trabalhar em equipe, também existem desvantagens. 

Mas nesse caso, essas desvantagens se originam no indivíduo e não da dinâmica em si. Confira abaixo as três principais atitudes que dificultam trabalhar em grupo: 

1. Individualismo 

Pensar apenas no que você vai ganhar com o trabalho em grupo, ou constantemente pensar em se destacar, traz muita dificuldade para você, para seus colegas e para a rotina. 

A sua participação trará resultados e será valorizada por uma liderança que estiver fazendo um bom papel, então o ideal é pensar coletivamente sempre. 

Como dissemos, dentro de um time as habilidades e competências se complementam. Logo, cada um colabora de um jeito diferente e não “melhor” ou “pior” do que o outro. 

2. Falta de flexibilidade 

Trabalhar em equipe passa diretamente por saber lidar com outras pessoas, pessoas estas que têm vivências, crenças, metodologias de trabalho e desejos completamente diferentes. 

Por isso, a flexibilidade é essencial. É preciso saber ouvir, ter percepção aguçada e saber quando ceder e quando se impor. 

Quando existe falta de flexibilidade em um time, é comum que as tarefas não caminhem, que os colegas fiquem insatisfeitos e que haja desconfortos. 

🔵Leia também: Antifragilidade, a soft skill para se adaptar a momentos de crise

3. Não saber se comunicar 

Por fim, esta dificuldade está bastante ligada à anterior e, como citamos, dentro de um grupo é essencial saber escutar e entender quando ceder e quando se impor. 

Porém, também é importante saber como se expressar com clareza. 

Muito do trabalho em equipe acontece trocando ideias, fazendo brainstorms e dando sugestões. Então é muito importante saber como expor opiniões de forma direta, assertiva e respeitosa. 

Um grupo que falha em se comunicar pode apresentar desavenças, retrabalho, problemas com a qualidade das tarefas e desalinho de expectativas. 

Como você pode se aperfeiçoar para trabalhar em equipe? 

Se você identificou que tem algumas das dificuldades que elencamos acima, chegou a hora de deixá-la para trás e aprender a trabalhar bem em grupo!

E mesmo que você não tenha se identificado e sabe que é um bom colega de equipe, o aperfeiçoamento sempre ajuda. 

Por isso, trouxemos aqui algumas dicas de como realizar um bom trabalho em equipe. 

  • Respeite a individualidade e as diferenças: é preciso aprender a ouvir o outro e a respeitar sua opinião. Claro que existem momentos, como na expressão de preconceitos, que precisamos intervir, mas sempre com respeito. Entender que você é apenas uma parte desse grupo ajuda a ver através da experiência do outro. 
  • Não centralize tarefas: seja aquele que delega em vez de um centralizador. Dividir as tarefas com os colegas ajuda a criar confiança dentro do time e aumenta o espírito de colaboração. Por isso, não centralize tudo em você, compartilhe responsabilidades, prazos e acordos. 
  • Seja uma pessoa humilde: como dissemos, a individualidade é prejudicial, e nesse sentido o orgulho também é. Então, não tenha medo de reconhecer seus erros e de receber críticas. Ninguém nasce sabendo, por isso faça perguntas e peça a opinião dos colegas. 
  • Seja prestativo e colabore: o sucesso do trabalho em equipe está na colaboração entre os colegas. Por isso, se você precisar de ajuda, peça. E se vir que alguém precisa de ajuda, ofereça. Compartilhe seu conhecimento e esteja presente quando alguém precisar de você. 
  • Conheça seus colegas de time: como dissemos, a conexão é uma grande importância do trabalho em equipe, ela ajuda a melhorar a rotina e o ritmo de trabalho. Então, tire um tempo para conhecer seus colegas e criar laços. Porém, tome cuidado para nunca ser invasivo ou desrespeitoso na sua abordagem. 

Como escolher uma faculdade EAD

Conclusão 

Esperamos que eu ao chegar ao final deste texto sobre trabalho em equipe, você tenha compreendido tudo sobre o assunto. 

Falamos aqui sobre o que é essa dinâmica e como ela se apresenta no mercado de trabalho e também exploramos a importância do trabalho em equipe e como você pode se aperfeiçoar.

Leia também
Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.