Qual a diferença entre MBA e pós?

Postado em 7 de set de 2022
Loading...

Seguir estudando após a graduação é um desejo de muitos profissionais e os motivos são vários: agregar conhecimento, tornar-se um especialista, alçar melhores cargos, se reinventar no mercado de trabalho, entre outros.

No momento de escolher por qual caminho seguir, podem surgir algumas dúvidas.

Afinal, existe uma gama de opções para quem quer continuar se desenvolvendo no intelecto e profissão. Pode-se recorrer a uma especialização, um MBA ou ao mestrado e doutorado.

Apesar de todas essas alternativas englobarem o universo da pós-graduação, elas representam formações e propostas bastante distintas entre si, e entender as diferenças e especificidades de cada uma delas é essencial para fazer um boa escolha.

Nesse artigo, vamos falar sobre a diferença entre o MBA e pós, a importância desse curso para a carreira, os diferentes tipos de pós-graduação e como escolher a melhor delas.

Confira:

 

 

 

Os diferentes tipos de pós-graduação

É comum que, durante os cursos de graduação, não se consiga aprofundar em todos os assuntos por causa das limitações de tempo.

Assim, a carga horária proporciona um conhecimento mais amplo sobre a área, o que possibilita que o estudante se concentre na base da profissão durante a faculdade e busque aprofundamento mais tarde.

A pós-graduação, então, acaba assumindo esse papel. Com ela, o estudante consegue aprofundar conhecimentos na área de mais afinidade dentro do seu campo de conhecimento.

E apesar de os cursos de pós terem esse caráter, eles não são todos iguais.

Existem tipos de pós-graduação, que é o assunto desta seção. Abaixo, você confere uma listagem com os dois principais tipos de pós que existem e suas ramificações.

Pós-Graduação Lato Sensu

A expressão lato sensu tem origem no latim e significa “sentido amplo”. Esse tipo de pós é mais voltado à prática e ao mercado de trabalho. Cursos dentro dessa tipologia tendem a ser mais curtos e abordar práticas profissionais em sua grade curricular.

Dentro das pós lato sensu, estão as especializações e os MBA.

MBA é uma sigla para Master Business Administrations, um tipo de especialização que surgiu fora do Brasil. Esse modelo de curso é bastante popular, apesar de ter sido inserido na realidade brasileira há pouco tempo.

Os cursos de MBA são mais voltados para quem atua na área de negócios, então eles tratam mais sobre assuntos que envolvem gestão. É comum encontrar cursos na área de comunicação, administração e saúde.

Já as especializações, os outros cursos que fazem parte do tipo lato senso, são voltados para quem deseja aperfeiçoar e aprofundar conhecimentos. Diferente dos MBAs, as especializações existem para todos os tipos de curso, sem o foco na gestão.

O objetivo da especialização é trazer mais aprofundamento teórico, e não tanto a otimização de habilidades técnicas, como o MBA objetiva. Você pode encontrar cursos de especialização em saúde, tecnologia, comunicação, gestão, direito, entre outras áreas.

Pós-Graduação Stricto Sensu

A expressão strictu senso também vem do latim e significa "sentido estrito". Esse tipo de pós é mais voltado para a pesquisa acadêmica e para quem deseja se aprofundar em um tema de forma a contribuir socialmente com descobertas científicas.

Dentro dessa tipologia, estão o mestrado e o doutorado.

O mestrado é uma das etapas da carreira acadêmica. Ele tem um processo seletivo rígido, com provas, entrevistas e análise de currículo lattes, além de exigir um projeto de pesquisa.

Durante o curso, o profissional aprofunda em um objeto de estudo dentro de sua área de interesse e defende a importância dessa pesquisa. Ao final, é preciso entregar uma dissertação.

Por sua vez, o doutorado é a etapa seguinte. Nele, o profissional continua sua jornada dentro de seu campo de estudo, mas aprofunda ainda mais seus conhecimentos. O fruto do doutorado é uma tese, onde o profissional defende sua pesquisa.

🔵 Leia também: Quando optar por uma especialização EAD? E como funciona?

A diferença entre MBA e pós

Como você viu acima, a principal diferença entre MBA e pós é que o MBA é um tipo de pós-graduação. Ou seja, ele está dentro do guarda-chuva das pós-graduações, sendo um tipo de pós-graduação lato sensu.

Dentre todas as tipologias (especialização, MBA, mestrado e doutorado), o MBA é o mais indicado para quem deseja aperfeiçoar suas habilidades dentro do campo da gestão.

Isso porque ele explora a teoria, mas também a prática com estudos sobre planejamento e negociação, gestão para o dia a dia e liderança. A formação do MBA acaba sendo mais técnica, lidando com o mercado de trabalho mais diretamente.

A diferença do MBA para os outros tipos de pós (especialmente o mestrado e o doutorado, já que a especialização tem a mesma característica) é o tempo de duração. Um MBA precisa ter uma carga horária mínima de 360h.

Também diferente do mestrado e doutorado, que recebe um diploma, o profissional que cursa o MBA recebe um certificado de especialista ao final do curso. Isso é uma diferença que este tipo de curso tem dos MBAs oferecidos fora do Brasil.

Enquanto no nosso país, o MBA é uma especialização, na Europa e nos Estados Unidos, ele é considerado um mestrado na área de administração.

🔵 Leia também: Quem pode fazer MBA? Qual a titulação? Qual escolher? Descubra aqui!

Como escolher a melhor pós para mim?

E agora que você já entendeu a diferença entre MBA e pós, e já conheceu todos os tipos de pós-graduação que existem, deve estar se perguntando qual escolher.

Qual delas é a melhor opção para você? Bem, isso vai depender dos seus objetivos profissionais e do tempo que você tem disponível.

Se o que você deseja é ascensão profissional e conhecimentos práticos para o mercado de trabalho, uma pós-graduação lato sensu é a melhor escolha.

Você teria, então, que entender se o que deseja é aprofundar seus conhecimentos em uma área mais teórica, levando a escolher a especialização, ou se deseja aperfeiçoar suas habilidades de gestão, levando ao MBA.

Mas se o que você deseja é a carreira acadêmica e as descobertas e explorações científicas, a pós-graduação stricto sensu é o mais indicado. Seguindo por esse caminho, você precisa ter um tema para seguir pesquisando pelo mestrado e doutorado.

Ou seja, não existe uma resposta que sirva todas as pessoas, a resposta certa para essa questão vai depender dos desejos e realidades de cada pessoa.

🔵 Leia também: Posso fazer duas pós-graduações ao mesmo tempo? E graduação?

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Onde fazer seu MBA ou sua pós

E agora que você já sabe tudo o que precisa sobre os diferentes tipos de pós-graduação, chegou a hora de descobrir onde fazer seu curso.

Abaixo, você encontra uma listagem com as principais instituições de ensino brasileiras que oferecem cursos lato sensu com qualidade garantida e reconhecimento do MEC:

As especializações e MBA oferecidos seguem um formato particular, onde o profissional recebe quatro certificações ao longo do curso, além da certificação de especialista.

Assim, você consegue atualizar seu currículo antes mesmo de terminar sus pós-graduação!

Como escolher uma faculdade EAD

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!