Como conseguir um emprego? Veja 16 dicas práticas

Postado em 10 de nov de 2020
Loading...

Se você está fora do mercado, em transição de carreira ou em busca da primeira oportunidade, as dicas de como conseguir um emprego que daremos aqui são tudo o que você estava procurando.

Com a ampla concorrência em praticamente todas as áreas e profissões, toda dica é válida para se destacar, mesmo que você já tenha experiência.

Por isso, para ajudar você no processo de arrumar um emprego, criamos um guia completo de como construir um bom currículo, buscar as melhores vagas e de como se transformar no tipo de profissional que o mercado deseja.

Confira:

  1. Acompanhe o mercado
  2. Estabeleça uma rotina
  3. Faça networking
  4. Participe de eventos
  5. Mantenha o foco
  6. Continue se capacitando
  7. Utilize a internet a seu favor
  8. Prepare-se para as entrevistas
  9. Esteja pronto para dizer sua pretensão salarial
  10. Converse com profissionais da área
  11. Nunca minta
  12. Use a página de "trabalhe conosco"
  13. Se necessário, volte para a faculdade
  14. Faça trabalho voluntário
  15. Personalize seu currículo para cada vaga
  16. Estude empreendedorismo

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

1. Acompanhe o mercado

Ficar atento ao mercado é um ótimo exercício para descobrir o que há de novo.

Você descobre novas oportunidades de funções, mercados e, até mesmo, de profissões se ficar de olho em portais de notícias ou acompanhar os perfis certos nas redes sociais. Além disso, acompanhar o mercado é ótimo para descobrir o que você precisa aprender de novo.

Dessa forma, você pode se preparar melhor para a vaga que almeja e ainda terá uma possibilidade maior de impulsionar a sua carreira.

2. Estabeleça uma rotina

Algo muito importante na hora de conseguir um emprego é ter constância. Portanto, estabelecer uma rotina pode ajudar a manter o controle da situação.

Assim, você tem a sensação de comprometimento e consegue deixar a tarefa de conseguir um emprego muito mais organizada e potencializada. A dica, então, é criar uma rotina onde você busca por vagas, revisa seu currículo e atualiza suas competências.

3. Faça networking

O networking é uma grande ferramenta para quem está procurando emprego, uma vez que sua chance de conquistar uma vaga pode aumentar consideravelmente ao receber uma indicação.

Por isso, busque manter uma boa relação com antigos e atuais colegas de trabalho, faculdade e eventuais cursos. Adicione-os nas redes sociais (em especial, no LinkedIn), acompanhe o que estão fazendo e tente estar presente.

Também deixe os seus familiares e amigos avisados de que você está buscando uma oportunidade. Dessa forma, eles se tornam contatos importantes na procura por emprego.

4. Participe de eventos

Além dos contatos que você já tem, é interessante buscar aumentar e fortalecer a sua rede de contatos com novas pessoas.

Uma forma de fazer isso é marcando presença em eventos relacionados ao setor de atuação. Por isso, participe de feiras, congressos e palestras que reúnam empresas e profissionais do ramo, assim como workshops e eventos online relacionados à sua área de interesse.

Além de se aprofundar no tema, ganhando mais conhecimento, pode ser uma excelente maneira de estabelecer networking com pessoas estratégicas. Uma dica para você se preparar para esses eventos é montar um cartão de visitas com seus dados atualizados.

🔵 Leia também: Novas profissões: o que são e como se preparar para o mercado?

5. Mantenha o foco

Quando se está procurando emprego, é muito fácil perder o foco, especialmente se você estiver na busca há bastante tempo e a sua reserva de emergência estiver acabando.

Porém, tente se manter focado no seu objetivo.

Antes de sair enviando o seu currículo para toda e qualquer vaga aberta, liste as empresas onde deseja trabalhar e os cargos que quer ocupar. Use esta lista como seu guia.

Fazer isso, evita que você perca energia e disposição se dedicando a uma vaga que não corresponde ao seu perfil ou que está longe dos seus objetivos profissionais.

6. Continue se capacitando

Assim como você não deve parar de acompanhar o mercado, você não deve deixar de se qualificar e atualizar. Fazer cursos de capacitação ou participar de webnários não só é bom para networking e para melhorar seu currículo, como também para você não fique para trás.

Portanto, durante a sua busca por uma oportunidade de trabalho, continue estudando.

7. Utilize a internet a seu favor

A internet não só é uma ótima fonte para você se manter atualizado sobre o mercado e para encontrar cursos de atualização, como também é uma ótima ferramenta para buscar vagas.

Existem diversos sites especializados em divulgação de vagas e aquisições de talentos nos quais você pode se inscrever de forma gratuita. Além deles, as redes sociais também tem potencial.

O LinkedIn é um ótimo exemplo disso. Nele, você consegue encontrar vagas de emprego, mas também aprender coisas novas e nutrir o seu networking.

8. Prepare-se para as entrevistas

O avanço para a entrevista de emprego é o que você está buscando. Portanto, esteja preparado.

Antes de se encontrar com os recrutadores, faça uma pesquisa detalhada sobre a empresa, treine com as principais perguntas feitas na entrevista e procure mostrar o quanto você está interessado e comprometido em dar esse passo na carreira.

Lembre-se de alguns detalhes: vista-se adequadamente, não esqueça de levar o necessário para a entrevista e, se for participar de um processo online, garanta uma boa conexão de internet.

 

 

 

9. Esteja pronto para dizer sua pretensão salarial

É comum que você precise dizer a sua pretensão salarial em uma entrevista ou no processo de submissão do currículo, então procure ter essa informação na ponta da língua.

A pretensão salarial é um valor que você chega a partir de alguns fatores: sua experiência na função, momento do mercado e média de salários oferecidos pela empresa. Procure trabalhar com uma pretensão razoável, que seja interessante para você e para a contratante.

10. Converse com profissionais da área

Ter contato com profissionais da área é ótimo para o seu networking, mas não só isso.

Conversar com quem está atuando na sua área de interesse é uma ótima forma de se preparar para as entrevistas. Você consegue entender o que está sendo cobrado de soft e hard skills, quais ferramentas precisa aprender e o que dizer para os recrutadores.

Por isso, procure comunidades de profissionais da sua área. Valem os grupos de Facebook e LinkedIn, mas também seguidores de um mesmo perfil nas redes sociais.

11. Nunca minta

Especialmente se você está buscando emprego há algum tempo, pode ser que o desespero tome conta e você decida mentir sobre uma característica ou experiência.

O ideal, entretanto, é não fazer isso. Sabe por quê? Assim como diz o ditado, mentira tem perna curta, e é muito fácil, no dia a dia, descobrir se você tem mesmo habilidade com determinada ferramenta e se tem mesmo aquela competência socioemocional que disse ter.

Em casos de mentira descoberta, a situação pode gerar constrangimento e até demissão.

12. Use a página de "trabalhe conosco"

Além de cadastrar o seu currículo nos sites próprios para isso, também faça o cadastro dele no site de empresas através da página de "trabalhe conosco".

Pode ser que a seleção seja mais simplificada se for feita dessa forma, então as chances de você ser chamado para uma entrevista são mais altas.

🔵 Leia também: Cursos em alta para áreas em que faltam profissionais

13. Se necessário, volte para a faculdade

Além de se manter qualificado com cursos, existe também a possibilidade de você precisar voltar para a faculdade. Especialmente se estiver fazendo transição de carreira, essa é uma realidade comum, de você precisar aprender uma área nova do zero.

Nesse caso, não hesite em buscar uma nova graduação.

Não existem desvantagens em fazer isso porque todo conhecimento é válido. E se sua preocupação for o financeiro, busque por instituições que oferecem descontos e bolsas de estudos. Dessa forma, você estuda sem investir muito dinheiro.

14. Faça trabalho voluntário

Essa é uma opção que funciona, principalmente, para quem está fazendo transição de carreira ou buscando o primeiro emprego. Fazer trabalho voluntário, ou um estágio não remunerado, ajuda a preencher o seu currículo com uma experiência na área desejada.

Além disso, é uma forma de demonstrar soft skills.

15. Personalize seu currículo para cada vaga

Essa é uma dica que vai demandar que você use mais tempo para se candidatar a cada vaga, mas fazer um currículo personalizado é essencial.

Nesse caso, a personalização é pensada no sentido de enaltecer pontos da sua experiência que façam mais sentido para uma determinada vaga. Não minta e nem exagere, apenas dê mais ênfase a experiências e habilidades que se encaixem melhor no perfil buscado.

Dessa forma, você mostra que tem o que é necessário.

16. Estude empreendedorismo

E se a busca estiver extremamente difícil, pode ser que o seu caminho esteja em outro lugar.

Pode ser que o seu currículo e os seus objetivos não se encaixem dentro de outras empresas, mas em uma iniciativa própria. O que significa que, talvez, o ideal para você seja empreender. Nesse caso, estude o empreendedorismo e que conhecimentos precisa ter e como iniciar no ramo.

E então, as dicas sobre como conseguir um emprego deste artigo ajudaram?

Conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho é, muitas vezes, um processo difícil, mas que, certamente, renderá muitos frutos no futuro. Por isso, não desanime. Continue buscando uma vaga e, enquanto ela não aparece, aproveite para se dedicar à qualificação profissional.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!