Há um velho ditado que diz:  “O principal patrimônio que uma pessoa pode acumular ao longo da vida não é nenhum bem material, mas sim o conhecimento”. Esse ditado se aplica perfeitamente ao assunto que vamos tratar hoje: fazer ou não uma segunda graduação.

Se você tem dúvidas se deve ou não investir em uma nova faculdade, saiba que mudar de área ou ter duas especializações para se diferenciar no mercado de trabalho são escolhas possíveis e coerentes para quem deseja trabalhar com algo que realmente ama, e se valorizado por isso!

Quer saber mais? Então continue a leitura, vamos falar mais sobre o assunto e explicar por que a segunda graduação EAD pode ser uma ótima opção para você.

New call-to-action

O que é segunda graduação?

A segunda graduação é o nome dado ao curso de graduação direcionado a pessoas que já têm um diploma do ensino superior. Quando um profissional já é formado numa determinada área, seja ela licenciatura ou bacharelado, pode investir em um novo curso, essa será sua segunda graduação.

Além de adquirir novos conhecimentos, a segunda graduação é a oportunidade para mudar de área ou agregar valor ao seu currículo.

Quais as vantagens de fazer segunda graduação?

Muitas pessoas ao concluírem a primeira faculdade já pensam em fazer uma segunda graduação. Os principais motivos que as levam a procurarem por outra profissão são: insatisfação pela escolha do primeiro curso, mercado de trabalho saturado, baixa remuneração, entre outros.   

Se você e identificou com algum desses não se sinta sozinha, uma pesquisa feita pelo IBGE,  mostrou que mais de 10% dos brasileiros estão cursando a segunda graduação. 

Se você está em dúvida se deve ou não investir em uma nova carreira, nós listamos alguns motivos pelos quais você deve considerar a possibilidade de retomar os estudos ainda esse ano.

Prepare-se para um novo mercado

Uma nova graduação representa acréscimo de conhecimento e todos nós sabemos que conhecimento nunca é demais. Independentemente de qual seja a área escolhida para o segundo curso, tenha em mente que você irá precisar se reposicionar na vida profissional.

O conhecimento extra adquirido durante a segunda graduação, além de te preparar, ajuda você a adaptar-se em um novo mercado. Ou seja, na prática, ao escolher fazer uma segunda graduação, o profissional demonstrará que está aberto a aprender e possui curiosidade intelectual.

Ter uma segunda graduação, torna você um profissional versátil, capaz de atuar entre diferentes áreas, assumir responsabilidades diferentes e demonstrar domínio em atividades novas. Essas habilidades são essenciais em épocas de mudanças de carreira.

Tenha formação completa na área pretendida

Ao escolher a segunda graduação, você pode optar também por áreas similares. Por exemplo, se você que já tem o curso de Marketing, pode ampliar os conhecimentos e seguir a área de publicidade e propaganda.

Ou se possui o diploma de licenciatura em matemática, pode por meio da segunda graduação, se tornar um bacharel em ciências contábeis e trabalhar em ambas as profissões.

Ter uma formação completa em uma área diferente da atual te torna um profissional de multifuncionalidade e, atualmente, as empresas requerem profissionais cada vez mais multifuncionais, que tenham a habilidade de lidar com várias situações e saibam solucionar problemas que envolvam áreas diferentes, porém interligadas.

Faça contatos importantes

A universidade é um lugar de troca de conhecimento. Assim como você aprende com seus professores também tem muito a ensinar a eles assim como a seus colegas de sala.

Além de adquirir conhecimento, durante a segunda graduação você pode construir uma nova rede de contatos montando assim um novo networking.

Use e desfrute de seu  networking, isso será fundamental no momento de troca de carreira. O networking, quando usado com eficiência, pode ser decisivo na hora de mudar de profissão.

Fortalecimento do currículo

Ter mais de uma graduação oferece maiores possibilidades de inserção ou recolocação no mercado de trabalho isso porque as empresas buscam profissionais cada vez mais qualificados e com habilidades amplas.

Quando você monta o seu currículo e destaca duas ou mais graduações, demonstra que você se tem interesse em aprender, se preocupa com a sua educação, busca inovar suas competências e se mantém atualizado.

Um recrutador quando se depara com um currículo com mais de um curso superior, seja ele concluído ou em andamento, o vê com bons olhos e o candidato acaba por receber mais credibilidade, além de aumentar as chances de conseguir o cargo pretendido.

Poder prestar concurso e se candidatar em mais vagas

Essa quem sabe seja o principal objetivo de quem inicia a segunda graduação EAD ou presencial. Se você tem o objetivo de ingressar na carreira pública, escolha por cursos que vão proporcionar a você maiores chances de conseguir uma vaga em um concurso público.

Pois, não é segredo para ninguém que os melhores e mais bem remunerados cargos do serviço público exigem nível superior. Além de toda capacitação e preparo profissional, a segunda graduação pode torná-lo mais confiante, aumentando a sua capacidade de analisar as questões.

Os cursos de direito, administração, enfermagem e pedagogia (licenciatura ou bacharelado) estão entre os cursos mais procurados de segunda graduação para quem quer se preparar para concursos públicos.

Mas, antes de optar por alguns deles, faça uma análise do seu perfil profissional e principalmente se imagine trabalhando na nova profissão. Quando você estiver realmente convencida de que a segunda graduação é a opção certa para você, faça a escolha por um curso que irá acrescentar em sua vida profissional, afinal, de nada adianta trocar seis por meia dúzia.

segunda graduacao 3

Por que fazer segunda graduação EAD?

Agora que você já sabe as vantagens de fazer a segunda faculdade, vamos te explicar por que a segunda graduação EAD é a melhor opção para você

Graduação EAD é a modalidade de ensino que mais cresceu no Brasil nos últimos anos. Isso porque o avanço da tecnologia e o fácil acesso à internet tornou essa modalidade cada vez mais comum, ganhando assim mais espaço entre os estudantes.

Uma pesquisa realizada pelo Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mostrou que 15,3% dos brasileiros conseguem o diploma do ensino superior pela modalidade a distância.

Flexibilidade de horários, mensalidades mais baratas, acessibilidade são as primeiras vantagens que vem à cabeça quando falamos de faculdade EAD, mas além dessas, saiba que quem escolhe essa modalidade pode:

segunda graduacao 2

Continuar trabalhando

Fazer a segunda graduação EAD é a melhor opção para quem trabalha e quer estudar, mas não consegue seguir o ritmo das aulas presenciais. No curso EAD, é possível estudar sem abrir mão do trabalho, família, lazer e vida social.

A segunda graduação à distância é a melhor escolha para quem tem horários de trabalhos variados ou um emprego em que precisa fazer muitas viagens. Por não precisar estar na faculdade todos os dias, o aluno tem a versatilidade de estudar no horário e no local que for mais adequado.

É você quem escolhe os horários em que vai assistir às aulas, podendo ser de manhã, tarde, à noite ou até mesmo de madrugada.

Outra vantagem da graduação a distância é que não é preciso uma estrutura física para começar a estudar, apenas de um polo para os encontros presenciais, que acontecem uma vez por mês ou a cada quinze dias.

Assim, se o aluno precisar mudar de cidade por conta do trabalho durante a faculdade não irá precisar trancar ou para o curso, apenas mudar o polo para os encontros presenciais.

Ter tempo para começar a trabalhar na área

Se a sua situação for inversa à dos exemplos citados acima, você está apenas estudando e ainda vai começar a trabalhar na área, escolher a segunda graduação EAD é ainda mais indicado.

A flexibilidade de horários da metodologia EAD permite maior liberdade para organizar seus horários, para que o novo trabalho não afete seu rendimento durante os estudos e permita que você tenha boa produtividade no ambiente de trabalho.

Criar sua própria rotina

Assim como na faculdade presencial, na metodologia EAD é preciso dedicação e uma rotina de estudos diária. Ao escolher a segunda graduação à distância é o próprio aluno quem vai criar sua rotina de estudos.

Apesar de ter horários flexíveis, nós recomendamos que o aluno estabeleça dia e hora certa para estudar. Um aluno comprometido com os estudos precisa reservar, no mínimo, de 4 a 12 horas de estudo semanais. Essa é a carga mínima para conseguir bons resultados.

Você pode começar estudando um pouquinho todos os dias, ou então, determinar um dia ou períodos da semana que serão dedicados à faculdade. Assim, aos poucos, você acabará se acostumando a manter uma rotina diária de estudos.

Desenvolver habilidades de organização e auto aprendizado

Se você ainda tem dúvidas sobre mercado de trabalho e faculdade EAD, não se preocupe, o mercado de trabalho valoriza o aluno formado no método EAD. Isso por que os recrutadores entendem que os alunos dessa modalidade possuem características que estudantes do ensino presencial não apresentam.

Concluir a faculdade a distância exige disciplina e organização em relação ao uso do tempo, características essas que só os formados em cursos oferecidos à distância conseguem desenvolver durante a graduação.

Os estudantes que optam pela segunda graduação EAD aprendem a desenvolver habilidades de organização, senso apurado de urgência, na resolução rápida de problemas e, principalmente, auto aprendizado. Essas qualidades podem ser destacadas durante sua entrevista de emprego e garantir sua vaga.  

segunda graduacao

Segunda graduação EAD ou Pós-graduação?

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Para construir uma carreira sólida, ter apenas uma formação não é mais o suficiente. Por isso, muitas pessoas buscam continuar os estudos e elas têm duas opções, a segunda graduação ou a pós-graduação.

Escolher entre a segunda graduação ou a pós-graduação aflige diversos profissionais que desejam continuar sua capacitação e se tornarem cada vez mais competitivos no mercado. Cada uma dessas opções tem suas vantagens e desvantagens.

Para que você não saia desse artigo com dúvidas, listamos as diferenças entre cada uma delas, mas, é importante lembrar que entre ambas, não existe uma opção melhor que a outra, apenas a ideal para você. A escolha exige muito cuidado e as peculiaridades de cada opção devem ser levadas em conta.

A pós-graduação é a melhor alternativa para quem está trabalhando em uma determinada área e pretende se manter nela ou atuar em algo correlato.

Durante os estudos você vai se aprofundar em um determinado assunto e se especializar nele. A pós-graduação é indicada para quem deseja se aperfeiçoar em uma única área ou seguir uma carreira acadêmica, por exemplo.

Fazer uma segunda graduação EAD é a melhor escolha quando você não está insatisfeito na sua área de atuação. Recomendamos fazer uma segunda graduação se você estiver pensando em mudar completamente de área ou se trabalha em algo muito diferente da qual é formado.

De modo geral, o maior motivo para fazer uma segunda graduação EAD é o desejo de mudar de carreira.

Investir em uma segunda graduação é, por consequência, investir em uma segunda carreira. É algo que exige planejamento e dedicação, um dia ruim no trabalho não pode ser o suficiente para tomar uma decisão tão importante quanto essa.

Apesar de exigir tempo e investimento, uma nova graduação apresenta várias vantagens, entre elas preparar o profissional para um mercado novo, abrir novos leques e mostra vários caminhos que o profissional pode seguir.

Como é a segunda graduação EAD?

Se você chegou até aqui, já sabe que a segunda graduação é a melhor opção para você. Mas, como funciona a segunda graduação EAD? Para que não haja nenhuma dúvida, preparamos uma lista com as principais perguntas que os alunos fazem antes de ingressarem na faculdade EAD.

Como são as aulas?

Durante a segunda graduação EAD as aulas são aplicadas pelo ambiente virtual, AVA. O estudante terá uma senha e um acesso individual e assim poderá acessar as aulas a qualquer horário do dia ou da noite, rever ou refazer as aulas quantas vezes precisar.

Todo esse conteúdo fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você terá diversas disciplinas através de videoaulas, apresentações interativas, conferências ao vivo e bate-papo com professores.

Quando se escolhe metodologia EAD as aulas são aplicadas por meio de vídeo aulas, assim como quizzes, arquivos de áudio e vídeos, que podem ser acessados de qualquer computador, celular ou tablet que tenha acesso internet.

É possível tirar dúvidas?

As faculdades EAD disponibilizam encontros presenciais com o professor (tutor), onde o aluno pode ir na faculdade para tirar dúvidas, realizar provas e/ou entregar trabalhos. Também é possível entrar em contato com o professor através de e-mail, chat e videoconferência.

Isso sem falar da biblioteca virtual que estará disponível 24 horas por dia e uma equipe profissional para tirar dúvidas e dar suporte e orientações aos alunos.

Como são as avaliações?

As avaliações podem ser aplicadas pelo ambiente virtual ou presencialmente nos polos de encontro, a maneira como elas serão aplicadas irá depender da metodologia de estudo escolhida pela faculdade.

Já as provas finais, são feitas obrigatoriamente no método presencial e devem ser realizadas nos polos presenciais da faculdade. As datas são definidas pela faculdade, de acordo com o calendário letivo e o aluno deve ficar atento ao cronograma da faculdade, para não correr o risco de perder a data da prova. 

Caso seja reprovado na avaliação ou não tenha realizado a prova, mesmo tendo ido bem nas atividades à distância, o aluno reprova o módulo e terá de repetir a disciplina.

Curso EAD é reconhecido pelo MEC?

A modalidade de estudo EAD é reconhecida pelo MEC desde o ano de 2004, porém não são todos os cursos que são autorizados na modalidade. Para saber se a o seu curso escolhido, ou a faculdade é autorizada e credenciada pelo MEC, acesse o site do MEC através do link e-Mec.gov.

Esse credenciamento é que fornece segurança ao aluno sobre a validação do diploma ao término da faculdade e se o conteúdo oferecido está de acordo com as normas exigidas pelo órgão educacional do governo.

Como fazer segunda graduação EAD?

Grande parte das universidades não exige que o portador de um diploma de ensino superior faça o vestibular. Para se matricular na segunda graduação EAD, basta comparecer na instituição escolhida com o diploma da primeira faculdade, o histórico das disciplinas e claro, e os demais documentos exigidos para a matrícula.

E, assim como na metodologia presencial, se você já tem uma graduação, pode eliminar disciplinas e concluir a segunda faculdade em menos tempo.

Portanto, a segunda graduação EAD é uma excelente escolha para quem pensa em mudar de área. Você terá a vantagem da flexibilidade de horários para trabalhar e estudar, mas sem perder em qualidade de ensino e aprendizado. Além disso, uma segunda graduação melhora seu currículo e abrirá portas no mercado de trabalho.

Gostou de saber mais sobre a segunda graduação EAD? Para não restar dúvidas sobre como será a sua inserção no mercado de trabalho, confira nosso texto; Faculdade EAD é bem vista no mercado de trabalho.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.
Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT