Quer mudar de área? Conheça a segunda graduação EAD

Postado em 7 de set de 2020
Loading...

Querendo alavancar a sua carreira e está pensando em fazer uma segunda graduação EAD?

Se você tem dúvidas se deve ou não investir em uma nova faculdade, saiba que mudar de área ou complementar sua formação para se diferenciar no mercado de trabalho são escolhas possíveis e coerentes para quem deseja trabalhar com algo que realmente ama, e ser valorizado por isso!

Quer saber mais? Então continue a leitura e entenda por que a segunda graduação EAD pode ser uma ótima opção para você:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que são cursos de segunda graduação EAD?

Os cursos de segunda graduação EAD são formações a distância feitas por alunos que já completaram este nível acadêmico. Ou seja, são pessoas que já tem diploma de ensino superior, já terminaram a faculdade, mas decidem fazer um novo curso.

Além de adquirir novos conhecimentos, a segunda graduação é a oportunidade para mudar de área ou agregar valor ao seu currículo.

A segunda graduação pode ser uma área correlata à primeira formação ou algo totalmente diferente. Isso depende, exclusivamente, dos objetivos de cada aluno.

🔵 Leia também: Como funciona a segunda graduação semipresencial

Por que fazer uma segunda graduação EAD?

Existem, basicamente, dois fatores que levam profissionais já graduados a procurarem uma outra formação do mesmo nível.

Há quem queira turbinar o currículo. Ou seja, o profissional que já atua na área pretendida e quer apenas ampliar seus conhecimentos. O outro objetivo, que também é bastante comum, é o desejo de trocar de área. Isso acontece por vários motivos.

Há profissionais que se formaram muito novos e não refletiram o quanto deviam acerca da profissão. Tem também aqueles que criaram uma expectativa diferente da realidade e se frustraram com a carreira.

Ou, ainda, quem almeja salários melhores ou mais qualidade de vida em outro ramo.

Seja qual for a sua razão ou o seu objetivo, é imprescindível pensar bastante antes de tomar a decisão de fazer a segunda graduação. Afinal, você vai investir mais tempo e dinheiro na sua educação, e todo o esforço precisa ser revertido, concorda?

Portanto, tenha a certeza de que quer fazer outro curso e escolha bem qual formação vai cursar.

Já considerou tudo o que precisa e está certo da sua decisão? Então, confira as principais vantagens de fazer uma segunda graduação EAD:

1. Tornar-se um profissional versátil

Isso significa que, ao fazer uma segunda graduação em EAD, você vai desenvolver novas habilidades e será capaz de assumir outras responsabilidades e funções.

Este é um lado bastante positivo e bem visto pelas empresas, que querem profissionais completos e com competências para realizar tarefas distintas.

Inclusive, essa visão holística é um dos atributos primordiais para se tornar um líder.

2. Ampliar as possibilidades de atuação

Ao conquistar mais um diploma em sua área de formação, você pode expandir a sua atuação.

Se você tem um bacharelado, por exemplo, e faz um curso de licenciatura, pode começar a dar aulas enquanto continua trabalhando em outro cargo.

3. Manter-se atualizado

As profissões mudam ao longo do tempo e, com toda a tecnologia do mundo atual, as transformações tem sido ainda mais ágeis.

Por isso, fazer uma segunda graduação EAD representa também a chance de se atualizar na profissão. Vamos supor que você tenha feito Publicidade e Propaganda há mais de uma década. Provavelmente, os canais eram outros. O mercado era mais offline naquela época.

Portanto, fazer uma segunda graduação em Marketing pode ajudar você a descobrir as novas tendências, por exemplo.

4. Prestar concurso e se candidatar a mais vagas

Não é segredo para ninguém que os melhores e mais bem remunerados cargos do serviço público exigem nível superior.

Os cursos de Direito, Administração, Enfermagem e Pedagogia estão entre os mais procurados de segunda graduação para quem quer se preparar para concursos públicos.

Mas, antes de optar por alguns deles, faça uma análise do seu perfil profissional e principalmente se imagine trabalhando na nova profissão.

🔵 Leia mais: Quando vale a pena fazer uma segunda faculdade

Segunda graduação EAD ou pós-graduação?

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Para construir uma carreira sólida, ter apenas uma formação não é mais o suficiente. Por isso, muitas pessoas buscam continuar os estudos e elas têm duas opções, a segunda graduação ou a pós-graduação.

Escolher entre a segunda graduação ou a pós-graduação aflige diversos profissionais que desejam continuar sua capacitação e se tornarem cada vez mais competitivos no mercado.

Cada uma dessas opções tem suas vantagens e desvantagens.

Para que você não saia desse artigo com dúvidas, listamos as diferenças entre cada uma delas, mas, é importante lembrar que entre ambas, não existe uma opção melhor que a outra, apenas a ideal para você.

A escolha exige muito cuidado e as peculiaridades de cada opção devem ser levadas em conta.

A pós-graduação é a melhor alternativa para quem está trabalhando em uma determinada área e pretende se manter nela ou atuar em algo correlato.

Durante os estudos você vai se aprofundar em um determinado assunto e se especializar nele. A pós-graduação é indicada para quem deseja se aperfeiçoar em uma única área ou seguir uma carreira acadêmica, por exemplo.

Fazer uma segunda graduação EAD é a melhor escolha quando você não está insatisfeito na sua área de atuação ou se quiser complementar sua formação com conhecimentos adjacentes à área na qual já atua.

Apesar de exigir tempo e investimento, uma nova graduação apresenta várias vantagens, entre elas preparar o profissional para um mercado novo, abrir novos leques e mostra vários caminhos que o profissional pode seguir.

🔵Leia também: Portador de diploma: o que é, como ingressar e vantagens

Quem pode se inscrever para uma segunda graduação EAD?

A inscrição para a segunda graduação EAD pode ser feita por toda pessoa que já tenha um diploma de Ensino Superior.

Para se inscrever no curso de segunda graduação, o futuro estudante precisa apresentar o certificado de conclusão do curso anterior e o boletim de desempenho. Também é necessário entregar todos os documentos pessoais, da mesma forma que fez da primeira vez.

A maioria das instituições de ensino disponibiliza uma forma de ingresso simplificada para quem deseja fazer uma segunda graduação.

O diploma apresentado para a inscrição vale como vestibular. Ou seja, o aluno não precisa realizar a prova como acontece na primeira graduação, normalmente.

Confira uma lista de indicações de instituições de ensino que têm formas de ingresso simplificadas para quem deseja fazer uma segunda graduação EAD:

As instituições acima têm reconhecimento do MEC, tiraram notas máximas na avaliação de qualidade da pasta e oferecem bolsas e descontos para os ingressantes de segunda graduação.

 

 

 

Quanto tempo dura o curso de segunda graduação EAD?

Uma das vantagens de fazer a segunda graduação é que, de acordo com o curso escolhido, você pode terminá-lo em menos tempo. Tudo dependerá da avaliação da instituição de ensino atual, que deverá fazer uma comparação da grade curricular.

Se a nova formação tiver disciplinas e conteúdos similares aos da anterior, e com a mesma abordagem, é possível eliminá-las da programação.

Com isso, o aluno se forma mais rápido, já que precisará cumprir menos horas.

🔵Leia também: Estudar a distância é para você? Descubra agora!

Quais são as opções de curso de segunda graduação EAD?

Você pode cursar qualquer curso EAD como segunda graduação, seja ele bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. Há formações na área de Humanas, Exatas e Biológicas:

Quais são as opções para fazer uma segunda licenciatura em EAD?

O tipo mais comum de segunda graduação é a licenciatura, que é voltada à prática de ensino. Quem faz uma licenciatura, portanto, pode ministrar aulas no ensino fundamental e médio, em escolas públicas ou particulares.

Assim, é preciso escolher uma área. Ou, melhor dizendo, uma disciplina. Os cursos de segunda licenciatura mais comuns no formato EAD são:

Como funcionam a segunda licenciatura e a segunda graduação EAD?

Confira as principais perguntas que os alunos fazem antes de ingressarem em um curso EAD, seja na primeira ou na segunda graduação:

1. Como são as aulas?

Durante a segunda graduação EAD as aulas são aplicadas pelo ambiente virtual, AVA.

O estudante terá uma senha e um acesso individual e assim poderá acessar as aulas a qualquer horário do dia ou da noite, rever ou refazer as aulas quantas vezes precisar.

Todo esse conteúdo fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você terá diversas disciplinas através de videoaulas, apresentações interativas, conferências ao vivo e bate-papo com professores.

Quando se escolhe metodologia EAD as aulas são aplicadas por meio de vídeo aulas, assim como quizzes, arquivos de áudio e vídeos, que podem ser acessados de qualquer computador, celular ou tablet que tenha acesso internet.

2. É possível tirar dúvidas?

As faculdades EAD disponibilizam conversas com o professor e o tutor, onde o aluno pode tirar dúvidas, realizar provas e/ou entregar trabalhos. Também é possível entrar em contato com o professor através de e-mail, chat e videoconferência.

Isso sem falar da biblioteca virtual que estará disponível 24 horas por dia e uma equipe profissional para tirar dúvidas e dar suporte e orientações aos alunos.

3. Como são as avaliações?

As avaliações podem ser aplicadas pelo ambiente virtual ou presencialmente nos polos de encontro, a maneira como elas serão aplicadas irá depender da metodologia de estudo escolhida pela faculdade.

Já as provas finais, são feitas obrigatoriamente no método presencial e devem ser realizadas nos polos presenciais da faculdade.

As datas são definidas pela faculdade, de acordo com o calendário letivo e o aluno deve ficar atento ao cronograma da faculdade, para não correr o risco de perder a data da prova.

Caso seja reprovado na avaliação ou não tenha realizado a prova, mesmo tendo ido bem nas atividades à distância, o aluno reprova o módulo e terá de repetir a disciplina.

4. Curso EAD é reconhecido pelo MEC?

A modalidade de estudo EAD é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), sendo considerada uma forma de democratizar o acesso ao Ensino Superior em todo o país.

Contudo, não são todos os cursos que são autorizados na modalidade. Para saber se o curso escolhido ou a instituição de ensino é autorizada e credenciada pelo MEC, acesse o site e-MEC.

Esse credenciamento é que fornece segurança ao aluno sobre a validação do diploma ao término da faculdade e se o conteúdo oferecido está de acordo com as normas exigidas pelo órgão educacional do governo.

E então, conseguiu entender as vantagens de uma segunda graduação EAD? Não deixe a oportunidade de mudar a sua carreira passar!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!