Tag: Dicas

Cuidado dos filhos, trabalho, compromissos pessoais e estudos: já imaginou ter que dar conta de todas essas atividades diariamente? Assim é rotina de muitos pais que conciliam as demandas da graduação com as obrigações laborais e paternas. 

A jornada dos pais que estudam é muito intensa e pode ser difícil manter a organização frente a tantas atividades.

Pensando nisso, em homenagem ao Dia dos Pais, separamos 8 dicas para pais que buscam manter os estudos em dia e conquistar o sonhado diploma de ensino superior.

Fique conosco e entenda como se organizar!

pais-e-estudos

1 - Escolha um local de estudos adequado

O primeiro passo para criar ou manter uma rotina de estudos é ter um lugar adequado para fazê-lo.

Estudar no sofá ou cama — principalmente em dias frios — pode parecer confortável, mas não vai fazer bem nem para o seu corpo e nem para sua mente.

O ideal é ter um lugar exclusivo para os estudos, que reúna todos os materiais necessários, como livros, canetas, marcadores, entre outros. 

Esse local deve ser um ambiente tranquilo, silencioso, bem iluminado, confortável e que disponha de mesa e cadeira.  

É muito importante evitar ficar mudando muito seu local de estudos. Afinal, nosso corpo se acostuma aos ambientes de forma que é possível regulá-lo para estar mais atento em determinados locais. 

Além disso, é essencial manter seu local de estudos sempre organizado e com todos os materiais essenciais à disposição. Dessa forma, você evita ter que arrumar ou procurar alguma coisa no momento de estudar. 

Ter um ambiente apropriado é essencial para ter uma rotina de estudos de qualidade. 

2 - Elabore um cronograma de estudos

Estudar de forma aleatória e intuitiva não é o melhor caminho para conseguir bons resultados acadêmicos. Afinal, esse método pode causar desconcentração, uma vez que não se segue uma rotina, e o cérebro acaba vendo cada dia uma coisa diferente.

Dessa forma, é fundamental elaborar um cronograma de estudo, organizando quais disciplinas serão estudadas a cada dia. 

Estudar com organização de tempo e conteúdo é muito mais eficiente do que passar seis horas revisando matéria em véspera de prova. 

É sempre melhor estudar duas horas por dia com bastante concentração do que quatro horas sem a atenção devida.

Conheça o seu ritmo e planeje seus estudos. 

3 - Tente estudar sempre no mesmo horário

Além de ter um cronograma, outra dica é sempre estudar no mesmo horário. Afinal, ao estabelecer uma rotina e estudar todos os dias no mesmo período, você contribui para tornar essa prática um hábito

No começo, pode ser difícil, mas, com o tempo, você vai se acostumar com a rotina e ter resultados muito positivos. 

pais-na-graducao

4 - Evite a procrastinação

A procrastinação é um hábito que atinge todos os estudantes e uma das grandes inimigas de quem quer ser produtivo nos estudos. 

Deixar aquele trabalho para começar depois ou ir adiando os estudos podem ser práticas atraentes, mas a conta sempre chega em algum momento. 

De vez em quando, pode ser saudável adiar uma ou outra pendência. O problema é quando a procrastinação se torna um hábito corriqueiro. 

Segundo pesquisa realizada pela Fundação Estudar, em parceria com a MindMiners, 52% dos estudantes disseram que a procrastinação é a maior inimiga de sua produtividade.

Ao ir adiando continuamente tarefas importantes, é muito fácil acabar acumulando muitas atividades para fazer de uma vez só, o que prejudica tanto a qualidade da entrega quanto a saúde dos estudantes. 

Evitar a procrastinação é essencial para ter uma rotina de estudos tranquila e equilibrada.

5 - Afaste as distrações

Você já deu aquela “olhadinha” no celular e ficou quase meia hora em frente à tela? Saiba que isso é muito mais comum do que parece. 

É muito fácil se distrair quando se está estudando, principalmente em casa. 

Durante os estudos, deixe distantes aparelhos e outros acessórios que possam roubar sua atenção. Para aqueles que têm o hábito de pegar o celular toda hora, uma boa dica é manter o aparelho desligado e distante durante os estudos. 

O momento de estudo requer concentração e entrega, evite estar perto de qualquer coisa que possa causar distração. 

6 - Busque alternativas e novos métodos de estudos

Tá difícil estudar com os métodos tradicionais? Busque alternativas para inovar nos estudos!

Mapas mentais, resumos, podcasts, autoexplicação, existem diversas formas de estudar na atualidade. Cabe encontrar a metodologia que mais funciona para você.

Algumas pessoas se dão melhor lendo anotações, outras são muito visuais. Doses de autoconhecimento serão necessárias para entender o que funciona ou não para você. 

E como descobrir o que dá certo? Testando! Experimente novos métodos de estudos e conheça o que se adequa mais com o seu perfil. 

Além disso, atualmente, existem muitas ferramentas virtuais que ajudam a se organizar para estudar. Uma das iniciativas mais atuais são as salas de estudos online. 

Com a pandemia da Covid-19 e a impossibilidade de se reunir presencialmente com os colegas, as salas de estudo online vêm se consolidando como uma ótima alternativa para manter a concentração e se organizar em grupo. 

Não é à toa que a Study Stream, uma plataforma gratuita que reúne pessoas de todo o mundo para estudarem juntas, tem feito tanto sucesso. 

Além disso, aplicativos como Zoom e Google Meet podem ser utilizados para reunir os colegas e estudar juntos também.

dicas-pais-graduacao

7 - Cuide do seu corpo e da sua mente

Além de ter uma rotina organizada, para ter uma boa rotina de estudos, é preciso estar com a saúde da mente e do corpo em dia.

Reserve um tempo da sua semana para momentos de lazer e descanso. Desocupar a mente também é importante para os estudos, permitindo que você tenha mais disposição e concentração na hora estudar.  

Pratique também alguma atividade física durante a semana. Os exercícios físicos liberam hormônios de bem-estar e ajudam a fortalecer a mente e o corpo. 

Além disso, evite dormir pouco e pular refeições, pois essas práticas prejudicam a saúde do corpo e da mente, dificultando a produtividade na hora de estudar. 

8 - Tire um tempo com a família

Alcançar o diploma de ensino superior é uma grande conquista, mas, para isso, não é preciso sacrificar seu tempo com a família. 

Com organização, é possível ter uma rotina equilibrada e aliar todas as atividades. 

Aproveite o tempo com a sua família e celebrem juntos as suas conquistas!

Conclusão

Neste artigo, trouxemos dicas de estudos para pais que estão na graduação

Resumidamente, abordamos oito tópicos:

1 - Escolha um local de estudos adequado
2 - Elabore um cronograma de estudos
3 - Tente estudar sempre no mesmo horário
4 - Evite a procrastinação
5 - Afaste as distrações
6 - Busque alternativas e novos métodos de estudos
7 - Cuide do seu corpo e da sua mente
8 - Tire um tempo com a família

Você é pai e também está passando por esse desafio? Conte nos comentários o que tem funcionado para você!

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT