O que é um plano de carreira e como montar o seu

Postado em 28 de nov de 2020
Loading...

Plano de carreira é um conjunto de metas e objetivos a serem alcançados durante a trajetória profissional.

Ele pode ser construído por você ou pela empresa em que você trabalha. Existem diferentes tipos de plano, por isso é fundamental identificar qual se encaixa com as suas expectativas para o futuro.

Entenda a função do plano de carreira a seguir. Acompanhe:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Plano de carreira individual

Onde você imagina que estará trabalhando daqui 5 anos? Na mesma empresa em que atua hoje, porém num cargo de destaque? Numa oportunidade fora do país? Em uma outra empresa, de outra área, diferente de onde trabalha hoje?

Essas questões são muito difíceis de responder, porque dependem de diferentes variáveis – economia, política, vida pessoal, mas é possível estruturar metas para atingir alguns de seus objetivos.

Aí entra o plano de carreira pessoal ou individual.

Esse planejamento é, na verdade, o projeto que uma pessoa cria com o objetivo de aprimorar suas habilidades com a finalidade de ser mais bem sucedida no futuro. Ele engloba tanto a vida profissional quanto a vida privada. Mais do que altos cargos em empresas, ele deve focar em uma relação equilibrada entre trabalho, vida pessoal e cuidados de si.

Qualquer profissional pode fazer um plano de carreira, desde quem está começando até quem já tem uma trajetória consolidada, independentemente da profissão.

🔵Leia também: Avaliação de desempenho individual: como anda o seu trabalho?

Plano de carreira empresarial

Além de um plano de carreira individual, também existe o plano de carreira empresarial. 

Ou seja, aquele que é feito pela própria empresa, identificando o caminho que o funcionário pode percorrer para crescer e se desenvolver dentro da organização. 

No plano de carreira empresarial, estão listadas todas as posições hierárquicas e as competências necessárias para alcançá-las, como formação, habilidades e tempo de serviço no cargo anterior. 

Atualmente, os colaboradores de uma empresa estão em busca também de benefícios qualitativos e de longo prazo, sendo que o plano de carreira está entre os aspectos mais valorizados pelos profissionais.

Normalmente, o plano de carreira empresarial é feito junto ao setor de Recursos Humanos e leva em conta as habilidades e expectativas de cada profissional. 

Entretanto, há quem diga que o plano de carreira empresarial está caindo em desuso nos últimos anos: "Essa visão, de entrar na empresa como estagiário e sair presidente, é obsoleta, fora de moda", disse a especialista em coaching Fernanda Dall’Anese, ao UOL.

Isso porque o dinamismo do mercado de trabalho atualmente tem feito profissionais mudarem de empresa com mais frequência num comparativo com anos décadas passadas.

🔵Leia também: O que é fit cultural e por que é tão importante para sua carreira

Plano de carreira no setor público

Também existem os planos de carreira dentro do setor público, que são, em resumo, o conjunto de oportunidades que um órgão público oferece aos funcionários.

Essa modalidade de plano de carreira é, voltada, na maioria, das vezes para quem passa num concurso público, e estabelece quais as possibilidades de promoções, transferências e demais benefícios que são concedidos ao funcionalismo ao longo da trajetória dos profissionais.

Um exemplo de benefício é a licença-prêmio, que oportuniza uma licença remunerada a que na proporção de três meses para cada cinco anos servidos.

🔵Leia também: Tecnólogo pode fazer concurso, sim! Saiba quais cursos fazer

Tipos de plano de carreira nas empresas

Conhecer cada um dos tipos de plano de carreira é essencial para identificar qual se encaixa mais com seu momento atual, seus objetivos e o perfil da organização em que trabalha.

Abaixo, explicamos cada um deles: 

Carreira horizontal

O plano de carreira horizontal é aquele em que não existe a possibilidade de ascensão no nível hierárquico. Nesse caso, o desenvolvimento do profissional acontece dentro da função já ocupada. 

Nesse tipo de plano de carreira, existe a evolução apenas das suas tarefas e das responsabilidades em determinada posição.

A partir desse crescimento horizontal, o profissional pode receber bonificações e um aumento salarial.

Esse tipo de plano de carreira é ideal para profissionais que estão começando no mercado de trabalho e também para aqueles que trabalham em organizações com estruturas mais horizontais de hierarquia. 

Carreira em linha

Esse é o modelo de carreira clássicos do serviço público e de instituições militares. 

Nesse modelo de plano de carreira, dificilmente os profissionais mudam de área, já que os cargos e níveis hierárquicos são padronizados. 

Nesses casos, as promoções acontecem em função do tempo de serviço ou quando o profissional investe em formação de nível superior. 

Carreira paralela

O plano de carreira paralelo oferece duas possibilidades de caminho para o profissional: o especialista e o gerencial. 

Esse tipo de estrutura permite que o funcionário opte por qual área ele mais se identifica.

Resumidamente, o funcionário decide, assim que entra na organização, qual área tem mais a ver com ele e já se capacita naquele segmento.

Empresas que usam a seleção de trainees, por exemplo, costumam usar um plano de carreira paralela.

🔵Leia também: Profissional generalista ou especialista: qual é a diferença?

Carreira em Y

A estrutura da carreira em Y é semelhante à paralela.

O plano de carreira em Y  também oferece dois caminhos: o especialista e o gerencial, a diferença está na forma de chegar até lá.

Na estrutura paralela tradicional, o colaborador já escolhe logo no início qual caminho deseja seguir. 

Já na estrutura em Y, existe uma base comum, em que estão os estagiários e vendedores, e, para chegar nos cargos mais altos, é possível passar por eles antes de escolher para qual área seguir. 

Carreira em W

O plano de carreira em W também opções diferentes para o colaborador. Dessa forma, ele terá ainda mais versatilidade dentro da empresa, com novas possibilidades de crescimento constante.

Esse modelo de plano de carreira trabalha com a ideia de uma terceira via, e é ideal principalmente para pessoas multidisciplinares. Com ele, o profissional vai desenvolver habilidades diversificadas, tanto técnicas e específicas da sua área, como de liderança.

Dessa forma, o plano de carreira em W visa a desenvolver colaboradores multifuncionais, que possam assumir mais de uma função ao mesmo tempo ou atuar liderando várias áreas.

Nesse modelo, não há limites. Existe a possibilidade de troca de cargos não somente hierarquicamente, como também de forma horizontal.

Carreira em rede

A carreira em rede possui semelhança com o modelo em Y.

Contudo, esse modelo oferece uma variedade maior de cargos que o colaborador pode escolher seguir.

Esse modelo de plano de carreira estimula os colaboradores a procurarem as funções que mais gostam e onde desempenham melhor.

O essencial na metodologia de carreira em rede é entender que ela só será colocada em prática a partir do desempenho na função anterior. 

Ou seja, sem atingir as metas, não há chance de fazer a mudança de cargo.

🔵Leia também: Profissional em T: por que é tão valorizado no mercado de trabalho

Como fazer um plano de carreira?

Agora que você já sabe o que é e quais os tipos de plano de carreira, trazemos algumas dicas para você elaborar o seu. Confira:

Conheça os seus objetivos e estabeleça metas

O primeiro passo para começar a traçar um plano de carreira é entender o que você quer, quais são seus objetivos pessoais e profissionais e o que você está disposto a fazer para alcançar suas metas (pós-graduações, cursos livres, mudanças de cidade ou país, etc.)

Abaixo, separamos algumas perguntas que podem te ajudar:

  • Onde você se imagina em cinco anos? Morando no mesmo lugar? Trabalhando na mesma empresa? Em outra cidade? Fazendo um curso no exterior?
  • Em qual cargo você gostaria de estar?
  • Que tipo de conhecimento será necessário adquirir durante esse tempo para assumir esse cargo?
  • Que outras habilidades você precisa dominar para chegar nessa posição?

As respostas dessas perguntas permitem que você identifique seus objetivos e, a partir deles, trace metas factíveis. 

Por exemplo: se você deseja alcançar um cargo de gestor e sabe que todos os profissionais nessa posição têm pós-graduação, é um bom momento para começar a investir na sua formação. 

Não existe um caminho certo ou errado, o importante é que o plano de carreira esteja de acordo com suas expectativas e capacidades. 

Defina prazos

De nada adiante ter um plano bem estruturado, com objetivos definidos, sem que haja prazos para cumprir as etapas.

Pense que a meta é como uma escada, e que você tem um determinado tempo para subir. Cada passo é como se fosse um degrau, que quanto antes você subir, mais próximo do objetivo principal estará.

Se o seu plano tem 3 anos de duração, calcule quantos meses levará para executar cada passo. Isso ajuda principalmente na organização, impedindo a procrastinação.

Hora de colocar a mão na massa

Do que adianta ter metas se elas não saem do papel?

Se você quer alcançar aquele aumento ou cargo dos sonhos, coloque a mão na massa. 

Identifique metas a curto, médio e longo prazo e comece hoje mesmo a colocá-las em prática. 

Crescer na carreira não é algo que acontece sozinho. Se você quer fazer seu plano de carreira acontecer, terá que se mexer!

Converse com sua liderança 

Se você deseja crescer na empresa em que está atualmente, não deixe de mostrar esse interesse para seus supervisores e gestores. Isso é muito importante. 

Sente com o seu gerente, por exemplo, e fale sobre seus planos, seus cargos de interesse e o que você está fazendo para alcançá-los. 

Aproveite a conversa também para questioná-lo sobre qual seria o melhor caminho e como ele avalia seu desempenho. 

Deixar todos a par dos seus desejos é uma ótima forma de ser visto e lembrado quando surgirem oportunidades.

🔵Leia também: Feedforward: de olho no futuro da sua carreira

Conclusão

Traçar metas, planejar o futuro e ter um plano de carreira depende do autoconhecimento, já que é fundamental que a pessoa entenda se as mudanças fazem sentido dentro de sua vida e objetivos.

Porém, se você tem como meta um futuro mais próspero profissionalmente, é bom começar a se planejar, identificar aonde quer chegar e quais os caminhos são necessários para atingir esses objetivos.

Diante de um cenário competitivo, a busca por qualificação é um pré-requisito para quem almeja uma carreira de sucesso.

Identificar quais profissões têm maior empregabilidade também se faz necessário para quem está de olho no futuro e em quais áreas há mais oportunidades.

O investimento em um diploma de ensino superior é a porta de entrada para uma trajetória de sucesso. Com uma formação, é possível estabelecer um plano de carreira consistente e condizente com a realidade.

Leia também
Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!