Você sabe o que é e como fazer um plano de carreira?
Não importa com o que ou em qual área você trabalhe, certamente você já se perguntou ou traçou metas para o seu futuro profissional. Isso é pensar o plano de carreira!
O plano de carreira é um caminho a ser trilhado pelo profissional, com a finalidade de alcançar seus objetivos a longo prazo.
Esse plano pode ser desenvolvido tanto individualmente quanto pela empresa em que o profissional trabalha.
Além disso, existem diversos tipos de plano de carreira, sendo essencial identificar qual se encaixa com suas expectativas para o futuro.
Neste artigo, vamos explicar detalhadamente o que é plano de carreira, quais são os tipos que existem e como fazer um.
Fique conosco e descubra como alavancar a sua carreira.
Confira:
O que é plano de carreira?
O que é plano de carreira empresarial?
Qual é a finalidade do plano de carreira?
Quais são os tipos de plano de carreira?
Como fazer um plano de carreira?
Conclusão
O que é plano de carreira?
Plano de carreira é um conjunto de metas e objetivos a serem alcançados durante a trajetória profissional.
Como o nome sugere, é um plano a longo prazo que delimita o caminho a ser seguido por uma profissional, buscando atingir um determinado objetivo, que pode ser um cargo ou aumento, por exemplo.
Atualmente, o plano de carreira não é mais apenas um benefício oferecido pela empresa, e sim um plano individual, no qual cada um traça suas próprias metas.
Cada plano de carreira tem um propósito diferente: alguns buscam promoção de cargos, outros transferência de empresa e ainda tem aqueles que querem alcançar salários mais atrativos.
Seja qual for o seu objetivo, fazer acontecer o seu plano de carreira não é difícil, mas vai exigir muita dedicação, capacidade de se comunicar e planejamento.
Nos tópicos adiante, traremos mais dicas de como elaborar um plano de carreira.
O que é plano de carreira empresarial?
Além de um plano de carreira individual, também existe o plano de carreira empresarial.
Ou seja, aquele que é feito pela própria empresa, identificando o caminho que o funcionário pode percorrer para crescer e se desenvolver dentro da organização.
No plano de carreira empresarial, estão listadas todas as posições hierárquicas e as competências necessárias para alcançá-las, como formação, habilidades, tempo de serviço no cargo anterior, etc.
Atualmente, os colaboradores de uma empresa estão em busca também de benefícios qualitativos e de longo prazo, sendo que o plano de carreira está entre os aspectos mais valorizados pelos profissionais.
Normalmente, o plano de carreira empresarial é feito junto ao setor de Recursos Humanos e leva em conta as habilidades e expectativas de cada profissional.
Qual é a finalidade do plano de carreira?
Para as empresas, o plano de carreira é um ótimo meio de incentivar e motivar os colaboradores.
Afinal, sabendo quais metas devem ser cumpridas para atingir seus objetivos profissionais, fica claro que buscar sempre o mais alto nível de performance trará recompensas, o que beneficia ambas as partes.
Para quem traça um plano de carreira pessoal, sem estar necessariamente atrelado a empresa, também existem muitas vantagens.
O plano de carreira ajuda um profissional a identificar seus objetivos a longo prazo, o que auxilia a encontrar os meios para chegar nos cargos, posições ou salário almejados.
Ou seja, a finalidade do plano de carreira é impulsionar a trajetória de um profissional, delimitando de forma mais clara quais são os caminhos e ações necessárias para chegar aos seus objetivos.
Quais são os tipos de plano de carreira?
Talvez você não saiba, mas existem diversos tipos de plano de carreira.
Conhecer cada um deles é essencial para identificar qual se encaixa mais com seu momento atual, seus objetivos e o perfil da instituição em que trabalha.
Abaixo, explicamos cada um deles:
Carreira horizontal
O plano de carreira horizontal é aquele em que não existe a possibilidade de ascensão no nível hierárquico. Nesse caso, o desenvolvimento do profissional acontece dentro da função já ocupada.
Nesse tipo de plano de carreira, existe a evolução apenas das suas tarefas e das responsabilidades em determinada posição.
A partir desse crescimento horizontal, o profissional pode receber bonificações e um aumento salarial.
Esse tipo de plano de carreira é ideal para profissionais que estão começando no mercado de trabalho e também para aqueles que trabalham em organizações com estruturas mais horizontais de hierarquia.
Carreira em linha
Esse é o modelo de carreira clássicos do serviço público e de instituições militares.
Nesse modelo de plano de carreira, dificilmente os profissionais mudam de área, já que os cargos e níveis hierárquicos são padronizados.
Nesses casos, as promoções acontecem em função do tempo de serviço ou quando o profissional investe em formação de nível superior.
Carreira paralela
O plano de carreira paralelo oferece duas possibilidades de caminho para o profissional: o especialista e o gerencial.
Esse tipo de estrutura permite que o funcionário opte por qual área ele mais se identifica.
Resumidamente, o funcionário decide, assim que entra na organização, qual área tem mais a ver com ele e já se capacita naquele segmento.
Empresas que usam a seleção de trainees, por exemplo, costumam usar um plano de carreira paralela.
Carreira em Y
A estrutura da carreira em Y é semelhante à paralela.
O plano de carreira em Y também oferece dois caminhos: o especialista e o gerencial, a diferença está na forma de chegar até lá.
Na estrutura paralela tradicional, o colaborador já escolhe logo no início qual caminho deseja seguir.
Já na estrutura em Y, existe uma base comum, onde estão os estagiários e vendedores, e, para chegar nos cargos mais altos, é possível passar por eles antes de escolher para qual área seguir.
Carreira em rede
A carreira em rede possui semelhança com o modelo em Y.
Contudo, esse modelo oferece uma variedade maior de cargos que o colaborador pode escolher seguir.
Esse modelo de plano de carreira estimula os colaboradores a procurarem as funções que mais gostam e onde desempenham melhor.
O essencial na metodologia de carreira em rede é entender que ela só será colocada em prática a partir do desempenho na função anterior.
Ou seja, sem atingir as metas, não há chance de fazer a mudança de cargo.
Como fazer um plano de carreira?
Agora que você já sabe o que é e quais os tipos de plano de carreira, trazemos algumas dicas para você elaborar o seu. Confira:
Conheça os seus objetivos e estabeleça metas
O primeiro passo para começar a traçar um plano de carreira é entender o que você quer, quais são seus objetivos pessoais e profissionais e o que você está disposto a fazer para alcançar suas metas (pós-graduações, cursos livres, mudanças de cidade ou país, etc.)
Abaixo, separamos algumas perguntas que podem ajudar a guiá-lo:
- Onde você se imagina em cinco anos? (Morando no mesmo lugar? Trabalhando na mesma empresa? Em outra cidade? Fazendo um curso no exterior?)
- Em qual cargo você gostaria de estar?
- Que tipo de conhecimento será necessário adquirir durante esse tempo para assumir esse cargo?
- Que outras habilidades você precisa dominar para chegar nessa posição?
As respostas dessas perguntas permitem que você identifique seus objetivos e, a partir deles, trace metas factíveis.
Por exemplo: se você deseja alcançar um cargo de gestor e sabe que todos os profissionais nessa posição tem pós-graduação, é um bom momento para começar a investir na sua formação.
Não existe um caminho certo ou errado, o importante é que o plano de carreira esteja de acordo com suas expectativas e capacidades.
Hora de colocar a mão na massa
Do que adianta ter metas se elas não saem do papel?
Se você quer alcançar aquele aumento ou cargo dos sonhos, coloque a mão na massa.
Identifique metas a curto, médio e longo prazo e comece hoje mesmo a colocá-las em prática.
Crescer na carreira não é algo que acontece sozinho. Se você quer fazer seu plano de carreira acontecer, terá que se mexer!
Converse com sua liderança
Se você deseja crescer na empresa em que está atualmente, não deixe de mostrar esse interesse para seus supervisores e gestores. Isso é muito importante.
Sente com o seu gerente, por exemplo, e fale sobre seus planos, seus cargos de interesse e o que você está fazendo para alcançá-los.
Aproveite a conversa também para questioná-lo sobre qual seria o melhor caminho e como ele avalia seu desempenho.
Deixar todos a par dos seus desejos é uma ótima forma de ser visto e lembrado quando surgirem oportunidades.
Conclusão
Neste artigo, falamos sobre plano de carreira, explicando o que é, quais são os tipos existentes e como elaborar um.
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