Democratização e concorrência: se por um lado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ampliou as chances de se conquistar uma vaga no ensino superior, com a realização de um único exame, por outro, a disputa se tornou mais acirrada.

Muitas instituições de ensino superior abriram mão dos vestibulares tradicionais e adotaram a pontuação do Enem para a admissão de novos estudantes.

Para ingressar nessas universidades com a nota do Exame, os participantes devem realizar a sua inscrição com a pontuação do ENEM nas faculdades que a aceitam.

Sendo assim, após a divulgação do Boletim do Enem, com o seu resultado individual em mãos, você pode concorrer a uma vaga nas instituições que definiram a pontuação no exame como critério de entrada.

Saiba tudo sobre o Enem neste artigo e aumente suas chances!

Formas de entrada na educação superior

É possível concorrer no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que reúne vagas ofertadas por instituições públicas, ou no Programa Universidade para todos (Prouni), que concede bolsas parciais ou integrais em faculdades privadas.

Com a pontuação do Enem, também se pode ter acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que concede empréstimos a juro zero para o custeio parcial ou integral de mensalidades de instituições particulares de ensino.

Os interessados devem acompanhar os editais e o prazo de inscrição em cada programa. Para participar do Prouni e do Fies, o candidato precisa ter uma pontuação mínima do Enem de 450 e não ter zerado a redação.

Cada instituição participante estabelece regras próprias de seleção e pré-requisitos para a efetivação da matrícula. É de inteira responsabilidade do inscrito checar essas informações, antes de assinalar as opções.

PARA INGRESSAR NO EAD

Existe ainda mais uma maneira de utilizar a sua nota do ENEM: você pode ingressar no EAD URCAMP.

Entre na Urcamp sem precisar fazer vestibular. Além disso, sua nota no Enem gera bolsas de estudos para seu curso EAD. Os descontos chegam a até 10%.

Mais dicas

Outra dica importante: é possível se inscrever em mais de um programa ao mesmo tempo, mas o candidato só pode usufruir de um deles. Uma pessoa pode ter uma pontuação do Enem  suficiente para concorrer à vaga de determinado curso, pelo Sisu, mas não o bastante para disputar a de outra.

Por exemplo, um participante que gosta da área da saúde pode se inscrever no Sisu e concorrer a um vaga no curso de Enfermagem. Simultaneamente, pode participar do Prouni e tentar uma bolsa em Medicina. Dependendo da pontuação do Enem, essa pessoa pode ser selecionada em ambos. Aí sim, será preciso optar por um dos programas.

Sobre o Sisu

Entre as modalidades de entrada na educação superior, a inscrição no Sisu requer atenção especial. O candidato precisa adequar a sua pontuação do Enem com a nota de corte indicada para cada curso. É possível se candidatar em até dois cursos distintos na mesma universidade ou no mesmo curso ofertado por instituições diferentes.

O cálculo da nota de corte segue critérios estabelecidos pelas próprias universidades, que podem atribuir pesos distintos a determinadas áreas do conhecimento. Também pode haver a concessão de bônus, que inclui a atenção à Lei de Cotas e o atendimento de estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou com bolsa integral em instituições privadas.

Na medida em que as inscrições vão sendo feitas, a nota de corte vai sendo atualizada. Por isso, é fundamental que o candidato confira as variações, diariamente, reavaliando as suas opções, até o encerramento do prazo de inscrição. Entre os cursos mais concorridos do Sisu estão o de Medicina, com nota corte média de 795 pontos, e o de Direito, com média de 739,5. É possível consultar as notas de corte e realizar simulações pela internet.

Aqueles que não forem selecionados para qualquer das opções indicadas no Sisu, podem participar de uma lista de espera. A entrada de novos alunos tanto no Sisu, quanto no Prouni e no Fies é semestral.

Enem 2022: datas importantes para anotar na agenda

Calendário do Enem 2022

• Inscrições: entre 10 e 21 de maio de 2022
  • Prazo para o pagamento da taxa de inscrição: até 27 de maio de 2022
  • Datas de aplicação do Enem 2022: 13 e 20 de novembro de 2022
  • Divulgação do resultado: ainda não divulgado

Calendário do Prouni 2022

• Início do período de inscrições: 22/02/2022
  • Fim do período de inscrições: às 23h59 do dia 25/02/2022
  • 1ª chamada: 2/03/2022
  • Comprovação das informações: 3 a 14/03/2022
  • 2ª chamada: 21/03/2022
  • Comprovação das informações: 21 a 29/03/2022
  • Inscrição na lista de espera: 4 a 5/04/2022
  • Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino: 7/04/2022
  • Comprovação das informações: 8 a 13/04/2022

As inscrições para o Prouni 2022 devem ser feitas no site http://prouniportal.mec.gov.br/.

Calendário do Sisu 2022

• Início do período de inscrições: 15/02/2022
  • Fim do período de inscrições: às 23h59 do dia 18/02/2022
  • Resultado da chamada regular: 22/02/2022