Quando optar por uma especialização EAD? E como funciona?

Postado em 12 de jan de 2023
Loading...

Cada vez mais, a população brasileira está aderindo aos cursos EAD para se qualificar.

Em 2017, por exemplo, 81% dos entrevistados em uma pesquisa da AMBES disse que não faria um curso de graduação ou pós-graduação EAD. Porém, em 2020, 78% dos entrevistados tinha mudado de ideia e disse que faria, sim, uma graduação EAD.

Para complementar o cenário favorável, em 2021, pela primeira vez, as matrículas em cursos EAD ultrapassaram as matrículas em cursos presenciais. Isso certifica a presença do EAD como uma das opções para aprimorar a vida profissional com maior qualidade de vida.

Por isso, se você está buscando se qualificar através de uma pós-graduação, uma boa opção pode ser escolher uma especialização EAD. Neste artigo, vamos explorar o que é e como funciona esse tipo de pós e quando optar pela modalidade.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é ter uma especialização?

O termo especialização é utilizado para identificar um curso de pós-graduação lato sensu.

Ou seja, um curso mais curto, feito após a graduação, para aprofundar o conhecimento de um profissional sobre uma determinada área do conhecimento.

Esse tipo de pós é chamado de especialização porque o profissional estuda um assunto específico, se tornando especialista no tópico após a conclusão do curso.

Por exemplo, alguém que cursou Marketing na faculdade pode fazer uma pós em Marketing Digital para se tornar especialista em ações digitais de marketing.

Mas para além desse aprofundamento na própria área de formação, é possível fazer uma especialização em uma área diferente.

O mesmo profissional de marketing do exemplo acima poderia se especializar em Direitos Humanos ou Sustentabilidade, por exemplo. Não existe uma limitação nesse sentido.

Existe diferença entre especialização e pós-graduação?

Sim, existe. Isso porque a especialização é um dos tipos de pós-graduação que existem.

Dentro dos graus acadêmicos, existem a graduação e a pós-graduação caracterizadas como ensino superior. Enquanto dentro da graduação, existem o bacharelado, licenciatura e tecnólogo, dentro da pós-graduação existem o latu senso e stricto sensu.

As pós-graduações stricto sensu são os mestrados e doutorados, mais próximas do ambiente acadêmico. Já as pós-graduações lato sensu são as especializações e MBAs, que aprofundam conhecimentos pensando mais no mercado de trabalho.

🔵 Leia também: O que é curso EAD? Tire todas as suas dúvidas!

Como funciona a especialização EAD

Assim como os cursos de graduação podem ser ministrados em diferentes modalidades, os cursos de pós-graduação também. Ou seja, você encontra especializações com aulas presenciais, mas também especializações EAD.

Abaixo, você confere os principais aspectos de como funciona uma pós-graduação a distância:

Como se ingressa na especialização EAD?

Para ingressar em uma especialização EAD, você precisa apenas apresentar o seu diploma de ensino superior para a instituição de ensino.

Se houver vagas e o curso estiver disponível, você consegue começar a cursar sua pós a distância sem prestar vestibular ou passar por processos seletivos.

Como é uma pós-graduação lato sensu, também não é necessário apresentar um projeto de pesquisa e passar por provas, entrevistas e análises curriculares.

Quanto tempo dura uma especialização?

De acordo com as diretrizes do Ministério da Educação (MEC), as pós-graduações devem ter, no mínimo, 360 horas de duração distribuídas ao longo do curso.

As especializações EAD costumam distribuir essas 360h em 12 meses. Ou seja, você se torna especializa no período de um ano.

Outros tipos de pós, no entanto, podem durar mais tempo. Por exemplo, os mestrados e MBAs duram cerca de dois anos, e os doutorados levam, mais ou menos, 4 anos.

Como são as aulas na especialização?

Como a definição já diz, todas as aulas são ministradas de forma online.

Elas acontecem, pelo menos, uma vez por semana e são disponibilizadas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem da instituição de ensino.

Quanto ao conteúdo das aulas, elas são uma mistura de teoria e prática, com conteúdos específicos e atividades para colocar em prática a teoria.

Como são as avaliações?

Cada instituição de ensino escolhe o seu métodos de avaliação, mas é comum que a forma escolhida pela especialização EAD seja uma prova ao final de cada módulo de aprendizagem.

Desde 2018, o MEC retirou a obrigatoriedade da entrega e apresentação de um TCC nos cursos de pós-graduação lato sensu.

Por isso, não é preciso se preocupar com isso se você escolher um MBA ou especialização EAD.

Mas se você optar por um mestrado ou doutorado, terá que se preocupar com seminários, provas e produção de artigos científicos, além da apresentação final do projeto de pesquisa.

Quando optar pela especialização EAD?

Pode ser que você já esteja inclinado a começar uma especialização, mas ainda não decidiu se o EAD é a melhor escolha.

Na listagem abaixo, você encontra as principais situações nas quais o mais indicado é optar por uma pós-graduação a distância:

  1. Quando quer dedicar mais tempo à família: uma das vantagens da pós-graduação EAD é a flexibilidade de horários. Você mesmo constrói seu cronograma, definindo a melhor hora para se dedicar aos estudos. Assim, consegue aproveitar os momentos em família.
  2. Quando viaja muito: se o seu trabalho exige que você viaje constantemente, a flexibilidade de estudar a distância é mais uma motivação para optar pelo EAD. Assim como você pode escolher quando assistir às aulas e fazer as atividades, pode escolher de onde quer estudar o conteúdo.
  3. Quando você quer economizar: mesmo que você seja uma pessoa organizada financeiramente, economizar é bem-vindo. E, nesse sentido, o modelo EAD de pós-graduação pode ajudar. Os cursos a distância costumam ser mais baratos do que os presenciais porque a instituição não precisa investir em infraestrutura física.
  4. Quando quer economizar tempo: você economiza dinheiro ao optar pela especialização EAD, mas também economiza tempo. Isso porque você não precisa se deslocar até o campus, economizando o tempo de deslocamento.
  5. Quando busca mais qualidade de vida: conseguir conciliar vida pessoal e profissional é um dos maiores desafios atuais. E fazendo uma especialização EAD, consegue conciliar família, trabalho e estudo com mais facilidade, aumentando sua qualidade de vida.
  6. Quando você se dá bem com o mundo digital: a especialização EAD pode ser um entrave se você é uma pessoa que não se dá muito bem com o digital ou com a internet. Mas se não for o seu caso, se você conseguir lidar bem com o digital, essa é uma ótima opção.

🔵 Leia também: Desvantagens e vantagens do EAD: conheça todas elas!

Como saber se a pós é reconhecida pelo MEC

Ao buscar uma instituição para fazer sua especialização, procure saber o curso oferecido é reconhecido e se a instituição está cadastrada no MEC.

Para ficar disponível, um curso de pós-graduação precisa ser reconhecido pelo Ministério da Educação, para garantir um padrão de qualidade de ensino. Mas existem instituições que oferecem cursos sem garantir essa qualidade.

Por isso, ao encontrar o curso que você deseja fazer, pesquise sobre a instituição de ensino no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior para ter sua garantia.

Quem tem especialização é o quê?

Enquanto está cursando sua especialização, você pode ser chamado de "pós-graduando". Mas, ao concluir, você recebe o título de especialista.

Por exemplo, se você cursou uma pós-graduação lato sensu em Marketing Digital, você será considerado um "especialista em marketing digital".

Como colocar a especialização no currículo e no LinkedIn?

No currículo, você pode adicionar a informação na seção de "escolaridade" da seguinte forma:

Especialização em Marketing Digital
Concluída em 2023
Instituição X

no LinkedIn, você pode inserir a informação na área de "formação acadêmica" no seu perfil pessoal conforme indica a plataforma. Anunciar a conquista no feed de notícias pode ser uma boa ideia. Assim, sua rede vai saber que você se tornou especialista!

Onde fazer sua especialização EAD

E agora que você já sabe tudo o que precisa sobre a pós-graduação a distância, chegou a hora de descobrir onde fazer a sua matrícula.

Abaixo, você encontra uma listagem com as principais instituições de ensino brasileiras que oferecem cursos de especialização EAD com qualidade garantida e reconhecimento do MEC:

As especializações oferecidas pelas instituições acima seguem um formato particular, onde o profissional recebe quatro certificações ao longo do curso, além da certificação de especialista.

Assim, você consegue atualizar seu currículo antes mesmo de terminar a especialização EAD!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

 

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!