Ao concluir a graduação, muitos profissionais procuram uma pós-graduação para seguir estudando.

Com certeza, nas suas pesquisas,  você já leu sobre a denominação “Lato Sensu”. Com um viés profissional, essa pós-graduação é ideal para quem procura qualificação no mercado de trabalho.

Ao longo da leitura, você vai saber mais sobre a pós-graduação Lato Sensu, quais as suas particularidades e diferenças.

Neste artigo, você vai conferir:

O que é a pós-graduação Lato Sensu?
O que é pós-graduação Stricto Sensu?
Quem tem uma pós-graduação Lato Sensu pode dar aula no Ensino Superior?
Posso fazer uma pós-graduação a distância?
Qual pós-graduação devo escolher?
Quadro comparativo entre Lato Sensu e Stricto Sensu
Inscreva-se na pós-graduação EAD Urcamp

New call-to-action

O que é pós-graduação Lato Sensu?

A palavra Lato Sensu vem do latim em sentido amplo.

Esse tipo de pós-graduação tem como objetivo qualificar profissionais para o mercado de trabalho.

Basicamente, há dois tipos de pós-graduação Lato Sensu: especialização e MBA.

O Ministério da Educação (MEC) institui regras básicas para esse tipo de pós-graduação. A principal delas refere-se à duração. Para a pós-graduação ser reconhecida como Lato Sensu, é preciso ter duração mínima de 360 horas.

Outro critério é a avaliação. Antigamente, para concluir a pós-graduação Lato Sensu, era preciso defender um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Uma recente resolução, publicada em 2018, definiu que não era mais necessário exigir dos alunos a entrega de um TCC. A avaliação fica a critério de cada Instituição de Ensino.

Assim, quando você ingressar numa pós-graduação desse tipo, leia a ementa do curso para conferir como você será avaliado.

Ao final da pós-graduação Lato Sensu, o aluno recebe um certificado de especialista.

Saiba mais sobre cada um dos tipos de pós-graduação Lato Sensu:

Especialização

A especialização tem como finalidade atualizar e capacitar profissionais para o mercado de trabalho. Ela é uma excelente opção para quem se interessou muito em uma área durante a graduação e deseja aprofundar-se nela ou, ainda, para quem deseja fazer uma transição de área e adquirir novos conhecimentos.

MBA

A sigla “MBA” vem do inglês Master Business Administration que, traduzindo, é Mestre em Negócios e Administração. Como o próprio nome sugere, o MBA é voltado para a área de negócios e empreendedorismo e é indicado para quem almeja um cargo gerencial. Dessa forma, todo MBA traz disciplinas em comum como finanças, recursos humanos, planejamento estratégico e marketing.

O que é pós-graduação Stricto Sensu?

Além da pós-graduação Lato Sensu, existe o tipo Stricto Sensu.

A palavra “Stricto Sensu” também vem do latim e o seu significado é em sentido estrito e compreende programas de mestrado e doutorado.

Diferentemente da pós-graduação Lato Sensu, o trabalho final não fica a critério da Instituição de Ensino. Obrigatoriamente, é preciso defender a dissertação, no caso do mestrado, ou a tese, no caso do doutorado.

Quem concluiu uma pós-graduação Stricto Sensu recebe um diploma com o título de mestre ou de doutor.

Mestrado

O mestrado tem como foco a formação de pesquisadores e professores acadêmicos. Para concluir o mestrado, é preciso defender a dissertação.

A dissertação é uma pesquisa que não precisa ter tema inédito, pois o seu objetivo é contribuir com um novo ponto de vista sobre determinado assunto.

Há uma modalidade específica do mestrado, conhecida como mestrado profissional, que tem como viés desenvolver uma pesquisa aplicada no mercado de trabalho, trazendo novas soluções e ideias para o cotidiano de determinada profissão.

A duração de um mestrado é de dois anos.

Doutorado

O doutorado, assim como o mestrado, tem como objetivo formar pesquisadores e professores para o ensino superior.

Todavia, o doutorado é mais aprofundado que o mestrado. Tanto que a sua duração é maior: quatro anos.

Para obter o título de doutor, é preciso defender uma tese, que deve apresentar um problema inédito para criar novas soluções, métodos e discussões. Tudo isso é realizado através de uma extensa pesquisa científica.

Quem tem uma pós-graduação Lato Sensu pode dar aula no Ensino Superior?

Em instituições privadas, o profissional precisa ter, no mínimo, uma pós-graduação Lato Sensu para dar aulas no ensino superior.

Já para quem deseja ser professor em instituições públicas, é preciso ter uma pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado).

Posso fazer uma pós-graduação a distância?

Depende do tipo!

É possível fazer uma pós-graduação do tipo Lato Sensu a distância.

Já Stricto Sensu, a história é mais complexa. Isso porque, o Ministério da Educação (MEC) liberou recentemente a oferta desse tipo de pós na modalidade EAD. Por enquanto, existem somente propostas.

Qual pós-graduação devo escolher?

Para saber qual tipo de pós-graduação é ideal para você, é preciso refletir sobre os seus objetivos profissionais.

Caso você queira crescer na sua área, uma pós-graduação Lato Sensu é uma ótima oportunidade para destacar o seu currículo. Com ela, é possível aprofundar os seus conhecimentos, ampliar a sua visão de mundo e, no futuro, estar preparado para assumir posições de liderança e gestão.

Por outro lado, se você quer seguir carreira acadêmica, como professor e pesquisador, a pós-graduação Stricto Sensu é a melhor escolha. Com ela, você desenvolve pesquisas, participa de eventos acadêmicos e acompanha discussões em sala de aula.

Outro quesito que deve ser levado em consideração é o tempo disponível para dedicação. A duração de uma pós-graduação Lato Sensu costuma ser menor. Há especializações com duração de um ano, por exemplo. Por outro lado, a duração mínima de um mestrado é de dois anos e do doutorado são quatro anos.

No Blog do EAD URCAMP, você encontra artigos que detalham algumas áreas de especialização. Confira:

Quadro comparativo entre Lato Sensu e Stricto Sensu

Para os conceitos ficarem ainda mais claros, preparamos um quadro comparativo com as principais diferenças entre os tipos de pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu.

 

LATO SENSU 🏢

STRICTO SENSU 🎓

Tipos

Especialização e MBA

Mestrado e Doutorado

Viés

Profissional

Acadêmico

Ao final, o estudante recebe

Certificado de Especialização

Diploma

Duração

No mínimo, 360 horas

Mestrado (2 anos)

Doutorado (4 anos)

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Fica a critério de cada Instituição de Ensino

Dissertação para Mestrado.

Tese para Doutorado.

Indicada para

Quem deseja aprimorar e atualizar conhecimentos na sua área de atuação ou para quem está em transição de carreira e deseja adquirir novos conhecimentos

MBA, em específico, é indicado para quem almeja cargos de gestão

Quem deseja seguir a carreira de docente no ensino superior e se dedicar na pesquisa acadêmica

Inscreva-se na pós-graduação EAD Urcamp

O EAD Urcamp oferece mais de trinta tipos de pós-graduação Lato Sensu para impulsionar o seu futuro profissional. São opções em quatro áreas do conhecimento:

💼 Negócios

📚 Educação

🏥 Saúde

👨‍💻 Steam

Ao escolher a Urcamp, você ingressa em um instituição de ensino comprometida com a sua experiência de aprendizado. Os cursos EAD contam com as melhores avaliações do MEC. Dessa forma, você tem a flexibilidade de estudar a distância, com a mesma qualidade do presencial.

Ficou interessado? Saiba mais sobre a PÓS-GRADUAÇÃO EAD NA URCAMP e impulsione o seu futuro profissional!

 

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT