O que é pós-graduação lato sensu? Tudo o que você precisa saber

Postado em 16 de jul de 2022
Loading...

Se você já concluiu a faculdade e está buscando continuar a sua formação, com certeza já se deparou com o termo "pós-graduação lato sensu". Mas você sabe o que é isso?

Os cursos lato sensu são um dos tipos de pós-graduação que existem, ao lado dos cursos stricto sensu. Esse tipo de pós é mais voltado para o mercado de trabalho e foca em aprofundar conhecimentos específicos de uma área e treinar habilidades práticas.

A pós-graduação lato sensu também tem suas divisões. Dentro dela, estão os cursos de especialização e o MBA, que você conhecerá melhor no decorrer deste artigo.

Aqui, você vai conhecer os dois tipos de pós-graduação que existem, vai entender o que é pós-graduação lato sensu e vai conhecer melhor a especialização e o MBA.

Confira:

 

 

Qual é a diferença entre stricto e lato sensu?

A pós-graduação, como o próprio nome indica, compreende a formação seguinte à graduação. Ou seja, ela engloba as certificações e diplomações que um profissional cursa depois de já ter se formado na faculdade.

O objetivo dos cursos de pós-graduação é continuar a formação do profissional, aprofundando conhecimentos e ampliando a experiência em sua área de interesse.

Dentro da pós-graduação, existem dois caminhos a seguir: se especializar para atuar no mercado de trabalho ou se especializar na carreira acadêmica.

Os cursos que preparam o profissional para o mercado de trabalho são chamados de lato sensu, englobando a especialização e o MBA, enquanto os que focam no academicismo são os stricto sensu, abarcando o mestrado e o doutorado.

🔵 Leia mais: Conheça os tipos de pós-graduação e saiba a melhor opção para você

O que é pós-graduação Lato Sensu?

Como você viu, os cursos lato sensu são a porção da pós-graduação que foca no mercado de trabalho. Ou seja, seu objetivo é qualificar profissionais para atuação em empresas.

A expressão "lato sensu" vem do latim e significa "sentido amplo".

Isso porque as pós lato sensu costumam ser mais curtas e menos rígidas, possibilitando que o profissional tenha uma formação mais ampla.

Normalmente, a pós lato sensu tem uma duração de um a dois anos. Nesse tempo de duração são distribuídas as 360h que precisam ter, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

A tipologia lato sensu é dividida em dois tipos de cursos, especialização e MBA, que vamos conhecer melhor abaixo:

Especialização

Esse tipo de pós-graduação costuma ser o mais curto entre os que existem, chegando a durar entre um ano e um ano e meio. Pode ser oferecido na modalidade presencial ou EAD.

O objetivo da especialização é formar profissionais com conhecimentos aprofundados em uma área específica dentro de sua atuação no mercado. Por isso, é possível encontrar a mais variada seleção de especializações, que vão desde cursos na área do Direito até Educação.

Ao fazer uma especialização, o profissional recebe conhecimentos mais nichados, mas também desenvolve suas competências e habilidades práticas para atuar em sua área.

Quem conclui uma especialização recebe uma certificação de especialista.

Master in Business Administration (MBA)

Por sua vez, o MBA segue a mesma lógica das especializações, mas seus esforços estão mais voltados para as áreas de gestão e administração.

Esse é um tipo de curso para quem deseja atuar como administrador ou gestor de área em uma organização. Ele também tem duração de 360h, que costumam ser distribuídas entre um ano e meio e dois anos de duração.

Uma curiosidade sobre o MBA é que, fora do Brasil, essa titulação é considerada como um mestrado. Porém, no nosso país, como é classificado como uma pós lato sensu, o MBA resulta em um certificado de especialista e não em um diploma de mestre.

🔵 Leia também: Qual a diferença entre MBA e pós?

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Tire suas dúvidas sobre a pós lato sensu

E agora que você já sabe o que é pós-graduação lato sensu, vamos falar sobre as principais dúvidas que as pessoas têm sobre ela. Veja:

1. Pós lato sensu tem TCC?

Não!

Até 2018, o MEC determinava que as pós lato sensu tivessem um trabalho de conclusão de curso para que o profissional recebesse seu certificado. Porém, uma resolução publicada no ano em questão deixou o TCC como opcional.

Por isso, quando estiver buscando uma pós lato sensu para fazer, confira o currículo para entender se você precisará fazer um trabalho final ou não.

2. Quem faz pós lato sensu pode dar aula na faculdade?

Pode, mas depende!

Se a sua intenção é se tornar professor de uma universidade pública, o caminho é seguir pela pós-graduação strictu senso. Isso porque é o mestrado e o doutorado que garantem os títulos necessários para se tornar professor de universidade.

Com a pós lato sensu você pode ensinar no ensino superior apenas em instituições particulares.

Mas não deixe de conferir as condições exigidas pela instituição na hora de se inscrever para a vaga, pois pode ser que ela peça formação pedagógica ou mestrado profissional, por exemplo.

3. Existe pós-graduação lato sensu EAD?

Sim!

Dentre as tipologias de pós-graduação, a lato sensu é a que mais aparece entre as opções de pós-graduações a distância. Isso porque, como é voltada a profissionais do mercado de trabalho, quanto maior a flexibilidade para estudar, melhor.

Por isso, você pode, sim, fazer uma especialização ou MBA EAD.

4. Quem pode fazer uma pós lato sensu?

Todos!

A única exigência que existe para ingressar em uma pós-graduação desse tipo é ter um diploma de ensino superior. Ou seja, se você se formou na faculdade, pode fazer lato sensu.

Ainda sobre isso, é importante dizer que não existe prazo máximo ou mínimo entre a formatura da faculdade e o início da pós. Você pode se inscrever no dia seguinte ou anos depois.

5. Como faço para começar uma pós desse tipo?

Como é uma pós-graduação de mais fácil acesso, você precisa apenas entrar em contato com a instituição onde deseja cursar sua especialização ou MBA.

No ato da inscrição, será pedido seus documentos e comprovação do diploma.

Onde fazer sua pós-graduação lato sensu

E agora que você já sabe tudo o que precisa sobre a pós-graduação lato sensu, chegou a hora de descobrir onde fazer seu curso de especialização ou MBA.

Abaixo, você encontra uma listagem as nossas indicações de instituições de ensino brasileiras que oferecem cursos lato sensu com qualidade garantida e reconhecimento do MEC:

As especializações oferecidas pelas instituições acima seguem um formato particular, onde o profissional recebe quatro certificações ao longo do curso, além da certificação de especialista.

Assim, você consegue atualizar seu currículo antes mesmo de terminar sua pós!

Como escolher uma faculdade EAD

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!