Você sabe o que é teste vocacional? Veja dicas e como fazer online!

Postado em 7 de fev de 2023
Loading...

Você se lembra de ter feito um teste vocacional em algum momento da sua vida escolar ou antes de escolher uma profissão? Se não, essa pode ser uma boa ideia para agora!

O teste vocacional é um instrumento capaz de contribuir muito para decisões de carreira porque ele consegue demonstrar com quais áreas do conhecimento você tem mais afinidade.

E sabendo em qual área você se dá melhor, fica muito mais fácil fazer uma transição de carreira que lhe traga satisfação pessoal.

Neste artigo, nós vamos explorar o que é teste vocacional, como ele funciona, onde você pode fazer o seu teste de forma online e dicas sobre a ferramenta.

Confira:

Descubra se o EAD é para você!

O que é teste vocacional?

O teste vocacional é uma ferramenta que ajuda indivíduos a reconhecerem seus atributos a fim de encontrar uma profissão compatível com eles.

Ele funciona através de um questionário que identifica características pessoais e preferências.

O teste identifica traços da sua personalidade e reconhece seus interesses de forma geral. Depois, ele cruza esses traços com áreas do conhecimento existentes e aponta possíveis carreiras dentro da área que mais combina com você.

A palavra "vocacional" vem de vocação, que pode ser identificada como uma disposição natural e espontânea que orienta uma pessoa no sentido de uma atividade.

É comum usarmos essa palavra para descrever pessoas com aptidões naturais para determinadas profissões ou áreas do conhecimento. Por exemplo, pode-se dizer que um jornalista que foi uma criança comunicativa e curiosa tem vocação para a comunicação.

Qual a diferença entre teste vocacional e teste de aptidão?

Se você está pesquisando sobre o que é teste vocacional, deve ter encontrado algo na internet sobre os testes de aptidão.

Estes são modelos parecidos com os vocacionais, porém seu viés é um pouco diferente.

Enquanto o teste vocacional aponta áreas de conhecimento e profissões com as quais uma pessoa tem mais afinidade, o teste de aptidão aponta as principais habilidades da pessoa, para que elas possam ser aprimoradas.

🔵 Leia também: Qual profissão combina comigo? 7 passos para escolher sua carreira

Como funciona o teste vocacional

O teste vocacional mais simples funciona através de um questionário.

Dentre as perguntas, você vai encontrar questões mais amplas sobre preferências, mas também vai encontrar questões mais específicas sobre disciplinas. Através dessas perguntas, o teste consegue identificar personalidade, aptidões e preferências.

No final, o teste aponta as áreas do conhecimento que mais combinam com o respondente, assim como dá indicações de profissões dentro dessas áreas.

Mas além do teste simplificado, existe um mais complexo, feito por psicólogos.

Nesse tipo, o processo é um pouco diferente. Pode envolver o questionário, mas também envolve conversas, dinâmicas e exercícios. Com o resultado das atividades e a observação do respondente, o profissional consegue indicar as profissões mais adequadas para o perfil.

No teste vocacional com psicólogo, o processo também pode contar com encontros com profissionais da área para entender como é o dia a dia da profissão e entender se as indicações realmente fazem sentido.

Independente do formato que você escolher, o teste vocacional é uma ótima ferramenta de autoconhecimento e de reflexão. Ou seja, com o resultado em mãos, você pode refletir sobre si próprio e tomar as melhores decisões de acordo com o que você acredita.

Até porque o resultado do teste vocacional não é uma obrigatoriedade, mas uma indicação do caminho mais indicado de acordo com as suas preferências e aptidões no momento.

O teste vocacional é o bastante para definir a melhor carreira?

Já que falamos sobre como o teste vocacional é uma ferramenta que ajuda a mostrar os caminhos mais indicados, vamos explorar um pouco mais este aspecto.

Como você viu acima, o teste não é uma obrigatoriedade.

Pode ser que, naquele momento da sua vida, as profissões apontadas fossem as mais indicadas a partir dos traços de personalidade e interesses que o teste captou.

Porém, não é o teste de vocação sozinho que vai definir qual carreira você vai seguir.

Ele é uma ferramenta, como já dissemos, de autorreflexão. Ou seja, o teste é uma maneira de você se conhecer melhor e entender se este é mesmo o caminho que você deseja.

Por exemplo, pode ser que o teste indique que uma carreira na área de exatas é o melhor para você. Mas analisando as opções de profissões, você percebe que nenhuma delas realmente chama sua atenção por causa da rotina de trabalho.

Nesse caso, o teste é um ponto de partida para que você considere outras opções de profissões que tenham a área de exatas como associada, mas que explorem outros tipos de trabalhos.

 

Por que fazer um teste vocacional?

A resposta para esta pergunta é simples: para ajudar você a escolher a profissão certa.

Todos podemos concordar que a escolha da carreira profissional é uma das mais difíceis de se fazer. Ela começa ainda na adolescência, na hora de escolher um curso na faculdade, e esse não é exatamente um momento de certeza na vida.

O final da adolescência traz um sentimento de dúvida e incerteza com ele por conta das mudanças que estão prestes a acontecer. Entrar na vida adulta não é fácil, ainda mais quando se precisa tomar uma decisão como a escolha da profissão.

Tanto que, de acordo com uma pesquisa da CMOV, 82% dos jovens sofrem com essa escolha e tem dificuldade em tomar uma decisão.

Mas não é só a essa parcela da população que a escolha da profissão afeta.

De acordo com o Instituto SEMESP, 14% dos respondentes de uma pesquisa sobre empregabilidade trabalham em uma área diferente de sua formação porque não se identificam mais com a escolha que fizeram no final da adolescência.

Por isso, fazer um teste vocacional quando você estiver em dúvida é a melhor alternativa para tomar uma decisão mais acertada sobre sua carreira.

O que fazer depois do resultado do teste?

O primeiro passo depois de receber o resultado do seu teste vocacional é pesquisar.

Se as profissões indicadas são aquilo que você já desconfiava que gostaria de fazer, comece a pesquisar tudo o que envolve a rotina de trabalho dessas profissões.

Pesquise como é o dia a dia de quem tem essa profissão, quais são as perspectivas futuras, em quais tipos de empresa você pode exercer essa profissão, quanto é salário, etc.

Tendo essas informações, você consegue entender se é isso mesmo que você deseja para o seu futuro profissional e também tem como ajustar suas expectativas para a profissão.

Agora, se as profissões indicadas não são exatamente o que você deseja fazer no futuro, existem duas opções: a primeira é refazer o teste sendo o mais honesto e aberto que você puder, e o segundo é entender o que você pode explorar em outras áreas tendo a aptidão que tem.

Vamos continuar o exemplo dado algumas seções acima: você fez o teste e o resultado indicou que sua aptidão está na área de exatas.

Porém, você não quer ter uma profissão como desenvolvedor de software, engenheiro ou matemático. Mas você sabe que sempre gostou de estudar biologia na escola e sempre foi muito bom em ajudar seus amigos a entender a matéria.

E se você considerar uma profissão na engenharia biomédica ou se tornar professor de matemática? A dica é tentar encontrar caminhos a partir do que o teste apontou.

🔵 Leia também: Planejando o futuro? Conheça os cursos que mais empregam por área

Onde fazer um teste vocacional

Como você já viu, existem dois tipos de testes vocacionais que você pode fazer.

O primeiro deles é mais complexo e precisa ser feito por um profissional da psicologia. Então, se você quiser optar por esta opção, precisa encontrar um psicólogo que preste o serviço.

Mas se você quiser fazer a avaliação mais simples, que é apenas a aplicação de um questionário, pode optar por procurar um teste vocacional online.

Abaixo, você encontra uma listagem de testes gratuitos que indicamos:

Estes não são testes vocacionais propriamente ditos, mas eles podem ajudar você a identificar os principais aspectos que regem a escolha da profissão.

E assim que tiver os resultados em mãos, pesquise!

Aqui no Blog do EAD, você encontra uma série de artigos nos quais exploramos as profissões mais em voga no momento. Clique neste link para acessar o nosso Guia de Profissões!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!