Entrar na faculdade e conquistar um diploma no ensino superior ainda é um sonho distante para muita gente. Nem sempre é possível cursar a graduação que tanto desejamos, seja por falta de tempo, seja por falta de dinheiro. Mas não desanime, porque temos uma ótima notícia: você pode ingressar na universidade e estudar com uma bolsa de estudos.

Foi-se o tempo em que, para entrar na faculdade, o aluno precisava criar uma reserva financeira alta para investir na educação. Hoje, as melhores instituições de ensino oferecem programas de auxílio e bolsas para quem deseja estudar. Esses incentivos tornam a educação mais inclusiva – principalmente para quem não tem condições de pagar a faculdade.

A bolsa de estudo é uma ajuda financeira dada ao estudante que pode ser oferecida tanto pelas instituições de ensino como por programas governamentais, facilitando assim a entrada no ensino superior. Há duas formas de conseguir bolsas estudantis: com descontos parciais ou totais, que pagam 100% dos encargos educacionais.

É possível conquistar uma bolsa de estudos tanto em universidades públicas como nas privadas, e até mesmo para quem deseja estudar pelo método EAD. Você pode ainda utilizar sua nota do Enem ou pelo método do Prouni. Mas como tudo isso funciona?

Neste texto, vamos apresentar a você as principais características de cada bolsa de estudos, as melhores oferecidas no mercado e como se inscrever para conquistar a sua e tornar real o tão sonhado diploma universitário.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Faça o ENEM para conseguir bolsa

Considerado um dos métodos mais adotados pelas universidades, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é hoje a principal porta de entrada para o ensino superior de muitos jovens brasileiros.

Diversas universidades públicas passaram a aceitar a nota do exame no processo de entrada em suas instituições. Já as universidades particulares utilizam a nota do Enem para ofertar bolsas de estudo ao aluno. Funciona assim: quanto maior a sua pontuação no Enem, maior o desconto para estudar.

Mas afinal, o que cai na prova do Enem? Os conteúdos abordados mesclam conhecimentos gerais, ciências exatas e humanas, além da redação, que contabiliza o maior peso da avaliação.

Com o resultado do Enem em mãos, o aluno pode tentar a chance de entrar em uma universidade pública federal por meio de programas como o Sisu. Também é possível ter acesso ao Prouni e ao Fies, que facilita o custeio parcial ou integral de mensalidade para alunos de baixa renda. É a maneira mais democrática de entrar no ensino superior brasileiro, independentemente de classe ou gênero.

Mas se você está em busca de um curso a distância – método de ensino mais vantajoso para quem precisa conciliar a vida acadêmica e profissional –, saiba que o Enem também se encaixa na opção EAD. Você pode ganhar até 100% de descontos no semestre por meio da pontuação do exame. O método de entrada do Urcamp é um dos que utilizam a nota do Enem como vestibular – isso significa que você não precisa realizar outra prova.

estudante com notebook 1

Estude com bolsa PROUNI

Você provavelmente já ouviu falar do ProUni, o Programa Universidade para Todos disponibilizado pelo Governo Federal. Caso não conheça, a gente explica! Esse programa foi desenvolvido com o objetivo de oferecer bolsas de estudo integrais ou parciais para alunos de baixa renda que sonham conquistar um diploma do ensino superior.

As inscrições são abertas duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre – em janeiro e junho. E sim, ele vale para os cursos EAD! Inclusive sobram vagas para essa modalidade, já que muita gente não se interessa ou não conhece as vantagens de se cursar uma graduação a distância.

Os critérios de avaliação adotados pelo ProUni são os mesmos para cursos EAD ou presenciais. Para disputar uma vaga é necessário que o aluno se encaixe em alguns requisitos:

  • Não possuir diploma no ensino superior;
  • Realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano em vigência;
  • Formação do ensino médio realizada em escola pública. Se feita em escola particular, é necessário que tenha sido completada por meio de bolsa integral oferecida pela instituição;
  • Renda bruta familiar mensal de até um salário mínimo por pessoa para bolsas integrais (100%);
  • Renda bruta familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa para bolsas parciais de 50%.

Para se inscrever no ProUni, o candidato deve ter em mãos o número de inscrição e o cadastro realizado para o Enem. O processo seletivo é realizado de forma automática pelo sistema do governo, e leva em conta a nota do Enem: quanto maior a nota, maior a chance de conseguir uma bolsa EAD pelo ProUni.

Conheça as bolsas de estudos da faculdade

Agora que você já conhece as principais bolsas de estudos oferecidas no ensino superior, é preciso ter mente a maneira como cada instituição disponibiliza esse benefício. Os métodos de entrada variam de acordo com a condição social do aluno e do histórico dele com a universidade. Confira alguns critérios adotados.

Socioeconômicos

Como vimos anteriormente, esse é um dos critérios mais adotados pelas instituições públicas e privadas, por meio de análise da renda média familiar do aluno, além do fato do mesmo ter estudado em escola pública durante o ensino médio. É por meio deste critério que o ProUni seleciona os ingressantes para captar bolsas de estudos nas universidades.

Além do programa governamental, algumas universidades podem oferecer descontos levando a situação socioeconômica do estudante em conta. Se a sua família tem renda inferior a 3 salários mínimos, vale a pena se informar na faculdade sobre a possibilidade de estudar com bolsa.

Ex-alunos e segunda graduação

Você sabia que muitas instituições oferecem descontos para ex-alunos? Essa é uma excelente vantagem para quem, por algum motivo, precisou trancar a graduação ou até mesmo desistir do curso. É a chance de um aluno voltar a estudar e alcançar o tão sonhado sucesso profissional.

Está em busca de uma pós-graduação? Também existem descontos e bolsas para esse perfil! No EAD da Urcamp, por exemplo, quem já possui diploma em um curso superior tem direito a 10% de bolsa no curso todo.

thinking 2

Transferência de universidade

Muitas universidades oferecem benefícios para quem deseja transferir o curso de instituição, seja por motivos de mudança, seja por motivos de agenda, ou até mesmo por não se identificar com a universidade pretendida. Você não precisa desistir da graduação quando se vê desanimado em uma faculdade.

Que tal tomar novos ares e mudar o seu curso para a metodologia EAD, em uma faculdade mais moderna e flexível? Ao transferir sua graduação para o EAD, você pode ganhar bolsas de 20% para um semestre!

Vestibular Top 30

Quer tentar a chance de ingressar no ensino superior, mas não se encaixa nos critérios de avaliação do ProUni ou do Enem? Você pode entrar em contato com a instituição de ensino desejada para confirmar a possibilidade de vestibular para bolsas de estudo.

No Vestibular Top 30 da Urcamp, a prova é realizada uma vez por semestre, com conteúdos de língua portuguesa, matemática e redação. Os alunos que conquistarem as 30 maiores notas ganham bolsas de até 100% no EAD!

Saiba mais: confira todos as bolsas de estudos oferecidas pela Urcamp.

Pesquise programas de bolsas empresariais e municipais

Não são apenas as universidades que oferecem descontos para quem sonha entrar na faculdade. Você sabia que muitas empresas ou órgãos públicos da sua cidade fomentam o ensino por meio de bolsas de estudo?

Se você já está inserido no mercado de trabalho, mas deseja cursar uma faculdade para desenvolver ainda mais as suas habilidades profissionais, procure saber na sua empresa se existem programas de incentivo ao estudo.

Muitas organizações fomentam a atualização acadêmica de seus funcionários, afinal quanto melhor instruído seu profissional, melhores serão os resultados – e isso vale tanto para a empresa como para o empregado.

Antes de entrar em contato com o setor de Relações Públicas da sua empresa e conversar sobre a possibilidade de uma bolsa, tenha em mente se a graduação que você deseja cursar trará mais benefícios para a sua qualificação profissional.

Se você trabalha com comércio, e deseja se aperfeiçoar no setor, um curso de Administração ou Gestão Comercial podem ser excelentes opções. Já para um funcionário que trabalha em banco, por exemplo, vale a pena se especializar em Ciências Contábeis. Para quem trabalha com vendas ou telemarketing, um curso de Marketing ou Publicidade.

Há inúmeras opções de graduação EAD desenvolvidas para aprimorar ainda mais os conhecimentos profissionais necessários para você ir além no mercado de trabalho. Você já sabe qual o curso que mais combina com as suas pretensões e afinidades?

Há ainda a possibilidade de conseguir bolsas de estudos por meio de programas assistenciais da Prefeitura de sua cidade, ou por meio de ongs estudantis que fomentam a educação. Vale a pena entrar em contato com a Secretaria da Educação do seu município para tirar todas as dúvidas e se informar sobre os programas disponíveis.

Plataformas digitais que oferecem bolsas de estudos

As universidades estão cada dia mais flexíveis para aceitar novos alunos e promover educação. Dessa forma, o aluno não precisa se preocupar em apenas tirar 10 para vencer a disputa de uma bolsa: há métodos mais acessíveis de obter descontos. E um deles é pesquisar por plataformas digitais que oferecem reduções de até 80% na mensalidade da graduação.

  • O Neora é uma plataforma de descontos em bolsas que conecta estudantes em busca de benefícios. O sistema apresenta oportunidades em faculdades que ainda não fecharam suas turmas, com descontos de até 75% nas mensalidades, além de vantagens como isenção de matrícula e, dependendo da faculdade, até cursos extras grátis – idiomas, redação, matemática etc.
  • O Quero Bolsa é outra opção de site que disponibiliza descontos em faculdades que possuem vagas sobrando. São mais de mil instituições de ensino parceiras e a oferta chega a mais de 200 cursos em todo o Brasil!
  • A Educafro é uma Organização não Governamental (ONG) que oferece bolsas de estudo a negros e estudantes de baixa renda que tenham se formado na rede pública de ensino. O site disponibiliza uma extensa lista de instituições parceiras, com descontos que podem chegar a 100% até o final do curso.

Vale lembrar que esses sites não funcionam como processo seletivo, portanto algumas universidades podem exigir a realização de uma prova para avaliar o desempenho do aluno antes de aplicar o desconto.

Fique atento às inscrições

Prazos, prazos e mais prazos! Para concorrer a uma bolsa de estudos na universidade desejada, você precisa se atentar às datas limites de cada instituição.

Além dos critérios adotados de forma personalizada, cada faculdade estabelece uma data para selecionar a quantidade de bolsas de estudos que serão distribuídas para os alunos. Geralmente acontece antes do início de cada semestre, mas é sempre bom confirmar com a instituição do seu interesse.

Você pode se inscrever diretamente pelo site da faculdade, mas lembre-se de analisar os critérios de cada instituição e leia atentamente às regras de participação. Algumas exigem a realização de prova seletiva, outras aceitam as notas do Enem. Caso haja necessidade de prova, você deve confirmar o edital para ter certeza de quais matérias incluir no seu cronograma de estudos.

Ganhar uma bolsa de estudos para cursar a faculdade que o estudante sonha, sem estourar o orçamento, nem sempre é uma questão de conquistar as maiores notas. Muitas vezes o que realmente importa é a vontade do aluno em ir atrás de um plano que se encaixe nas suas pretensões.

Manter-se informado sobre as inscrições para novas bolsas, cumprir os requisitos e seguir todos os procedimentos é um passo importante para conquistar descontos no ensino superior, mas é necessário que o aluno demonstre entusiasmo para estudar.

Entre em contato com a instituição de ensino da sua escolha e converse com eles sobre a sua situação. Há sempre alguma forma para tornar possível o sonho de conquistar aquele diploma que você tanto deseja.

Como você pode perceber, é totalmente possível ingressar na faculdade sem comprometer todo seu orçamento! Além das bolsas de estudos disponíveis, a graduação EAD permite ao aluno economizar tempo e deslocamento até o campus da universidade, tornando o ensino mais vantajoso para quem precisa conciliar estudos e trabalho.

E não se esqueça que a escolha por uma boa instituição de ensino faz toda a diferença para o seu futuro acadêmico e profissional!

Está convencido de que chegou a hora de finalmente entrar na faculdade, e quer economizar na sua graduação? Então conheça todos os programas de bolsas de estudos da Urcamp e faça já a sua inscrição.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Inscreva-se no nosso Blog

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT